Nome do Projeto
Elaboração de Material Didático Para o Ensino de Estatística
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 30/06/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Atualmente, quase todos os cursos de graduação possuem disciplinas da área de Estatística. O CDTec, por exemplo, abriga cinco cursos de graduação e todos têm disciplinas de Estatística na sua grade curricular. Duas disciplinas da área são ofertadas a esses cursos pelo CDTec: Estatística Básica (EB) e Métodos Estatísticos Aplicados a Recursos Hídricos (MERH). Em média, 131 alunos por ano cursam essas disciplinas. Entretanto, grande parte desses alunos apresenta dificuldades, ocasionando altos índices de reprovação e evasão e, por consequência, retenção nos respectivos cursos. Nos últimos oito anos, a taxa de aprovação na disciplina de EB varia de 53% a 67%, com valores abaixo de 60% na maioria dos anos, e na disciplina de MERH as taxas de aprovação são mais altas, com valores acima de 69% na maioria dos anos. Para ambas as disciplinas, o número de infrequentes, em geral, é maior do que o número de reprovados, evidenciando a falta de persistência dos alunos que abandonam a disciplina ao se depararem com dificuldades. Os principais fatores que explicam o desempenho fraco dos alunos são: formação matemática deficitária, impossibilidade de o professor prestar atendimento extra classe e material didático incompleto ou inadequado. Uma forma de melhorar a qualidade do ensino é aprimorar o material didático utilizado dentro e fora das salas de aulas. A interdisciplinaridade do uso da Estatística e sua aplicação nos mais diferentes contextos profissionais, particularmente de pesquisa, fazem com que o público alvo deste projeto seja bastante diverso e, por isso, tenha necessidades específicas diferentes. Por essa razão, pretende-se, com o material didático produzido, contemplar todas as áreas específicas atendidas pelas disciplinas de Estatística. Contudo, a área de Recursos Hídricos receberá atenção especial por se tratar da área de atuação da maioria dos colaboradores deste projeto. Visando aumentar o interesse dos alunos, facilitar o processo de ensino-aprendizagem, melhorar o desempenho e, consequentemente, reduzir os índices de reprovação e evasão nas disciplinas de Estatística, este projeto destina-se a produzir material didático orientado às áreas específicas dos diversos cursos atendidos, utilizando ferramentas da EAD. Para tal, serão realizadas reuniões semanais com toda a equipe para discussão dos processos envolvidos na produção dos materiais: pesquisa bibliográfica sobre temas e metodologias de interesse; proposições e desenvolvimento dos materiais e pesquisa e elaboração de instrumentos de avaliação dos materiais elaborados. Serão utilizadas ferramentas para ensino on-line disponíveis gratuitamente na rede, como OBS Studio, Whiteboard, Kahoot, Google Sheets, entre outras. Disponibilizando os materiais desenvolvidos em plataformas adequadas, pretende-se atingir não só os alunos que cursam as disciplinas, mas o público geral que se interessa pela área. Os alunos vinculados diretamente ao projeto terão oportunidade de consolidar seus conhecimentos em Estatística, conhecer e usar ferramentas da educação à distância e participar da elaboração de materiais didáticos que facilitem o seu processo de aprendizagem, além de permanecerem em contato com professores e colegas durante o período de isolamento social.
Objetivo Geral
Elaborar material didático que facilite o processo de ensino-aprendizagem de estudantes de diferentes cursos em disciplinas da área de Estatística, utilizando ferramentas da EAD.
Os objetivos específicos são:
- Facilitar o processo de ensino-aprendizagem de estudantes em disciplinas de Estatística.
- Elaborar coleções de exemplos, exercícios resolvidos e experimentos por área específica.
- Adaptar material didático impresso para uso em meio digital.
- Desenvolver questionários e materiais iterativos utilizando ferramentas da EAD.
- Revisar, aperfeiçoar e atualizar materiais didáticos (apostilas) já existentes, desenvolvidos por professores da área de Estatística, para viabilizar a sua publicação em meio impresso e digital.
Os objetivos específicos são:
- Facilitar o processo de ensino-aprendizagem de estudantes em disciplinas de Estatística.
- Elaborar coleções de exemplos, exercícios resolvidos e experimentos por área específica.
- Adaptar material didático impresso para uso em meio digital.
- Desenvolver questionários e materiais iterativos utilizando ferramentas da EAD.
- Revisar, aperfeiçoar e atualizar materiais didáticos (apostilas) já existentes, desenvolvidos por professores da área de Estatística, para viabilizar a sua publicação em meio impresso e digital.