Nome do Projeto
Ciclo de Palestras – língua(gem) e ensino
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
06/07/2020 - 08/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Com a aprovação do calendário alternativo na Universidade Federal de Pelotas, no primeiro semestre de 2020, devido à pandemia que assola o país, o curso de Letras Português optou por não oferecer disciplinas, mas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Considerando a impossibilidade de os alunos terem atividades presenciais, a proposta de projetos deve valer-se das tecnologias de comunicação e informação (TICs). No entanto, é possível (e provável) que muitos alunos não possuam aparelhos ou acesso à internet para acompanhar as atividades propostas, o que impossibilitou a oferta de disciplinas e a opção pelos projetos, cuja adesão é optativa. É nessa realidade que se insere o presente projeto de ensino, destinado a todos os alunos dos diversos curso de Letras do Centro de Letras e Comunicação da UFPel, com o objetivo de discutir a relação entre as diversas áreas/disciplinas do curso e o ensino de Língua Portuguesa.
Objetivo Geral
Objetivo geral:
Apresentar a relação entre áreas do curso de Letras-Português e as atividades de ensino docente na escola, a fim de que os alunos entendam a relação teoria-prática.
Objetivos específicos:
- destacar a importâncias das disciplinas do curso para a formação docente;
- possibilitar que, nos estágios, os alunos relacionem os conteúdos estudados e a prática docente;
- apresentar algumas das subáreas das áreas de Letras e Linguística e sua relação com o ensino;
- destacar a especialização dos professores em áreas diferentes do curso.
Apresentar a relação entre áreas do curso de Letras-Português e as atividades de ensino docente na escola, a fim de que os alunos entendam a relação teoria-prática.
Objetivos específicos:
- destacar a importâncias das disciplinas do curso para a formação docente;
- possibilitar que, nos estágios, os alunos relacionem os conteúdos estudados e a prática docente;
- apresentar algumas das subáreas das áreas de Letras e Linguística e sua relação com o ensino;
- destacar a especialização dos professores em áreas diferentes do curso.