Nome do Projeto
O enlace entre a Arte e o Direito Penal
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 30/11/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto busca analisar as relações existentes entre o Direito Penal e as diversas manifestações artísticas, oportunizando a construção de aprendizados a partir da análise de obras artísticas, discutindo, criticamente, os aspectos do crime, do controle e da punição.

Objetivo Geral

Realizar estudos em torno do crime, do controle e da punição, tendo como referências a arte da rua, filmes, documentários, histórias em quadrinhos, fotografias, e outros cenários de arte e de manifestações de ordem estética ou comunicativa.

Justificativa

O diálogo entre o Direito Penal e a Arte tem importante papel no fomento das subjetividades do operador do direito, propiciando a que ele não seja, apenas, alguém que opere a técnica de um sistema jurídico construído, pronto e acabado, mas se transforme num protagonista criativo, capaz de buscar alternativas que possibilitem novas formas de compreensão e resolução de conflitos que são muito próprios do Direito Penal. Pensar a interlocução da Arte com o Direito Penal é, de outra forma, também refletir sobre o Direito enquanto Arte, o profissional do direito como alguém que cria, que tem sensibilidade ante a realidade, que experimenta outras práticas, sendo criativo vai em busca de outras ações, e de novas alternativas para os temas recorrentes do Direito Penal, como o controle, o crime e a punição.
Além disso, considerado o contexto da pandemia, e o estímulo a que sejam promovidas ações didático-pedagógicas para participação de alunos e professora também justifica a apresentação do Projeto de Ensino nesse momento.

Metodologia

O projeto será realizado na forma de grupo de estudos, com encontros semanais, síncronos, mediados por tecnologia, e com atividades, igualmente semanais, propostas na plataforma Moodle da UFPel. Assim, serão 12 encontros, ao longo de três meses, e 12 atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem, utilizando as ferramentas próprias ofertadas pelo Moodle e/ou outras disponíveis pelas tecnologias de comunicação e informação. Uma produção final será demandada dos alunos, no sentido da criação de um produto que relacione a Arte e o Direito Penal, em livre escolha dos alunos. Os encontros semanais deverão ocorrer preferencialmente às quartas-feiras, às 18h30, com utilização da plataforma WebConf ou Google Meet. Além disso, será solicitada a inscrição do projeto no ambiente virtual de aprendizagem - Moodle - para que ele reúna as atividades propostas e, também, a produção dos alunos. Os encontros síncronos deverão ser gravados para que fiquem registrados.

Indicadores, Metas e Resultados

Como resultados e impactos esperados destacam-se a produção que será exigida dos alunos de pelo menos um produto que relacione a Arte e o Direito Penal, de modo a constituí-los protagonistas ativos do seu processo de aprendizagem, do desenvolvimento da habilidade crítica, da criatividade e da experiência sensível para os temas árduos do Direito Penal, permeados pela Arte.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DE SOUZA MONTEIRO
AMANDA DO NASCIMENTO RODRIGUES
AMANDA FARIA GARROTE DA SILVA
ANA CAROLINA GIUDICE BEBER
ANA CLAUDIA VINHOLES SIQUEIRA LUCAS4
BRENDA DOS SANTOS FLESCH
BRUNA PEREIRA LIMA ANDRADE
BRUNO KNEIP KRATZ
ELISA MOREIRA BEZERRA
FABRICIO DA SILVA DUARTE
FERNANDA MÜLLER DE AVILA
GABRIEL ARBES SILVEIRA
GABRIEL GAIA DUARTE
GABRIELLA XIMENES SILVA
GIOVANNA FOLHA DE MELO
INGRID SANTOS CASTRO
ISADORA CARDOSO CALEIRO
ISADORA MAGALHÃES DE LEMOS
KARIZA ANDRÉ PIRES
KARIZA FARIAS DO AMARAL
KATRYELEN BRITTO DA SILVA DOMINGUES
LAISA MARIA NEVES DA SILVA
MANUELA SERPA LEITZKE
MARCOS BRENNO BEZERRA BATISTA
MARINÊS LOPES DE ROSA
RAQUEL DE OLIVEIRA MODERNEL
SARAH MADEIRA DE OLIVEIRA
THAIS SOARES DA ROSA
TIAGO OLÍMPIO DA SILVA
VICTÓRIA DAS NEVES PORTO

Página gerada em 29/03/2024 08:21:27 (consulta levou 0.156913s)