Nome do Projeto
Tópicos Especiais II - Política, Mídia e Movimentos Sociais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
25/06/2020 - 17/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Os seminários abordam discussões centrais sobre Política, Mídia e Movimentos Sociais no Brasil estruturadas em sete encontros módulos. A partir de um recorte temporal que considera debates contemporâneos no país desde 2013, discutiremos algumas temáticas relevantes para a Sociologia no período. Dessa forma, as abordagens contemporâneas sobre mídias digitais e cultura serão trazidas, seguidas de uma discussão sobre vigilância, algoritmos e riscos à democracia, e uma aula sobre movimentos sociais, cultura e resistências. As próximas aulas versarão sobre as temáticas de gênero, política e violência pós 2013, política, migrações e refúgios, epidemia, política e debates contemporâneos e finalizaremos com a pesquisa com Mídias Digitais: Metodologias, Técnicas, Ferramentas e Questões Éticas.

Objetivo Geral

Possibilitar os/as estudantes acessarem debates teóricos contemporâneos e empiricamente orientados sobre as temáticas de Política, Mídia e Movimentos Sociais no Brasil notadamente a partir de 2013. Ademais, espera-se que os/as estudantes estabeleçam conexões entre as temáticas abordadas, em uma sociedade conectada em rede e auxiliar na elaboração de pesquisa social com mídias digitais, redes sociais e internet, sobretudo em um contexto de crise sanitária.

Justificativa

Os seminários Política, Mídia e Movimentos Sociais se justificam pela necessidade de integração da comunidade acadêmica, em especial os alunos da graduação em Ciências Sociais e da Pós-Graduação em Sociologia.

Metodologia

O curso terá início no dia 11 de junho de 2020 . Serão 7 encontros quinzenais (com exceção do primeiro) com aulas síncronas (formato de webconferência) de até 2hs, e exercícios complementares (atividades assíncronas) no AVA UFPel. As aulas síncronas serão nos dias 11 e 18 de junho; 2, 16 e 30 de julho e 13 e 27 de agosto.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se como resultado construir um diálogo acadêmico qualificado sobre questões relevantes na agenda de ensino de Sociologia contemporânea como vigilância, algoritmos e riscos à democracia, movimentos sociais, gênero, migrações, epidemia e questões relativas à pesquisa com Mídias Digitais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA TIMM KROLOW
ANTONIO LOURENCE KILA DE QUEIROZ
BEATRIZ FRANTZ ALVES
FRANCIELY SILVA RODRIGUES
Hermes Corrêa Dode Junior
LAURA FEIJÓ DE SOUZA
LAURA TONI BREGOLIN
Lara Roberta Rodrigues Facioli
SANDRO ADAMS
SIMONE DA SILVA RIBEIRO GOMES2
THAIS MADRUGA TABELIÃO

Página gerada em 19/04/2024 13:55:29 (consulta levou 0.143174s)