Nome do Projeto
Grupo de estudos em Economia solidária, sustentabilidade e tecnologias sociais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
13/07/2020 - 30/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Trata-se de grupo de estudos teóricos sobre as temáticas relacionadas à economia solidária, sustentabilidade e autogestão, bem como de aspectos metodológicos no que se refere à incubação de empreendimentos econômico solidários. O curso é proposto como uma ação coletiva e interdisciplinar do Tecsol (Núcleo de estudos e extensão em tecnologias sociais e economia solidária - UFPel), sendo aberto a estudantes de todas as áreas da UFPel. Acontecerão encontros semanais em plataforma virtual de reuniões e todos os participantes serão responsáveis pela leitura da bibliografia indicada.

Objetivo Geral

O objetivo do projeto é ampliar a rede de pessoas comprometidas com a temática da economia solidária, pela formação de acadêmicos das mais variadas áreas através da promoção do debate teórico a respeito e aproximação da prática através da abordagem participativa de experiências do grupo e de convidados externos.

Justificativa

Entendemos que é de fundamental relevância produzir, na universidade, espaços em que os estudantes tenham a oportunidade de contatar com modos de organização do trabalho contra-hegemônicos em relação à lógica capitalista, pouco sustentável e hierárquica. As formas associativistas e cooperativas de trabalho, bem como seus princípios norteadores, e o papel da universidade ao fomentá-las serão objeto destas atividades de formação. Propomos o presente projeto considerando a integração entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, que caracteriza a universidade, de modo a permitir que os estudantes envolvidos em ações extensionistas do núcleo Tecsol possam construir aprofundamento teórico sobre as temáticas caras às práticas do núcleo. As crises econômicas e ambientais costumam suscitar as organizações coletivas de trabalho e as propostas relacionadas à sustentabilidade ambiental, de modo que segue se reatualizando a relevância dos temas a serem abordados no grupo de estudos. O conceito de tecnologias sociais, que também perpassará as atividades de formação é de fundamental importância para promover uma universidade atenta às demandas da comunidade em que se insere e disposta a construir soluções coletivamente com ela. A pandemia expõe a sociedade o repensar de suas práticas e os modos de produção e de consumo devem ser uma das temáticas centrais na formação integral dos acadêmicos.

Metodologia

O projeto organizar-se-á na forma de grupo de estudos, com encontros semanais. A cada encontro um integrante do Núcleo será responsável por mediar a discussão, de modo a permitir que todos os participantes possam ter oportunidade de participar do debate. Além da função de mediação, contaremos com um convidado a cada semana que tem se dedicado ao estudo do tema proposto para aquele encontro. A função do convidado, que indicará previamente texto a ser lido pelos participantes, será discutir com elas essa produção teórica, podendo ser ou não de sua autoria. A ferramenta virtual permitirá convidar pessoas com experiências importantes nos temas propostas de outros lugares do País, e, até, de fora dele, a fim de trazer a atualidade do pensamento e práticas A cada encontro, haverá também participantes responsáveis por elencar questões do texto indicado pelo convidado a serem debatidas pelo coletivo. Os demais integrantes também terão oportunidade de sugerir questões, com a mediação do membro do Tecsol responsável por isso no referido encontro.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos que os participantes construam um conhecimento introdutório nas temáticas a serem debatidas, de modo a relacioná-los a outras de suas atividades acadêmicas, no ensino, pesquisa ou extensão. Também esperamos que a construção destes conhecimentos se dê de forma crítica e implicada, pelo coletivo de professores e estudantes que constituirá o grupo. DA mesma forma, possam modifciar-se enquanto cidadãos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRÉ LUÍS RIBEIRO RAUGUST
ANTONIEL SAMPAIO FERREIRA
ANTONIO CARLOS MARTINS DA CRUZ5
BRUNA BOETTGE SIGALES
CARLOS GASSEN NASCIMENTO
CARLOS OLIVEIRA JACQUES NETO
DANIELA APARECIDA MOREIRA
HENRIQUE ANDRADE FURTADO DE MENDONCA5
JACKELINE VIEIRA LIMA
JOSÉ LUÍS SANT'HELENA RIBEIRO
LAÍS VARGAS RAMM5
LUIZ FILIPE DAME SCHUCH4
MAIARA ALMEIDA AMARAL
Michele da Silva Teixeira
Otávio Matos Tavares
SONIA BIAZUS
SONIA DERLI SOARES ARNOLD

Página gerada em 25/04/2024 09:20:16 (consulta levou 0.213103s)