Nome do Projeto
Morfologia: uma introdução
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
13/07/2020 - 18/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto ora proposto tem o objetivo de lançar as bases iniciais para o estudo da área científica conhecida por morfologia. Esta proposta é direcionada aos alunos dos cursos de Letras do Centro de Letras e Comunicação da UFPel, com vistas ao exercício de reflexão teórica sobre a estrutura da língua, em especial o componente morfológico. O projeto alimenta a disciplina de Língua Portuguesa: Morfologia – integrante do leque de cadeiras obrigatórias dos cursos de Letras do Centro de Letras e Comunicação –, por oferecer subsídios teóricos e metodológicos relativos à referida área dos estudos da linguagem, como incremento do processo de construção do saber por parte do aluno, mediante a viabilização de um roteiro de leituras seguido de atividades complementares sobre os temas abordados. Organiza-se, assim, o projeto sob uma única ação: um grupo de estudos que desenvolverá leituras dirigidas, efetuará exercícios sobre os principais tópicos abordados e, ainda, colherá sugestões de leitura a partir de relevante material bibliográfico (Azeredo (2000); Freitas (2007); Lyons (1979); Perini (2003); Rosa (2000); Silva & Medeiros (2016); Schwindt (2014)). Intenta-se, desta feita, contribuir para a reflexão acerca dos fatos linguísticos do português e sua necessária descrição e análise, de cujo domínio o profissional da área de Letras não pode prescindir.
Objetivo Geral
Objetivo geral:
- Subsidiar a reflexão sobre o componente morfológico da língua portuguesa.
Objetivos específicos:
- Desenvolver conceitos fundamentais relativos à morfologia da língua portuguesa.
- Discorrer sobre fenômenos morfológicos do português brasileiro.
- Analisar fatos linguísticos de cunho morfológico e suas possíveis interfaces.
- Fomentar o exercício do pensamento científico.
- Avaliar a importância do conhecimento teórico e metodológico para o futuro professor de Letras.
- Discutir sobre a ampliação do conhecimento teórico discente na presente área dos estudos da linguagem – a morfologia.
- Subsidiar a reflexão sobre o componente morfológico da língua portuguesa.
Objetivos específicos:
- Desenvolver conceitos fundamentais relativos à morfologia da língua portuguesa.
- Discorrer sobre fenômenos morfológicos do português brasileiro.
- Analisar fatos linguísticos de cunho morfológico e suas possíveis interfaces.
- Fomentar o exercício do pensamento científico.
- Avaliar a importância do conhecimento teórico e metodológico para o futuro professor de Letras.
- Discutir sobre a ampliação do conhecimento teórico discente na presente área dos estudos da linguagem – a morfologia.
Justificativa
Os alunos dos cursos de Letras, no presente caso aqueles que chegam ao terceiro semestre letivo, em cuja etapa é desenvolvida a disciplina de Língua Portuguesa: Morfologia, estão construindo paulatinamente o conhecimento formal de que não prescinde o futuro professor para o pleno exercício da atividade docente. Por conseguinte, defende-se que a proposição deste projeto concorre para o necessário e imprescindível aprimoramento na formação linguística discente.
Metodologia
A metodologia de trabalho prevê a leitura orientada de seções das referidas obras. Da mesma forma, a cada semana serão disponibilizados exercícios sobre tópicos desenvolvidos nos textos, além de sugestões de leitura que podem propiciar aprofundamento de aspectos sobre os quais o presente projeto não pretende debruçar-se, haja vista assumir o caráter introdutório à morfologia da língua.
Indicadores, Metas e Resultados
- Estimular a ampliação do saber científico relativo à área de estudos da linguagem conhecida pelo rótulo de morfologia.
- Contribuir para a formação teórica do alunado dos cursos de Letras.
- Alicerçar um sólido arcabouço teórico para o futuro professor da área de Letras.
- Discutir com propriedade aspectos atinentes à estrutura e ao funcionamento da língua portuguesa.
- Contribuir para a formação teórica do alunado dos cursos de Letras.
- Alicerçar um sólido arcabouço teórico para o futuro professor da área de Letras.
- Discutir com propriedade aspectos atinentes à estrutura e ao funcionamento da língua portuguesa.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AUGUSTO GONÇALVES SOUZA | |||
CINTIA DA COSTA ALCANTARA | 6 | ||
GEANE DANIELE RÖPKE ZITZKE | |||
JAQUELINE CARDOSO DOS SANTOS | |||
Jehssy Kerwald Santana | |||
Patricia Fernandes dos Santos | |||
RITA DE CASSIA GOMES OREQUES | |||
VITORIA DAS NEVES BETEMPS |