Nome do Projeto
LAITOX vs. COVID-19: ações de enfrentamento contra pandemia realizadas pela Liga Acadêmica Interdisciplinar de Toxicologia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
11/07/2020 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Comunicação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Nos últimos anos, a Liga Acadêmica Interdisciplinar de Toxicologia (LAITOX) da UFPel vêm desenvolvendo ações de extensão relacionadas à prevenção de intoxicações através de esclarecimento e comunicação acessíveis para a comunidade. No contexto da Pandemia mundial em que nos encontramos, a ciência avança a cada dia em busca de novos diagnóstico, tratamentos, estrategias de prevenção de contágio e novas informações sobre a COVID-19. Entretanto, muitas vezes a linguagem científica se torna inacessível à população em geral. Nesse sentido, a LAITOX retorna às atividades de extensão neste momento de enfrentamento ao novo corona vírus divulgando informações importantes sobre os avanços da ciência de forma descomplicada e simples afim de que a população em geral tenha entendimento sobre o progresso contra a covid-19.

Objetivo Geral

Divulgar de forma acessível a evolução do conhecimento científico relacionado com novas técnicas de diagnóstico, tratamentos, estratégias de prevenção de contágio e dados patológicos sobre a COVID-19 para a população em geral.

Justificativa

O impacto mundial gerado pela pandemia da COVID-19 é incontestável e no Brasil, os números de pessoas infectadas continuam a crescer. Entretanto, existem diversos estudos sendo realizados pela comunidade científica no mundo inteiro relacionados ao combate ao novo Corona Vírus. Por exemplo, uma rápida busca na base de dados PUBMED mostra que já estão publicados mais de nove mil artigos científicos referentes à doença. No sentido de combater as "fake news" sobre novas técnicas de diagnóstico, tratamentos, estratégias de prevenção e outras informações relevantes sobre a COVID-19, é de suma importância que estes estudos sejam divulgados não somente entre a comunidade científica, mas também para a população em geral.

Metodologia

Através de pesquisas realizadas em base de dados científicas (Web of Science, PUBMED e Science Direct por exemplo), serão selecionados artigos científicos relevantes ao combate à pandemia no contexto de novas técnicas de diagnóstico, tratamentos, estratégias de prevenção de contágio e informações sobre a patologia da COVID-19.
Esses artigos serão lidos e analisados pelos alunos da LAITOX, que irá elaborar estratégias de comunicação acessíveis para o grande público. Essas estratégias serão compostas de apresentações em vídeo, aúdio e animações divulgadas nos veículos de mídia social da LAITOX (páginas do Facebook, You tube e Instagram) que explicarão de forma descomplicada e simplificada os avanços da ciência no combate à pandemia mundial.

Indicadores, Metas e Resultados

Após a divulgação das informações científicas, a LAITOX pretende questionar o público atingido com relação ao entendimento do conteúdo divulgado e se este foi relevante para uma melhor compreensão do progresso que a ciência está fazendo contra a pandemia mundial.
Com o desenvolvimento deste projeto de extensão pretendemos demonstrar a importância da ciência em um momento crítico de vivência mundial e também levar esperança de que os avanços que estão sendo conquistados levarão ao fim da pandemia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Amália Gonçalves Alves
BEATRIZ DE FREITAS CORRÊA
BRUNA VOIGT RODRIGUES
DANIELA DE BITTENCOURT MAIA
DIOVANA PADILHA BUENO
FRANCINE RODRIGUES PEDRA
GABRIELA DE OLIVEIRA
GEÓRGIA MARIN
GIANA DE PAULA COGNATO3
LARISSA COSTA DA SILVA
LETÍCIA DEVANTIER KRÜGER
MARINA VIEIRA FOUCHY
VANESSA DE AVILA SOARES

Página gerada em 18/04/2024 20:21:45 (consulta levou 0.134031s)