Nome do Projeto
Morfologia: uma introdução
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
13/07/2020 - 18/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto ora proposto tem o objetivo de lançar as bases iniciais para o estudo da área científica conhecida por morfologia. Esta proposta é direcionada aos alunos dos cursos de Letras do Centro de Letras e Comunicação da UFPel, com vistas ao exercício de reflexão teórica sobre a estrutura da língua, em especial o componente morfológico. O projeto alimenta a disciplina de Língua Portuguesa: Morfologia – integrante do leque de cadeiras obrigatórias dos cursos de Letras do Centro de Letras e Comunicação –, por oferecer subsídios teóricos e metodológicos relativos à referida área dos estudos da linguagem, como incremento do processo de construção do saber por parte do aluno, mediante a viabilização de um roteiro de leituras seguido de atividades complementares sobre os temas abordados. Organiza-se, assim, o projeto sob uma única ação: um grupo de estudos que desenvolverá leituras dirigidas, efetuará exercícios sobre os principais tópicos abordados e, ainda, colherá sugestões de leitura a partir de relevante material bibliográfico (Azeredo (2000); Freitas (2007); Lyons (1979); Perini (2003); Rosa (2000); Silva & Medeiros (2016); Schwindt (2014)). Intenta-se, desta feita, contribuir para a reflexão acerca dos fatos linguísticos do português e sua necessária descrição e análise, de cujo domínio o profissional da área de Letras não pode prescindir.

Objetivo Geral

Objetivo geral:
- Subsidiar a reflexão sobre o componente morfológico da língua portuguesa.

Objetivos específicos:
- Desenvolver conceitos fundamentais relativos à morfologia da língua portuguesa.
- Discorrer sobre fenômenos morfológicos do português brasileiro.
- Analisar fatos linguísticos de cunho morfológico e suas possíveis interfaces.
- Fomentar o exercício do pensamento científico.
- Avaliar a importância do conhecimento teórico e metodológico para o futuro professor de Letras.
- Discutir sobre a ampliação do conhecimento teórico discente na presente área dos estudos da linguagem – a morfologia.

Justificativa

Os alunos dos cursos de Letras, no presente caso aqueles que chegam ao terceiro semestre letivo, em cuja etapa é desenvolvida a disciplina de Língua Portuguesa: Morfologia, estão construindo paulatinamente o conhecimento formal de que não prescinde o futuro professor para o pleno exercício da atividade docente. Por conseguinte, defende-se que a proposição deste projeto concorre para o necessário e imprescindível aprimoramento na formação linguística discente.

Metodologia

A metodologia de trabalho prevê a leitura orientada de seções das referidas obras. Da mesma forma, a cada semana serão disponibilizados exercícios sobre tópicos desenvolvidos nos textos, além de sugestões de leitura que podem propiciar aprofundamento de aspectos sobre os quais o presente projeto não pretende debruçar-se, haja vista assumir o caráter introdutório à morfologia da língua.

Indicadores, Metas e Resultados

- Estimular a ampliação do saber científico relativo à área de estudos da linguagem conhecida pelo rótulo de morfologia.
- Contribuir para a formação teórica do alunado dos cursos de Letras.
- Alicerçar um sólido arcabouço teórico para o futuro professor da área de Letras.
- Discutir com propriedade aspectos atinentes à estrutura e ao funcionamento da língua portuguesa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AUGUSTO GONÇALVES SOUZA
CINTIA DA COSTA ALCANTARA6
GEANE DANIELE ROPKE ZITZKE
JAQUELINE CARDOSO DOS SANTOS
Jehssy Kerwald Santana
Patricia Fernandes dos Santos
RITA DE CASSIA GOMES OREQUES
VITORIA DAS NEVES BETEMPS

Página gerada em 23/04/2024 21:12:17 (consulta levou 0.142161s)