Nome do Projeto
A Teoria do Estado na obra de Michael Oakeshott
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/01/2021 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Michael Oakeshott (1901-1990) foi um intelectual britânico que, durante as décadas de 1950 e 1960, exerceu a cátedra de Ciência Política na prestigiosa London School of Economics and Political Science (LSE). Autor de trabalhos que versam sobre os mais diversos aspectos do conhecimento, é geralmente enquadrado como um dos mais proeminentes pensadores conservadores do século XX. Seus principais livros sobre Teoria Política e Epistemologia são bastante conhecidos no meio acadêmico europeu e norte-americano. Contudo, nos últimos anos, foram publicados uma série de trabalhos até então inéditos, o que tem desafiado a comunidade de especialistas no autor a revisitar sua obra. Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar os principais elementos de sua Teoria do Estado, contextualizando sua narrativa dentro do cenário intelectual da época de sua enunciação.

Objetivo Geral

O objetivo principal deste projeto é analisar os principais elementos da Teoria do Estado de Michael Oakeshott, revisitando quatro de suas principais obras: (a) Experience and its modes; (b) Rationalism in Politics and Other Essays; (c) On Human Conduct e (d) On History and Other Essays. Tomando como referência a publicação de uma série de obras inéditas do autor nos últimos anos, a pesquisa buscará demonstrar a importância das dimensões jurídicas e estéticas do conceito de associação civil, promovendo uma releitura da obra de Oakeshott e sugerindo uma nova agenda de pesquisa sobre o autor.

Justificativa

Este projeto justifica-se, dentro outros, por duas razões principais. Primeiro porque a prática da civilidade na teoria da associação civil revela o ponto nefrálgico da relação entre direito e política; qualquer posicionamento sério acerca da teoria política de Oakeshott não pode negá-la hoje. Segundo, porque se acredita que a literatura crítica de Oakeshott não explorou suficientemente a interpretação do conceito de civilidade, visto que ela definitivamente não se esgota com a publicação de On Human Conduct. Textos inéditos do autor, apenas recentemente publicados, oferecem novas perspectivas acerca do conjunto de seu pensamento. É importante ressaltar que o debate acadêmico acerca dessas fontes ainda é bastante incipiente tanto no cenário americano quanto no europeu. Este projeto nasce no bojo deste cenário, com objetivo de colaborar na reformulação do
conceito de civilidade, apresentando novos fundamentos dentro de sua Teoria do Estado.

Metodologia

A pesquisa será de caráter eminentemente bibliográfico, a partir da leitura e análise tanto de obras clássicas de Michael Oakeshott quanto da literatura crítica especializada no assunto. O marco teórico que embasa a pesquisa a ser desenvolvida é o contextualismo linguístico da história dos conceitos de Quentin Skinner, especialmente em sua obra "Meaning and Understanding in the History of Ideas" (1969). O método skinneriano consiste no esforço de reconstrução dos conceitos no seu próprio contexto de enunciação, preocupando-se, primeiramente, em delinear todo o conjunto de informações que podem ser enunciadas pela declaração de certas afirmações. Em seguida, busca-se relacionar o elemento declarado com seu amplo contexto linguístico, elaborando a intenção real do autor estudado. A investigação da história das ideias políticas, portanto, considera que o sentido dos conceitos sofre a influência da própria história, adotando conformações e limites diferenciados no tempo.

Indicadores, Metas e Resultados

Os principais resultados do desenvolvimento deste projeto são os seguintes:

- Publicação de 4 ensaios a serem públicos em revistas especializadas e coletâneas
- Organização de uma obra coletiva sobre o pensamento de Michael Oakeshott em língua portuguesa
- Tradução e publicação da obra "Religion, Politics and the Moral Life"
- Tradução e publicação da obra "On Human Conduct"

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIEL LENA MARCHIORI NETO5

Página gerada em 26/04/2024 19:37:45 (consulta levou 0.130443s)