Nome do Projeto
Grupo de Estudos de Filosofia Constitucional Republicana
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/08/2020 - 07/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Direitos individuais e coletivos
Resumo
O Grupo de Estudos de Filosofia Constitucional Republicana pretende debater temas que cabem o direito republicano. A partir daí, o objetivo é desenvolver debates que possuem um direcionamento em relação à forma de Estado, declarada na Constituição brasileira, e dos direitos nela contida. Espera-se que o espírito crítico-reflexivo cresça em relação ao arcabouço teórico que envolve o regime republicano.

Objetivo Geral

O objetivo geral do grupo de estudos é incentivar o aluno e profissionais do direito a se aprofundar em temas relacionados ao direito constitucional de matriz republicana. Com isso, além do aperfeiçoamento em conteúdos específicos, há o movimento introdutório à pesquisa científica.

Justificativa

A república encontra-se declarada no primeiro artigo de nossa constituição. Ao adotar o regime republicano, o Estado brasileiro optou por uma forma de Estado que exige determinados princípios e dinâmicas de governo e de direitos. Dessa forma, deseja-se estimular os participantes a pensarem sobre os elementos existentes e/ou necessários em uma república.

Metodologia

A metodologia a ser empregada consiste em encontros mensais. Para cada encontro mensal será determinado um tema (um trecho de livro indicado na bibliografia) para que, no mínimo, um participante apresente o resultado da sua leitura.
Cada participante, a partir do tema apresentado, elaborará um artigo científico, sob orientação do professor coordenador para publicação já no final do ano letivo de 2020, início de 2021.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que os participantes do grupo se sintam estimulados pelo debate e reflexão de temas jurídicos. Ainda, espera-se que os mesmos alcancem resultados de escrita e análise temática para além dos adquiridos na Faculdade de Direito.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINA POLVORA BICA
DIENIFER JACOBSEN RACKOW
GUILHERME CAMARGO MASSAU1
LOURENÇO KANTORSKI LENARDÃO
PEDRO COELHO MARQUES
Pablo Alan Silva Mota
Pablo Alan Silva Mota
Sthefany Vasconcellos da Silva Geyer
THIAGO RIBEIRO RAFAGNIN
Victor Ribeiro da Costa

Página gerada em 26/04/2024 00:43:07 (consulta levou 0.128888s)