Nome do Projeto
Laboratório de Leituras da obra de Jean-Jacques Rousseau
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 12/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O módulo ou sub-projeto possui uma abordagem de apresentação do pensamento político-pedagógico de Jean-Jacques Rousseau a partir de seus vários escritos, de uma maneira geral e, de uma forma mais sistematizada, a obra Emílio ou da Educação. O presente módulo faz parte do projeto de pesquisa Paradigmas Filosóficos na Educação: perspectivas para pensar a educação e formação humanas.
Objetivo Geral
Conhecer o pensamento humanista de Jean-Jacques Rousseau diretamente em suas obras e em obras de comentadores;
Aprofundar as teses centrais do autor a partir de seus escritos, principalmente os denominados escritos pedagógicos;
Analisar, sob a forma de investigação científica, as teses rousseaunianas nos escritos pedagógicos em comparação com proposições defendidas em seus outros escritos;
Elaborar, a partir da produtividade teórica do autor, argumentações consequentes em torno da pedagogia política rousseauniana;
Aprofundar as teses centrais do autor a partir de seus escritos, principalmente os denominados escritos pedagógicos;
Analisar, sob a forma de investigação científica, as teses rousseaunianas nos escritos pedagógicos em comparação com proposições defendidas em seus outros escritos;
Elaborar, a partir da produtividade teórica do autor, argumentações consequentes em torno da pedagogia política rousseauniana;
Justificativa
Necessidade de inserção e participação em atividades remotas, em razão da pandemia.
Metodologia
Serão propostos no FÓRUM da sala virtual do componente curricular temas para discussão, bem como serão postadas mensagens para os estudantes.
Há, ainda, a possibilidade de uso do FÓRUM para adição de perguntas e respostas, ou seja, os participantes podem adicionar novas questões (tópicos) e responder aos tópicos criados pelos demais. O participante poderá visualizar as respostas dos outros participantes, a partir do momento em que postar a sua resposta; antes disso as respostas dos demais permanecerão ocultas.
Prevê-se ainda o uso de CHAT, ferramenta que permitirá a realização de uma discussão textual via web por lives.
Prevê-se, ainda, a criação de power points com sínteses dos artigos propostos para leitura, bem como o uso de pod-cast para favorecer a apresentação/ discussão dos conteúdos abordados nos slides.
Há, ainda, a possibilidade de uso do FÓRUM para adição de perguntas e respostas, ou seja, os participantes podem adicionar novas questões (tópicos) e responder aos tópicos criados pelos demais. O participante poderá visualizar as respostas dos outros participantes, a partir do momento em que postar a sua resposta; antes disso as respostas dos demais permanecerão ocultas.
Prevê-se ainda o uso de CHAT, ferramenta que permitirá a realização de uma discussão textual via web por lives.
Prevê-se, ainda, a criação de power points com sínteses dos artigos propostos para leitura, bem como o uso de pod-cast para favorecer a apresentação/ discussão dos conteúdos abordados nos slides.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se um aprofundamento dos conhecimentos sobre a pedagogia de J-J. Rousseau.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANE DA SILVA MACHADO MÖBBS | |||
ANA PRISCILA MAURICIO WEBER | |||
Ariadne Silveira Terra | |||
CLÉA LÚCIA DA SILVA OSSANES | |||
Gabriela Ferreira Olaso | |||
Humberto Mireski | |||
JEZABEL BARCELLOS DE ALMEIDA | |||
JOSE NILSON KOMS MAESK | |||
JOSÉ SALIQUEVA | |||
KÁTIA APARECIDA POLUCA PROENÇA | |||
LEONOR GULARTE SOLER | |||
LETÍCIA MARIA PASSOS CORRÊA | |||
MARA LUCIA TEIXEIRA BRUM | |||
MILENA CARDOSO GONCALVES | |||
NEIVA AFONSO OLIVEIRA | 28 | ||
NILSON BORGES CORRÊA | |||
TALITA GARCIA DE OLIVEIRA |