Nome do Projeto
Contribuições da sociolinguistas para o ensino da língua portuguesa
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 10/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O curso de ensino busca dialogar com autores sobre a importância da sociolinguística para o ensino da língua portuguesa e sua importância para a formação acadêmica de alunos licenciados em Letras, para a melhor compreensão dos aspectos da diversidade linguística e social encontradas na sociedade brasileira, para a importância de trabalhar com a perspectiva da heterogeneidade linguística que está presente nos contextos escolares e de aprendizagem de línguas. e como esses aspectos podem ser potencializados no processo de ensino a aprendizagem das línguas.

Objetivo Geral

Oferecer aos alunos condições que lhes permitam compreender a importância da Sociolinguística para o processo de ensino de língua portuguesa, para a valorização da linguagem materna do aluno e de seu meio sócio-cultural.

Justificativa

O projeto de ensino justifica-se pelo oferecimento da possibilidade de contato com autores brasileiros renomados da área de sociolinguística, através de vídeos e textos selecionados e públicos, para que os alunos possam compreender melhor a relação entre linguagem e sociedade, conhecer as bases da sociolinguística e sobre que pilares se apoia, conhecer as principais contribuições dos teóricos mais importantes no Brasil, estudar os processos históricos de formação do português brasileiro, conhecer os principais estudos e tipos de variação linguística no português brasileiro, compreender metodologias de análise sociolinguística, compreender que a variação linguística pode se dar por localizações regionais, sexo, faixa etária, classe social, escolaridade etc, entender como se dá a mudança linguística ao longo do tempo, compreender a importância para o profissional de Letras do reconhecimento de que a gramática que todos nós utilizamos é variável, compreender a importância da sociolinguística como elemento de valorização do aluno, de seu dialeto materno e de seu meio cultural e compreender como a sociolinguística pode auxiliar no ensino de língua portuguesa.

Metodologia

O Projeto de Ensino será oferecido levando-se em conta a seguinte metodologia de trabalho:
1. Será disponibilizado aos alunos os endereços eletrônicos de dois vídeos e um artigo de periódico, todos de domínio público, para que os alunos assistam e leiam, orientados por questões propostas pelo coordenador do projeto;
2. Os alunos terão uma carga horária específica para assistir os vídeos e ler o artigo, e realizarem as questões propostas pelo coordenador;
3. Após cada proposta ou tarefa, os alunos encaminharão ao coordenador suas percepções, colocações e respostas sobre o que propôs o coordenador do projeto para cada uma das atividades;
4. O coordenador organizará as respostas dos alunos por temas e similaridades, retornando para os alunos os aspectos principais abordados pelos alunos e oferecerá outras sugestões e propostas para debate entre o grupo;
5. O material trabalhado será o seguinte:
ATIVIDADE 1 - VÍDEO: Palestra com o Prof. Dr. Carlos Alberto Faraco sobre "Bases para uma pedagogia da variação linguística" encontrada no site da Abralin - Associação Brasileira de Linguística - https://www.youtube.com/watch?v=3kS-RHie0Zw
ATIVIDADE 2 - TEXTO: "Variação linguística e ensino de gramática" das professoras Edair Maria Görski e Izete Lehmkuhl Coelho, Docentes do Programa de Pós-graduação em Linguística – UFSC - http://www.uel.br/pos/ppgel/pages/arquivos/10749-39705-1-PB.pdf
ATIVIDADE 3 - VÍDEO: "Variação no português falado e escrito" encontrado no site da TV Escola, programa Salta para o Futuro - https://www.youtube.com/watch?v=brjq2WIHn64&t=86s
Cada uma das temáticas apresentadas e desenvolvidas será acompanhada de uma proposta didáticas de trabalho em sala de aula, conforme série de aprendizagem sugerida pelos participantes.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que os alunos possam compreender (1) a importância da socilinguística para o ensino da língua portuguesa, (2) a importância da relação entre língua e sociedade e a valorização da linguagem materna do aluno, (3) a importância da análise das interações linguísticas na escola, da relação entre linguagem e educação e da escola e do ensino de língua portuguesa para o combate ao preconceito linguístico e (4) o entendimento de que a variação linguística é algo inerente às línguas e que ocorre tanto na fala como na escrita.

Página gerada em 21/06/2025 21:16:05 (consulta levou 0.100758s)