Nome do Projeto
Os estágios obrigatórios dos cursos de licenciatura: alternativas por algumas vozes
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 19/06/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O GEPEFOP – Grupo de Estudo e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores, registrado no CNPq, tem buscado agregar estudos e pesquisas referentes ao campo da formação inicial de professores(as), com ainda mais ênfase, nos estágios obrigatórios das licenciaturas. São trabalhos desenvolvidos em níveis de mestrado e doutorado, dentre outros. O projeto ora proposto condiz com a linha de pesquisa na qual vários integrantes estão vinculados, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. Objetivamos mapear, por meio de um quadro analítico (teórico-conceitual), as alternativas indicadas por segmentos da comunidade acadêmica para o desenvolvimento dos estágios obrigatórios, em tempos de COVID-19, de cursos de licenciatura de duas instituições de educação superior do Rio Grande do Sul e uma de Minas Gerais. O processo metodológico terá como meio de coleta de dados um questionário misto com questões predominantemente fechadas, da plataforma Google Forms, destinado aos(às) acadêmicos(as) dos cursos de licenciatura e às(aos) orientadores(as) de estágios de Cursos de Licenciatura presenciais das universidades parceiras. A abordagem dos dados contará com análise quali-quantitativa.
Defendemos que os estágios obrigatórios devem primar pela indissociabilidade entre teoria e prática, entretanto, este, na maioria das vezes, é visto como componente exclusivamente prático. Diante das peculiaridades do momento que, dentre outras, transformaram as aulas da educação básica presenciais em remotas, indagamos acerca das possíveis alternativas para a realização deste componente curricular.
Objetivo Geral
Mapear, por meio de um quadro analítico (teórico-conceitual), as alternativas indicadas por segmentos da comunidade acadêmica para o desenvolvimento dos estágios obrigatórios, em tempos de COVID-19, de cursos de licenciatura de duas instituições de educação superior do Rio Grande do Sul e uma de Minas Gerais.