Nome do Projeto
OFICINAS de Ensino/aprendizagem de Representação Gráfica e Digital
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/02/2017 - 05/02/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O Projeto se constitui por uma dinâmica de estudo, treinamento, proposição e oferecimento de cursos de extensão na área de representação gráfica e digital. A especificidade desta área está em ser potencializada continuamente pelo desenvolvimento das tecnologias computacionais e de informação e comunicação e por sua aplicabilidade às diferentes atividades educativas e profissionais, integrando-se cada vez mais ao cotidiano da sociedade como um todo. Atento assim às demandas de um contexto social imediato e ao estágio de desenvolvimento tecnológico o Projeto busca, na interação com a comunidade, a retroalimentação e a provocação para a apropriação de saberes, relativos à área em questão, significativos para ambos os contextos, intra e extra universidade, com potencial de transformação de realidades. Busca empregar o conceito de Tecnologia Social, centrado em promover a autonomia a partir do empoderamento. Tendo em vista os diferentes propósitos de reconhecimento das tecnologias de representação, desde a constante atualização frente à evolução destas tecnologias até o estabelecimento de uma cultura de uso das mesmas pela sociedade como um todo, os cursos de extensão abarcam um panorama geral dos meios digitais incluindo os seguintes temas: Fundamentos e Aplicações de Informática Gráfica, Modelagem Geométrica, Modelagem Visual, Animação, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Mundos Virtuais e interatividade, Multimídia, Fotogrametria, Anamorfismos, Fabricação Digital, Desenho Paramétrico. Ainda pela especificidade do conhecimento, os resultados dos processos formativos muitas vezes referem-se a disponibilização de representações (produtos) que podem ser exploradas por ações educativas e culturais. Desta maneira, cada oficina pode contemplar objetivos específicos, associados inclusive a projetos de ensino e pesquisa. Nesta direção ao longo dos 12 anos contínuos de reedição deste projeto, foram sendo associados resultados como uma coleção de objetos de aprendizagem (dirigidos à formação em Arquitetura, tendo em vista a formação do corpo docente envolvido), próprios para a modalidade de ensino não presencial, e de modelos tridimensionais físicos e digitais relativos especialmente à arquitetura de interesse patrimonial da cidade de Pelotas. Particularmente esta coleção de modelos físicos relativos ao patrimônio, produzida por meio das técnicas de fabricação digital, tem dado suporte a outras ações e projetos de extensão que objetivam atribuir acessibilidade a este tipo de informação para pessoas com deficiência visual.
Objetivo Geral
Dar continuidade a um sistema formativo, de caráter extensionista, na área de representação gráfica e digital, focado na potencialização de práticas educativas, profissionais, sociais e culturais.
Justificativa
Este Projeto foi editado em sua primeira versão em 2005, e desde então teve continuidade e consequencia para a construção de uma cultura de apropriação de tecnologias de representação gráfica e digital. A partir dos relatórios anuais, dos último cinco anos, identifica-se uma média de vinte oficinas presenciais ao ano. O projeto tem funcionado como "guarda-chuva" para diversas ações, partindo de demandas solicitadas ou provocadas por diferentes públicos alvo, como profissionais liberais, professores de diversos niveis de ensino, estudantes de nível fundamental e médio de escolas públicas, sendo que a maior parte envolveu estudantes de arquitetura, engenharias e design. A experiência comprova que as ações no âmbito deste projeto promovem efetivamente a reflexão, a atualização, a retroalimentação do ensino e da pesquisa. A confrontação da teoria com a prática, por meio desta ação de extensão, pela exposição e troca com a comunidade envolvida, tem exigido a atualização, validação e a sistematização do conhecimento tratado no âmbito de cada Oficina. Entende-se que este projeto tem auxiliado a aperfeiçoar as práticas educativas de seu entorno imediato e, a partir da difusão dos resultados (por meio de publicações científicas e também de veiculação em mídias), tem buscado ampliar a sua repercussão. Especialmente as representações disponibilizadas como produtos de cada uma das ações, tem provocado, pelo seu uso em instituições educativas e culturais, a delimitação de problemas de pesquisa, como por exemplo, a apropriação dos modelos físicos para a comunicação tátil. Frente ao exposto, justifica-se a continuidade das ações.
Metodologia
O processo para o oferecimento das Oficinas compreende:
1. identificação da demanda para a estruturação de cada ação: detecção de alguma carência relacionada à apropriação das tecnologias de representação junto aos diferentes públicos alvo;
2. etapa de revisão: atualização do estado da arte, tendo em vista a contínua evolução dos conceitos e procedimentos envolvidos na área;
3.estruturação da infraestrutura para a ação, de acordo com as especificidades do conhecimento abordado, das técnicas e materiais a serem empregados, do público alvo, do lugar;
4. execução da ação;
5. avaliação: os procedimentos de avaliação poderão compreender o uso de instrumentos como questionários com o público envolvido e a observação dos resultados, como autoavaliação;
6. sistematização, disponibilização e difusão dos resultados. esta etapa inclui a formatação digital dos recursos utilizados (materiais didáticos) para serem disponibilizados de maneira aberta em um veículo institucional assim como a disponibilização das representações físicas e digitais que por ventura resultem das ações e que sejam de interesse educativo e cultural especialmente para o contexto de instituições públicas.
1. identificação da demanda para a estruturação de cada ação: detecção de alguma carência relacionada à apropriação das tecnologias de representação junto aos diferentes públicos alvo;
2. etapa de revisão: atualização do estado da arte, tendo em vista a contínua evolução dos conceitos e procedimentos envolvidos na área;
3.estruturação da infraestrutura para a ação, de acordo com as especificidades do conhecimento abordado, das técnicas e materiais a serem empregados, do público alvo, do lugar;
4. execução da ação;
5. avaliação: os procedimentos de avaliação poderão compreender o uso de instrumentos como questionários com o público envolvido e a observação dos resultados, como autoavaliação;
6. sistematização, disponibilização e difusão dos resultados. esta etapa inclui a formatação digital dos recursos utilizados (materiais didáticos) para serem disponibilizados de maneira aberta em um veículo institucional assim como a disponibilização das representações físicas e digitais que por ventura resultem das ações e que sejam de interesse educativo e cultural especialmente para o contexto de instituições públicas.
Indicadores, Metas e Resultados
Os indicadores de produção poderão ser quantitativos (número de oficinas, número de horas, número de pessoas atingidas, número de produtos gerados no âmbito das oficinas) e qualitativos (impactos formativos e repercussão, de caráter social, educativo e cultural, dos usos dos produtos.
Como metas ficam estabelecidas:
• prosseguir com o investimento em uma cultura de reconhecimento das potencialidades das tecnologias de representação gráfica e digital aplicadas as diferentes áreas do conhecimento, mantendo pelo menos a média de oficinas oferecidas em edições anteriores do projeto (20 oficinas);
• intensificar as ações dirigidas ao público de instituições educativas e culturais públicas (na última edição, os resultados envolveram tres instituições públicas: Museu do Doce, Museu da Baronesa e Escola Municipal Ferreira Viana)
• oportunizar um espaço formativo de estudantes de Arquitetura e Urbanismo e de áreas afins no campo da extensão universitária, apoiando-se em conceitos como Tecnologia Social e Comunicação Acessível (Desenho Universal).
Como resultados esperados:
• Aprimoramento do processo e de cada uma das ações propostas;
• Configuração de um catálogo digital que registre cada uma das oficinas, como auxílio no processo de detecção das demandas e na difusão das ações
• Sistematização dos resultados parciais e finais do projeto e submissão para apreciação em fóruns científicos, e a consequente realimentação de cada etapa do processo de desenvolvimento.
Como metas ficam estabelecidas:
• prosseguir com o investimento em uma cultura de reconhecimento das potencialidades das tecnologias de representação gráfica e digital aplicadas as diferentes áreas do conhecimento, mantendo pelo menos a média de oficinas oferecidas em edições anteriores do projeto (20 oficinas);
• intensificar as ações dirigidas ao público de instituições educativas e culturais públicas (na última edição, os resultados envolveram tres instituições públicas: Museu do Doce, Museu da Baronesa e Escola Municipal Ferreira Viana)
• oportunizar um espaço formativo de estudantes de Arquitetura e Urbanismo e de áreas afins no campo da extensão universitária, apoiando-se em conceitos como Tecnologia Social e Comunicação Acessível (Desenho Universal).
Como resultados esperados:
• Aprimoramento do processo e de cada uma das ações propostas;
• Configuração de um catálogo digital que registre cada uma das oficinas, como auxílio no processo de detecção das demandas e na difusão das ações
• Sistematização dos resultados parciais e finais do projeto e submissão para apreciação em fóruns científicos, e a consequente realimentação de cada etapa do processo de desenvolvimento.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ADRIANE BORDA ALMEIDA DA SILVA | 30 | ||
| ALEXANDRE BERNEIRA DA SILVA | |||
| AMANDA FURLAN CARDOSO | |||
| AMANDA HENTGES SEHN | |||
| ANA PAULA CLAUDIO DE FREITAS | |||
| ANDRESSA SANTOS DE SOUZA | |||
| ANDRESSA SCHVANTS CENTENO | |||
| ANELIZE SOUZA TEIXEIRA | |||
| ANNA BEATRIZ DE OLIVEIRA PRIMO ALVES | |||
| BETHINA HARTER SILVA | |||
| BRUNNA PEREIRA DE OLIVEIRA | |||
| BRYAN FONSECA ORTIZ | |||
| CAROLINA DIAS LEITÃO | |||
| CATHARINA BEATRIZ DOS SANTOS MOTTA | |||
| CLARA FRANCISCA DE OLIVEIRA MEDINA | |||
| CLEITON ALCANTARA DE SOUZA | |||
| CLÁUDIA ANDRIELE DA COSTA FREITAS | |||
| CRISTIANE DOS SANTOS NUNES | |||
| CRISTIANE DOS SANTOS NUNES | 8 | ||
| DIEGO SACCO SILVEIRA | |||
| EDEMAR DIAS XAVIER JUNIOR | |||
| EDEMAR DIAS XAVIER JUNIOR | |||
| EDUARDA GALHO DOS SANTOS | |||
| ERIC MOREIRA FRANCO | |||
| FERNANDO FRANZ ZAUK | |||
| FREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA | |||
| GABRIEL ALVARIZ LOPES | |||
| GABRIEL MARTINS DA SILVA | |||
| GABRIELA DA SILVA SCHILLER | |||
| GABRIELA WREGE PARRA | |||
| GIOVANA LETÍCIA NILEN LEDESMA | |||
| GUSTAVO BENEDETTI SANTIAGO | |||
| HELIO MATEUS NASCIMENTO DE ANDRADE | |||
| IGOR CORREA KNORR | |||
| IVANA PATRICIA IAHNKE STEIM | 1 | ||
| JANICE DE FREITAS PIRES | 17 | ||
| JENNIFER KEROLIN SILVA DE MORAES | |||
| JOÃO VICTOR PORCIÚNCULA GONZÁLEZ | |||
| JULIA VALADAO CONEDERA | |||
| JÚLIA FURLAN CARDOSO | |||
| KARINE CHALMES BRAGA | |||
| KARLA EDUARDA DE MIRANDA NUNES | |||
| LETÍCIA PEGORARO GARCEZ | |||
| LIVIA MARQUES BOYLE | |||
| LUANA HELENA LOUREIRO ALVES DOS SANTOS | |||
| LUCIANA CAVALHEIRO DE FREITAS | |||
| LÍVIA AVILA CAVA | |||
| MARCELA MILGAREJO SOUZA | |||
| MARIA LUIZA ERHART | |||
| MARINA DE ARMAS RODRIGUES | |||
| MAURÍCIO COSTA MONTONE | |||
| MURILO SCHEVITTEZ ENKE | |||
| NATÁLIA DÂMASO BERTOLDI | |||
| NIRCE SAFFER MEDVEDOVSKI | 1 | ||
| PÂMELA PADILHA SILVEIRA | |||
| RAFAEL REDÜ ESLABÃO | |||
| RAFAELA BORTOLINI | 4 | ||
| RAMILE DA SILVA LEANDRO | |||
| RAUL BALBINOTI RODRIGUES | |||
| RUBIA INÊS DE ALMEIDA BASGALUPP | |||
| RÉGIS DO AMARAL MAIA | |||
| SAMANTA QUEVEDO DA SILVA | |||
| SIRLENE DE MELLO SOPENA | |||
| STEFANI CURTH GOULART | |||
| THAINA CAROLINE MOREIRA GOMES | |||
| VALENTINA TOALDO BRUM | |||
| WAGNER FRANCO DE OLIVEIRA JUNIOR |