Nome do Projeto
Modelagem Multi-física de Máquinas Elétricas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
08/07/2020 - 08/07/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Podem definir Multifísica de duas formas: 1. Fenômenos físicos acoplados em simulações computacionais. 2. O estudo de múltiplas propriedades físicas que interagem. Podemos descrever o que acontece no mundo usando conjuntos de leis físicas. Desde os anos 40, temos utilizado computadores para entender os fenômenos físicos. Inicialmente, os recursos de computação eram escassos, então os efeitos físicos foram observados isoladamente. Mas, como sabemos, a física não ocorre isoladamente no mundo real. O mundo real é multifísico em sua natureza. Considere o seu telefone celular. A antena recebe ondas eletromagnéticas, a tela de toque ou botões, são componentes mecânicos e elétricos que interagem uns com os outros, a bateria envolve reações químicas e o movimento de íons e corrente elétrica, e assim por diante. Um único dispositivo, mas multifísico. No caso das Máquinas Elétricas, tais como motores e geradores elétricos até o advento dos computadores mais potentes os fenômenos elétricos, magnéticos, térmicos e acústicos eram analisados de forma independente, porém com avanço dos computares e do desenvolvimento de programas de simulação multifisicos a interdependência ou acoplamento entre estes fenômenos passou a ser levada em conta.

Objetivo Geral

Este projeto de pesquisa tem objetivo estudar através de simulações os fenômenos multifisicos a fim de melhorar o desempenho das Máquinas Elétricas e atender as normas de conservação de energia.

Justificativa

A preocupação com os fenômenos multifísicos reflete uma tendência crescente do mercado de máquinas elétricas no aumento eficiência e da qualidade de energia. Esta preocupação tem como origem as novas normas da ANEEL com relação a conservação de energia.

Metodologia

) Pesquisa do Estado da Arte na área de Simulação Multifísica de Máquinas Elétricas.
2) Estudo dos Modelos e Programas de Elementos Finitos "Open Source" existentes para Simulação de Fenômenos Multifísicos.
3) Criação do Modelo Computacional para os fenômenos multifísicos mais importantes.
4) Simulação do Modelo Multifísico de um Máquina Elétrica.
5) Comparação entre os resultados numéricos e ensaiados.
6) Divulgação de Pesquisa.
A metodologia proposta não necessita maior detalhamento pois é amplamente conhecida no meio acadêmico e indústria sendo uma eventual
A reprodutibilidade da pesquisa em outros centros e/ou por outros pesquisadores perfeitamente possível. Além disso, por necessitar de muitas equações e gráficos sairia do escopo deste documento.

Indicadores, Metas e Resultados

Desenvolver um modelo numérico multifísico fidedigno, ou seja, que apresenta resultados próximos dos ensaiados.
A pesquisa não visa a criação de um NOVO produto e sim a melhoria dos métodos de simulação multifísicos para as máquinas elétricas já existentes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO RAMOS VAHL
CARLOS GUILHERME DA COSTA NEVES8
CLÁUDIO MANOEL DA CUNHA DUARTE1
MAIQUEL DOS SANTOS CANABARRO2
SIGMAR DE LIMA1

Página gerada em 20/04/2024 10:38:00 (consulta levou 0.365725s)