Nome do Projeto
Contribuições da sociolinguistas para o ensino da língua portuguesa
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 10/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O curso de ensino busca dialogar com autores sobre a importância da sociolinguística para o ensino da língua portuguesa e sua importância para a formação acadêmica de alunos licenciados em Letras, para a melhor compreensão dos aspectos da diversidade linguística e social encontradas na sociedade brasileira, para a importância de trabalhar com a perspectiva da heterogeneidade linguística que está presente nos contextos escolares e de aprendizagem de línguas. e como esses aspectos podem ser potencializados no processo de ensino a aprendizagem das línguas.
Objetivo Geral
Oferecer aos alunos condições que lhes permitam compreender a importância da Sociolinguística para o processo de ensino de língua portuguesa, para a valorização da linguagem materna do aluno e de seu meio sócio-cultural.
Justificativa
O projeto de ensino justifica-se pelo oferecimento da possibilidade de contato com autores brasileiros renomados da área de sociolinguística, através de vídeos e textos selecionados e públicos, para que os alunos possam compreender melhor a relação entre linguagem e sociedade, conhecer as bases da sociolinguística e sobre que pilares se apoia, conhecer as principais contribuições dos teóricos mais importantes no Brasil, estudar os processos históricos de formação do português brasileiro, conhecer os principais estudos e tipos de variação linguística no português brasileiro, compreender metodologias de análise sociolinguística, compreender que a variação linguística pode se dar por localizações regionais, sexo, faixa etária, classe social, escolaridade etc, entender como se dá a mudança linguística ao longo do tempo, compreender a importância para o profissional de Letras do reconhecimento de que a gramática que todos nós utilizamos é variável, compreender a importância da sociolinguística como elemento de valorização do aluno, de seu dialeto materno e de seu meio cultural e compreender como a sociolinguística pode auxiliar no ensino de língua portuguesa.
Metodologia
O Projeto de Ensino será oferecido levando-se em conta a seguinte metodologia de trabalho:
1. Será disponibilizado aos alunos os endereços eletrônicos de dois vídeos e um artigo de periódico, todos de domínio público, para que os alunos assistam e leiam, orientados por questões propostas pelo coordenador do projeto;
2. Os alunos terão uma carga horária específica para assistir os vídeos e ler o artigo, e realizarem as questões propostas pelo coordenador;
3. Após cada proposta ou tarefa, os alunos encaminharão ao coordenador suas percepções, colocações e respostas sobre o que propôs o coordenador do projeto para cada uma das atividades;
4. O coordenador organizará as respostas dos alunos por temas e similaridades, retornando para os alunos os aspectos principais abordados pelos alunos e oferecerá outras sugestões e propostas para debate entre o grupo;
5. O material trabalhado será o seguinte:
ATIVIDADE 1 - VÍDEO: Palestra com o Prof. Dr. Carlos Alberto Faraco sobre "Bases para uma pedagogia da variação linguística" encontrada no site da Abralin - Associação Brasileira de Linguística - https://www.youtube.com/watch?v=3kS-RHie0Zw
ATIVIDADE 2 - TEXTO: "Variação linguística e ensino de gramática" das professoras Edair Maria Görski e Izete Lehmkuhl Coelho, Docentes do Programa de Pós-graduação em Linguística – UFSC - http://www.uel.br/pos/ppgel/pages/arquivos/10749-39705-1-PB.pdf
ATIVIDADE 3 - VÍDEO: "Variação no português falado e escrito" encontrado no site da TV Escola, programa Salta para o Futuro - https://www.youtube.com/watch?v=brjq2WIHn64&t=86s
Cada uma das temáticas apresentadas e desenvolvidas será acompanhada de uma proposta didáticas de trabalho em sala de aula, conforme série de aprendizagem sugerida pelos participantes.
1. Será disponibilizado aos alunos os endereços eletrônicos de dois vídeos e um artigo de periódico, todos de domínio público, para que os alunos assistam e leiam, orientados por questões propostas pelo coordenador do projeto;
2. Os alunos terão uma carga horária específica para assistir os vídeos e ler o artigo, e realizarem as questões propostas pelo coordenador;
3. Após cada proposta ou tarefa, os alunos encaminharão ao coordenador suas percepções, colocações e respostas sobre o que propôs o coordenador do projeto para cada uma das atividades;
4. O coordenador organizará as respostas dos alunos por temas e similaridades, retornando para os alunos os aspectos principais abordados pelos alunos e oferecerá outras sugestões e propostas para debate entre o grupo;
5. O material trabalhado será o seguinte:
ATIVIDADE 1 - VÍDEO: Palestra com o Prof. Dr. Carlos Alberto Faraco sobre "Bases para uma pedagogia da variação linguística" encontrada no site da Abralin - Associação Brasileira de Linguística - https://www.youtube.com/watch?v=3kS-RHie0Zw
ATIVIDADE 2 - TEXTO: "Variação linguística e ensino de gramática" das professoras Edair Maria Görski e Izete Lehmkuhl Coelho, Docentes do Programa de Pós-graduação em Linguística – UFSC - http://www.uel.br/pos/ppgel/pages/arquivos/10749-39705-1-PB.pdf
ATIVIDADE 3 - VÍDEO: "Variação no português falado e escrito" encontrado no site da TV Escola, programa Salta para o Futuro - https://www.youtube.com/watch?v=brjq2WIHn64&t=86s
Cada uma das temáticas apresentadas e desenvolvidas será acompanhada de uma proposta didáticas de trabalho em sala de aula, conforme série de aprendizagem sugerida pelos participantes.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que os alunos possam compreender (1) a importância da socilinguística para o ensino da língua portuguesa, (2) a importância da relação entre língua e sociedade e a valorização da linguagem materna do aluno, (3) a importância da análise das interações linguísticas na escola, da relação entre linguagem e educação e da escola e do ensino de língua portuguesa para o combate ao preconceito linguístico e (4) o entendimento de que a variação linguística é algo inerente às línguas e que ocorre tanto na fala como na escrita.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Claudio Roberto da Rosa Fabião | |||
MAURÍCIO MACHADO GONÇALVES | |||
PAULO RICARDO SILVEIRA BORGES | 4 |