Nome do Projeto
Grupo de Estudos em Epidemiologia da Saúde Bucal (EPIBucal)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/06/2020 - 15/06/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A epidemiologia refere-se ao estudo da distribuição e dos determinantes relacionados à saúde e a aplicação destes estudos no controle dos problemas de saúde. A aplicação prática da epidemiologia nas universidades por muitas vezes apresenta um distanciamento e uma desvinculação com a prática nos serviços de saúde. Assim, o projeto Grupo de Estudos em Epidemiologia da Saúde Bucal (EPIBucal) objetiva promover um espaço para a produção, acumulação e a disseminação de conhecimentos em epidemiologia com enfoque em saúde bucal, direcionado a estudantes de graduação, pós-graduação, professores, profissionais e a toda comunidade a quem possa interessar, como também possui o intuito de capacitar estudante e profissionais para a qualificação da prática profissional nos diversos âmbitos de atuação da Odontologia. Dessa forma, busca disponibilizar ferramentas para o planejamento, execução e avaliação de estudos epidemiológicos através de seminários on-line. Como também, incentivar e auxiliar na elaboração de projetos de pesquisa de interesse na área da epidemiologia da saúde bucal, e ainda, divulgar a produção elaborada pelo grupo através da discussão dos projetos de pesquisa e auxílio em sua implementação e posterior publicação. Como também, divulgar os achados para toda comunidade de forma simples e clara através de infográficos nas mídias sociais.
Objetivo Geral
Promover um espaço para a produção, acumulação e a disseminação de conhecimentos em epidemiologia com enfoque em saúde bucal para toda a comunidade. Como também, capacitar e qualificar a prática profissional nos diversos âmbitos de atuação da Odontologia.
Justificativa
A partir da realização de levantamentos epidemiológicos para observação de desfechos em saúde bucal, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Epidemiologia, ambos da Universidade Federal de Pelotas, surgiu a necessidade de criar um Grupo de Estudos em Epidemiologia da Saúde Bucal – EpiBucal, a fim de garantir a interlocução entre o conhecimento epidemiológico e a prática profissional, integrando graduação, pós-graduação e profissionais da Rede de Saúde.
A epidemiologia refere-se ao estudo da distribuição e dos determinantes relacionados à saúde e a aplicação destes estudos no controle dos problemas de saúde. A aplicação prática da epidemiologia nas universidades por muitas vezes apresenta um distanciamento e uma desvinculação com a prática nos serviços de saúde. O presente projeto visa garantir a interlocução entre o conhecimento epidemiológico e a prática profissional. Acredita-se que o conhecimento mais aprofundado da epidemiologia possa servir como base para os estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais, possibilitando que os mesmos ampliem sua habilidade para analisar criticamente estudos já existentes e para compreender os determinantes das principais condições de saúde bucal, bem como capacitá-los para a interpretação e análise de dados tanto primários quanto secundários. Além disso, a instrumentalização dos participantes com as metodologias utilizadas em epidemiologia poderá, além de incentivar a produção de novo conhecimento na área, permitir aplicar esta ciência na gestão dos serviços e formulação de políticas públicas.
A epidemiologia refere-se ao estudo da distribuição e dos determinantes relacionados à saúde e a aplicação destes estudos no controle dos problemas de saúde. A aplicação prática da epidemiologia nas universidades por muitas vezes apresenta um distanciamento e uma desvinculação com a prática nos serviços de saúde. O presente projeto visa garantir a interlocução entre o conhecimento epidemiológico e a prática profissional. Acredita-se que o conhecimento mais aprofundado da epidemiologia possa servir como base para os estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais, possibilitando que os mesmos ampliem sua habilidade para analisar criticamente estudos já existentes e para compreender os determinantes das principais condições de saúde bucal, bem como capacitá-los para a interpretação e análise de dados tanto primários quanto secundários. Além disso, a instrumentalização dos participantes com as metodologias utilizadas em epidemiologia poderá, além de incentivar a produção de novo conhecimento na área, permitir aplicar esta ciência na gestão dos serviços e formulação de políticas públicas.
Metodologia
O projeto será desenvolvido através de diferentes ações:
1) Encontros remotos e presenciais para discussão de problemas de pesquisa, elaboração de projetos de pesquisa, desde a etapa de formulação do problema até a redação e, publicação do artigo científico.
2) Formação teórica aberta ao público por meio de seminários on-line periódicos com duração de uma hora. Cada encontro terá um convidado com conhecimento sobre temas pré-definidos, seguida de discussão por meio de um mediador pertencente ao grupo do projeto. A interação da audiência se dará por meio de chat.
3) Oficina de infográficos com translação do conhecimento: translação do conhecimento através de representações visuais de informações/dados de forma a difundir o conhecimento produzido à toda comunidade de forma simples e clara. Alunos de graduação e pós-graduação desenvolverão os infográficos com o auxílio de alunos do ensino médio. As informações serão divulgadas via mídias sociais, como a página do projeto no Twitter®, Facebook® e Instagram®.
1) Encontros remotos e presenciais para discussão de problemas de pesquisa, elaboração de projetos de pesquisa, desde a etapa de formulação do problema até a redação e, publicação do artigo científico.
2) Formação teórica aberta ao público por meio de seminários on-line periódicos com duração de uma hora. Cada encontro terá um convidado com conhecimento sobre temas pré-definidos, seguida de discussão por meio de um mediador pertencente ao grupo do projeto. A interação da audiência se dará por meio de chat.
3) Oficina de infográficos com translação do conhecimento: translação do conhecimento através de representações visuais de informações/dados de forma a difundir o conhecimento produzido à toda comunidade de forma simples e clara. Alunos de graduação e pós-graduação desenvolverão os infográficos com o auxílio de alunos do ensino médio. As informações serão divulgadas via mídias sociais, como a página do projeto no Twitter®, Facebook® e Instagram®.
Indicadores, Metas e Resultados
- Disponibilização de ferramentas aos alunos de graduação, pós-graduação, professores e profissionais, para o planejamento, execução e avaliação de estudos epidemiológicos.
Indicadores: número de seminários disponibilizados e número de visualizações dos seminários disponibilizados
- Elaboração de projetos de pesquisa de interesse na área da epidemiologia da saúde bucal que venham a ser desenvolvidos em trabalhos para apresentação em congressos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado e/ou que sejam publicados na forma artigos em periódicos científicos ou jornais, sites e revistas não-científicas.
Indicadores: número de projetos de pesquisas desenvolvidos pelo grupo, número de trabalhos apresentados em congressos, número de trabalhos de conclusão de curso defendidos, número de dissertações de mestrado defendidas, número de teses de doutorado defendidas e número de artigos científicos e não-científicos publicados pelo grupo na temática do projeto.
- Elaboração de material gráfico com conteúdo científico de forma simplificada para a comunidade
Indicadores: número de infográficos disponibilizados via mídias para a comunidade, número de visualizações e compartilhamentos
Indicadores: número de seminários disponibilizados e número de visualizações dos seminários disponibilizados
- Elaboração de projetos de pesquisa de interesse na área da epidemiologia da saúde bucal que venham a ser desenvolvidos em trabalhos para apresentação em congressos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado e/ou que sejam publicados na forma artigos em periódicos científicos ou jornais, sites e revistas não-científicas.
Indicadores: número de projetos de pesquisas desenvolvidos pelo grupo, número de trabalhos apresentados em congressos, número de trabalhos de conclusão de curso defendidos, número de dissertações de mestrado defendidas, número de teses de doutorado defendidas e número de artigos científicos e não-científicos publicados pelo grupo na temática do projeto.
- Elaboração de material gráfico com conteúdo científico de forma simplificada para a comunidade
Indicadores: número de infográficos disponibilizados via mídias para a comunidade, número de visualizações e compartilhamentos
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA TONETA PRUX | |||
BERNARDO ANTONIO AGOSTINI | |||
CATARINA BORGES DA FONSECA CUMERLATO | |||
FERNANDA BURKERT MATHIAS | |||
FLAVIO FERNANDO DEMARCO | 3 | ||
FRANCINE DOS SANTOS COSTA | |||
HELENA SILVEIRA SCHUCH | |||
KAUÊ FARIAS COLLARES | |||
LARISSA TAVARES HENZEL | |||
LETÍCIA REGINA MORELLO SARTORI | |||
LUISA JARDIM CORRÊA DE OLIVEIRA | |||
LUIZ ALEXANDRE CHISINI | |||
MARCOS BRITTO CORREA | 3 | ||
MARIANA GONZALEZ CADEMARTORI | |||
MARIANA SILVEIRA ECHEVERRIA | |||
MARILIA LEAO GOETTEMS | 5 | ||
MARINA SOUSA AZEVEDO | 4 | ||
MATEUS COSTA SILVEIRA | |||
MATHEUS DOS SANTOS FERNANDEZ | |||
SARAH ARANGUREM KARAM | |||
Sabrina Knopp Kohlrausch | |||
THAYS TORRES DO VALE OLIVEIRA | |||
VALESCA DORO DIAS | |||
VANESSA POLINA PEREIRA DA COSTA | 3 | ||
YORRANA MARTINS CORRÊA |