Nome do Projeto
PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA, APTIDÃO FÍSICA E FATORES ASSOCIADOS: UM ESTUDO DE COORTE COM ESCOLARES
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
03/08/2020 - 30/06/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A prática regular de atividade física desempenha um importante papel na promoção da saúde e na redução dos fatores de risco para a ocorrência de diversas doenças crônicas não transmissíveis. Apesar dessas evidências e do aumento da veiculação de informações sobre os benefícios da prática de atividade física, houve um aumento da inatividade física entre adolescentes (10-19 anos) nos últimos anos. O ambiente escolar é um local privilegiado para estudo e discussão sobre a promoção de um estilo de vida saudável entre adolescentes. O monitoramento da aptidão física, atividade física e de outros comportamentos dos adolescentes escolares são importantes instrumentos de informação às instituições, podendo fornecer subsídios para as políticas públicas. Uma avaliação prospectiva realizada com adolescentes escolares investigando esses aspectos, registrando suas variações ao longo de um período da vida escolar, com pequenos intervalos entre os acompanhamentos, poderá adicionar dados relevantes à literatura científica. Assim sendo, este estudo objetiva investigar prospectivamente, por dois anos consecutivos, o efeito do estresse sobre a prática de atividade física, além de comparar os diferentes pontos de corte recomendados para a prática de atividade física e a aptidão física entre escolares entre 13 e 19 anos. Foi realizado um estudo prospectivo, que acompanhou os alunos ingressantes no Instituto Federal Sul-rio-grandense do campus Pelotas (IF-Sul Pelotas) em três momentos. O delineamento longitudinal permitirá investigar em cada acompanhamento os padrões, motivações e barreiras para a prática de atividade física. Análises transversais permitirão estabelecer a relação entre a prática de atividade física regular e a aptidão física aeróbia.

Objetivo Geral

1. Explorar a relação entre pontos de corte da prática de atividade física semanal (150/ 300/ 420 minutos) e a aptidão física cardiorrespiratória em adolescentes, controlando para estágio maturacional e composição corporal.

2. Descrever a associação entre as barreiras e motivações com a prática de atividade física em uma coorte de escolares de uma escola pública do sul do Rio Grande do Sul.

Justificativa

A relação entre a prática de atividade física e sua relevância para a manutenção ou melhora da saúde está estabelecida em diversos estudos7,17,29–31,25,32, enquanto outros demonstram a alta prevalência de inatividade física entre adolescentes14,15,. Embora exista uma produção do conhecimento considerável sobre os determinantes da atividade física23,2428, 29, faz-se necessário uma melhor compreensão sobre as relações entre essa prática e as barreiras e motivações118,119.
Na revisão realizada nas principais bases de dados (PubMed/MEDLINE, Web of Science, SPORTDiscus, LILACS, PsycInfo, e ADOLEC) não foram encontrados estudos brasileiros que tenham realizado acompanhamento longitudinal (do tipo coorte) com essa temática. Os descritores utilizados para essa busca foram “exercise”, “physical effort”, “physical fitness”, “sports”, “physical activity”, “motor activity”, “motivation”, “barriers”, “adolescent”, “adolescence”, “young”, “youth”, “teenager”, “teenage”, “children” e “childhood”.
Estudos desenvolvidos em países de renda baixa e média, como o Brasil, podem evidenciar aspectos peculiares nas associações em estudo como foi citado anteriormente na sessão de revisão de literatura. As determinações tanto das exposições quanto do desfecho podem diferir de acordo com a realidade do local onde as pessoas vivem, tornando- a de extrema relevância para maior compreensão desta associação.
Outra lacuna identificada foi a falta de pesquisas avaliando a relação entre a prática de atividade física e a aptidão física cardiorrespiratória em adolescentes117. Estudos sobre esta relação poderão comparar as recomendações para a prática de atividade física e os níveis adequados de aptidão física.

Metodologia

Para realização deste projeto, foi estabelecida uma parceria entre o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – Campus Pelotas, com professores e alunos dos Programas de Pós-graduação em Epidemiologia (PPGE) e em Educação Física (PPGEF), ambos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).Como resultado, foi elaborado um projeto de pesquisa conjunto, o qual foi submetido à apreciação e solicitação de financiamento para o Edital 05/2013 – PROPESP do Instituto Federal Sul- Rio-Grandense.
A amostra deste projeto foi composta de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) – campus Pelotas. Estudo prospectivo observacional, baseado no acompanhamento dos alunos ingressantes no IF-Sul – Pelotas desde o ingresso. O delineamento longitudinal permitirá investigar em cada um dos acompanhamentos previstos algumas das influências para a manutenção ou mudança nos padrões de prática de atividade física entre os adolescentes no decorrer desse período. Foram excluídos do estudo os adolescentes com alguma deficiência física severa ou qualquer doença que impossibilite a prática de atividade física de forma crônica.
Para avaliar o nível de atividade física foi utilizado um questionário validado para adolescentes por Bastos40, baseado em uma lista de práticas de atividade física, investigando frequência e duração das atividades realizadas no lazer e atividades extraclasse (ANEXO II). O referido questionário tem sido utilizado em diversos estudos de base populacional40,41. O deslocamento ativo será avaliado pela seção específica de deslocamento da versão longa do International Physical Activity Questionnaire (IPAQ), instrumento utilizado em estudos nacionais e internacionais sobre atividade física.
A prática de atividade física no lazer e no deslocamento foi avaliada em todos os acompanhamentos. Serão considerados ativos os adolescentes que atingirem a recomendação de 300 minutos de atividade física/semana122.


As barreiras para a prática de atividade física foram avaliadas com o instrumento validado em adolescentes brasileiros61,123, elaborado por Santos e colaboradores123, o qual possui boa validade e fidedignidade (ANEXO II).
As motivações para a prática de atividade física no lazer serão mensuradas pelo instrumento Recreational Exercise Motivation Measure (REMM), proposto por Rogers & Morris (2003)88. O instrumento foi traduzido pelo autor principal deste projeto e, posteriormente, enviado para revisão de um expert na área de atividade física e saúde (Dr. Pedro Curi Hallal), onde foram sugeridas poucas modificações e todas acatadas (ANEXO II). Assim como a atividade física, barreiras e motivações foram avaliadas em todos os períodos de coleta.

O consumo máximo de Oxigênio (VO2max) foi estimado pelo teste de ‘Vai-e-Vem’ de 20 metros (LEGER, 1982)125. Este teste foi desenvolvido para avaliar a capacidade aeróbia máxima de crianças escolares, adultos saudáveis e atletas126. É composto por múltiplos estágios progressivos demarcados por sinais sonoros nos quais os participantes devem coincidir sua chegada ao final de 20 metros. O início da avaliação é realizado em uma velocidade de trote/corrida lenta até atingir um estágio onde o candidato não consegue acompanhar o ritmo imposto pelo sinal sonoro. O diferencial deste teste frente a outros, como os protocolos de Bruce127 ou de Balke128 utilizados em esteiras ou ciclos ergômetros, é utilizar materiais de fácil acesso e espaço relativamente pequeno, podendo ser realizado com um grande grupo de indivíduos em cada avaliação.
Existem limitações inerentes de um teste indireto máximo e a margem de erro de predição do VO2max pode variar de 10% a 20%129. Ressalta-se, entretanto, que serão seguidos as padronizações recomendadas do teste a fim de minimizar possíveis vieses130. Haverá incentivos verbais para realização do teste, os quais são fatores importantes no desempenho109. No item Logística há maior detalhamento da aplicação do teste. Após a realização do teste será anotado o último estágio alcançado pelo avaliado e, posteriormente, o indivíduo terá seu VO2max estimado (Tabela 1).

A composição corporal foi avaliada em todos os acompanhamentos previstos para o estudo utilizando as dobras cutâneas do tríceps e da panturrilha, segundo o protocolo de Slaughter132,133. Apesar de ser um método duplamente indireto, foi observado uma correlação de 0,84 quando comparado com a única medida considerada direta – dissecação de cadáver134.
As dobras cutâneas têm sido bastante utilizadas em estudos de composição corporal e em estudos epidemiológicos, com objetivo de predizer a gordura corporal utilizando equações de regressão135,136. Além de serem apropriadas para estimar o percentual de gordura entre os adolescentes, possuem baixo custo operacional, boa aplicabilidade em grandes grupos, rapidez e facilidade na aquisição das medidas. No entanto, a padronização dos avaliadores e pontos de medidas e procedimentos podem ser fontes de erro e importante limitador da utilização deste método. Para minimização dos erros e agilidade nas avaliações, além de um treinamento periódico, foi designado um avaliador considerado padrão ouro para o pinçamento das dobras cutâneas e outro avaliador para demarcar os pontos de medida.
Nas análises iniciais, será utilizada a equação proposta por Slaughter132 para estimar o percentual de gordura dos adolescentes, sendo:
Meninos = 0,735 (tríceps + panturrilha) + 1.0
Meninas = 0,610 (tríceps + panturrilha) + 5.1

As análises dos dados serão realizadas no programa estatístico Stata, versão 12.1 e serão apresentadas na sequência, de acordo com os dois artigos originais propostos neste projeto. A oscilação ou manutenção da associação entre a prática de atividade física e o estresse percebido ao longo dos acompanhamentos será avaliada de acordo com associações transversais realizadas em cada um dos seis acompanhamentos, comparando os minutos semanais de atividade física e a classificação em tercis do estresse percebido. Análises longitudinais serão realizadas por meio da associação de diferentes níveis de exposição ao estresse percebido durante os acompanhamentos com a prática de atividade física no final do período de avaliação. Modelos de regressão (Linear e Poisson) serão utilizados para controle dos fatores de confusão e para testar interação entre as principais variáveis de exposição.
Para o artigo que avaliará a relação entre a prática de atividade física e a aptidão física cardiorrespiratória será realizada uma análise transversal de acordo com o modelo de análise apresentado. A unidade de análise não será mais o indivíduo, e sim, cada avaliação realizada nos seis acompanhamentos. Será utilizado um modelo de regressão logística dicotomizando a exposição à atividade física de acordo com diferentes pontos de corte e comparando-a com os valores de referência para a aptidão física cardiorrespiratória. Serão realizadas ainda análises estratificadas por sexo e estágio maturacional (Tanner). O controle dos fatores de confusão e o teste de interação serão efetuados por meio dos modelos de regressão (Logística e Poisson).
Por fim, serão realizados testes de sensibilidade e especificidade por meio da Curva ROC evidenciando os pontos de corte da prática de atividade física semanal que apresentam maiores valores de referência da aptidão física cardiorrespiratória.

Indicadores, Metas e Resultados

Formação de recursos humanos. Pelo menos uma tese de doutoramento será realizada com os dados deste projeto, podendo ainda haver a contribuição de outros discentes de graduação e pós-graduação;

Redação de artigos científicos, a serem submetidos a periódicos científicos internacional;

O avanço de conhecimento proporcionado pela execução do projeto possibilitará ainda o planejamento de ações efetivas para melhorias na saúde da população-alvo, sobretudo sobre nível de atividade física, aptidão física e composição corporal

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FELIPE FOSSATI REICHERT3
MARCIO BOTELHO PEIXOTO

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