Nome do Projeto
Grupo de Estudos sobre Análise de Discurso e Gênero
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 22/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Os debates contemporâneos em torno conceito de gênero promovem uma profusão de sentidos a respeito dessa noção, uma vez que questões relativas aos movimentos de gênero - tal como o(s) movimento(s) feminista(s) - vêm sendo discutidas por diversos campos do conhecimento, tendo cada área contribuído a partir de seu olhar teórico. Por ser uma noção que interessa a diversas áreas, os Estudos de Gênero podem e devem ser discutidos por todos aqueles que se interessam pela relação sujeito e sociedade, no escopo das ciências humanas e sociais em geral. Por esse motivo, também aos Estudos da Linguagem se faz necessária essa reflexão, já que a relação dos sujeitos com o mundo é possível porque está mediada pela linguagem. Assim, tendo como ponto de partida os pressupostos teóricos da Análise de Discurso, pretende-se criar um espaço de estudo e compreensão do modo como a linguagem pode se articular com os Estudos de Gênero, a partir da leitura de textos teóricos e da discussão de formas de aplicação dos conceitos estudados em materialidades linguísticas e discursivas variadas, contribuindo para o desenvolvimento da leitura crítica de textos e do exercício de análise e interpretação.

Objetivo Geral

Ler textos de campos teóricos diversos, que abordem a noção de gênero, discutindo como a teoria da Análise de Discurso pode contribuir na apropriação desses conceitos bem como analisar diferentes materialidades textuais/discursivas que dialoguem com a proposta apresentada.

Justificativa

Esse projeto se justifica pela necessidade de debates que aprofundem a discussão entre gênero e linguagem no campo teórico da área das Letras, haja vista a crescente discussão em torno da relação entre movimentos sociais e a linguagem. Por se tratar de um grupo de ensino, é uma atividade complementar, proposta aos estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Letras e Bacharelado em Jornalismo, que visa a melhoria e a complementação dos estudos no âmbito da área da Linguagem. Pela amplitude da proposta, poderão participar outros interessados, em especial os pesquisadores ligados ao Laboratório de Estudos em Análise do Discurso (LEAD). Por esse motivo, essa ação pode ser considerada uma proposta interdisciplinar, devido ao fato de reunir alunos com interesses em comum de diferentes cursos de graduação, bem como outros interessados. Como o campo de estudos é bastante heterogêneo, cada envolvido poderá colaborar com o grupo de acordo com saberes prévios, de sua área de atuação, com o objetivo de estabelecer um lugar para a noção de gênero na perspectiva dos Estudos da Linguagem.

Metodologia

O grupo se reunirá semanalmente para que sejam discutidas as leituras e as formas de aplicação dos conceitos trabalhados em materialidades textuais/discursivas diversas.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que, durante a execução do projeto, o grupo:
- elabore anotações, fichamentos e resumos dos textos teóricos lidos;
- participe da discussão dos textos, apropriando-se dos conceitos trabalhados;
- socialize análises/propostas de análises de textos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLA ESCOUTO DE VARGAS
ETHIANE DUARTE DE MELO
GABRIEL ZARDO DE OLIVEIRA
GABRIELA CHAVES MARRA
GABRIELA DA SILVA DE MESQUITA
ISABELLA DE FARIAS BRANDOLIN LEITE
JONAS AFONSO DE OLIVEIRA
LAUREN AIRES CORREA
MARIANA SOARES DA FONSECA
MÔNICA FERREIRA CASSANA3
VYRNA STEFANY SILVA DE JESUS

Página gerada em 26/04/2024 06:52:40 (consulta levou 0.129200s)