Nome do Projeto
Ciclo de Palestras – língua(gem) e ensino
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
06/07/2020 - 08/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Com a aprovação do calendário alternativo na Universidade Federal de Pelotas, no primeiro semestre de 2020, devido à pandemia que assola o país, o curso de Letras Português optou por não oferecer disciplinas, mas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Considerando a impossibilidade de os alunos terem atividades presenciais, a proposta de projetos deve valer-se das tecnologias de comunicação e informação (TICs). No entanto, é possível (e provável) que muitos alunos não possuam aparelhos ou acesso à internet para acompanhar as atividades propostas, o que impossibilitou a oferta de disciplinas e a opção pelos projetos, cuja adesão é optativa. É nessa realidade que se insere o presente projeto de ensino, destinado a todos os alunos dos diversos curso de Letras do Centro de Letras e Comunicação da UFPel, com o objetivo de discutir a relação entre as diversas áreas/disciplinas do curso e o ensino de Língua Portuguesa.
Objetivo Geral
Objetivo geral:
Apresentar a relação entre áreas do curso de Letras-Português e as atividades de ensino docente na escola, a fim de que os alunos entendam a relação teoria-prática.
Objetivos específicos:
- destacar a importâncias das disciplinas do curso para a formação docente;
- possibilitar que, nos estágios, os alunos relacionem os conteúdos estudados e a prática docente;
- apresentar algumas das subáreas das áreas de Letras e Linguística e sua relação com o ensino;
- destacar a especialização dos professores em áreas diferentes do curso.
Apresentar a relação entre áreas do curso de Letras-Português e as atividades de ensino docente na escola, a fim de que os alunos entendam a relação teoria-prática.
Objetivos específicos:
- destacar a importâncias das disciplinas do curso para a formação docente;
- possibilitar que, nos estágios, os alunos relacionem os conteúdos estudados e a prática docente;
- apresentar algumas das subáreas das áreas de Letras e Linguística e sua relação com o ensino;
- destacar a especialização dos professores em áreas diferentes do curso.
Justificativa
Apenas ao realizarem os estágios supervisionados, a partir do 5º semestre, é que os alunos buscam fazer a relação teoria-prática. Até então, o curso está estruturado de forma a ofertar as disciplinas teóricas que fazem parte da formação básica para o conhecimento necessário à área. De disciplinas pedagógicas, voltadas a questões da questão da linguagem e ensino, consta apenas no currículo Linguística Aplicada, no terceiro semestre e Ensino de Língua Portuguesa e Ensino de Literatura, ambos no quinto semestre. Dessa forma, o aluno, ao chegar no estágio, tem dificuldade em entender o que as diversas disciplinas que cursa têm a ver com seu futuro trabalho como docente, bem como é-lhe difícil retomar o conteúdo dessas disciplinas na prática. Assim, este projeto se justifica na medida em que se pretende apresentar e discutir as áreas do curso e a sua relação com o ensino de língua(gens) na escola.
Metodologia
Metodologia
Para a realização do projeto, serão apresentadas palestras pelos professores envolvidos relacionando as disciplinas do curso e o ensino de língua(gens). Cada palestra terá a duração de uma hora, em que o docente discorrerá sobre sua área e/ou pesquisa e no que ela contribui para a formação docente. O número de vagas é de 40 alunos dos diversos cursos de licenciatura em Letras da UFPel e cada encontro será realizado às terças-feiras, das 19 às 20h, por meio de plataforma digital.
Para a realização do projeto, serão apresentadas palestras pelos professores envolvidos relacionando as disciplinas do curso e o ensino de língua(gens). Cada palestra terá a duração de uma hora, em que o docente discorrerá sobre sua área e/ou pesquisa e no que ela contribui para a formação docente. O número de vagas é de 40 alunos dos diversos cursos de licenciatura em Letras da UFPel e cada encontro será realizado às terças-feiras, das 19 às 20h, por meio de plataforma digital.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que os alunos apresentem uma maior compreensão por que disciplinas não voltadas à prática são importantes para sua formação docente, procurando estabelecer um repertório de conhecimentos que, de forma crítica, contribua para sua atuação como docente, tanto nos estágios obrigatórios quanto na sua prática depois de formado.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE NEUSCHRANK | 2 | ||
ANA CLARA MOLINA DOS SANTOS | |||
ANGELICA MENDES ASCARI | |||
BIANCA NOVELINI KICKHOFEL | |||
BRUNA TEIXEIRA CORRÊA | |||
CAMILA FRANZ MARQUEZ | |||
CARMEN LUCIA BARRETO MATZENAUER | 2 | ||
CATHARINA GONCALVES MESA | |||
CLEIDE INES WITTKE | 2 | ||
DAIZI SOUZA DE PAULA | |||
Décio Coitinho Ferret | |||
EMILI ALVES DE SOUZA | |||
ENDRIELE MATTOS SILVEIRA | |||
FERNANDO MACHADO FOLHA NETO | |||
FRANCYNE DE OLIVEIRA DIAS | |||
Franklin Furtado Ieck | |||
GABRIEL ZARDO DE OLIVEIRA | |||
GABRIELE OLIVEIRA DA CUNHA | |||
GIANE WEIZER ARMESTO | |||
GIOVANI DE SOUZA BARBOSA | |||
JANAÍNA BUCHWEITZ E SILVA | |||
JESSÉ CARVALHO LEBKUCHEN | |||
JHULY NOLASCO MADRUGA | |||
JOAO LUIS PEREIRA OURIQUE | 2 | ||
JULIENE DA SILVA PEREIRA | |||
KARINA GIACOMELLI | 12 | ||
KEVIN SILVA BLANK | |||
LAIZ SANTOS DO NASCIMENTO | |||
LIZIANE GUIMARAES SILVEIRA | |||
LUCIANA IOST VINHAS | 2 | ||
LUCIANE SILVA DE SOUZA | |||
LUIZA PEREIRA HOLBIG | |||
Letícia Garcia Silva | |||
Lia Cristina Ceron | |||
MARIANA SILVEIRA RAVAZA | |||
MISAEL KRÜGER LEMES | |||
Matheus Peres Castanho | |||
MÔNICA FERREIRA CASSANA | 2 | ||
NATALIA SILVA DOS PASSOS | |||
NESSANA DE OLIVEIRA PEREIRA | |||
ROBERTA VIEIRA DA SILVA | |||
THALENA EVANGELISTA SANTOS | |||
VIVIANE DA COSTA WREGE | |||
WILLIAM MOTTA AFONSO | |||
ZANDER SOARES DA SILVA JUNIOR |