Nome do Projeto
Laboratório de Leituras da obra de Jean-Jacques Rousseau
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 12/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O módulo ou sub-projeto possui uma abordagem de apresentação do pensamento político-pedagógico de Jean-Jacques Rousseau a partir de seus vários escritos, de uma maneira geral e, de uma forma mais sistematizada, a obra Emílio ou da Educação. O presente módulo faz parte do projeto de pesquisa Paradigmas Filosóficos na Educação: perspectivas para pensar a educação e formação humanas.

Objetivo Geral

 Conhecer o pensamento humanista de Jean-Jacques Rousseau diretamente em suas obras e em obras de comentadores;
 Aprofundar as teses centrais do autor a partir de seus escritos, principalmente os denominados escritos pedagógicos;
 Analisar, sob a forma de investigação científica, as teses rousseaunianas nos escritos pedagógicos em comparação com proposições defendidas em seus outros escritos;
 Elaborar, a partir da produtividade teórica do autor, argumentações consequentes em torno da pedagogia política rousseauniana;

Justificativa

Necessidade de inserção e participação em atividades remotas, em razão da pandemia.

Metodologia

Serão propostos no FÓRUM da sala virtual do componente curricular temas para discussão, bem como serão postadas mensagens para os estudantes.
Há, ainda, a possibilidade de uso do FÓRUM para adição de perguntas e respostas, ou seja, os participantes podem adicionar novas questões (tópicos) e responder aos tópicos criados pelos demais. O participante poderá visualizar as respostas dos outros participantes, a partir do momento em que postar a sua resposta; antes disso as respostas dos demais permanecerão ocultas.
Prevê-se ainda o uso de CHAT, ferramenta que permitirá a realização de uma discussão textual via web por lives.
Prevê-se, ainda, a criação de power points com sínteses dos artigos propostos para leitura, bem como o uso de pod-cast para favorecer a apresentação/ discussão dos conteúdos abordados nos slides.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se um aprofundamento dos conhecimentos sobre a pedagogia de J-J. Rousseau.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE DA SILVA MACHADO MÖBBS
ANA PRISCILA MAURICIO WEBER
Ariadne Silveira Terra
CLÉA LÚCIA DA SILVA OSSANES
Gabriela Ferreira Olaso
Humberto Mireski
JEZABEL BARCELLOS DE ALMEIDA
JOSE NILSON KOMS MAESK
JOSÉ SALIQUEVA
KÁTIA APARECIDA POLUCA PROENÇA
LEONOR GULARTE SOLER
LETÍCIA MARIA PASSOS CORRÊA
MARA LUCIA TEIXEIRA BRUM
MILENA CARDOSO GONCALVES
NEIVA AFONSO OLIVEIRA28
NILSON BORGES CORRÊA
TALITA GARCIA DE OLIVEIRA

Página gerada em 14/11/2024 22:54:29 (consulta levou 0.102837s)