Nome do Projeto
Temas significativos em Medicina Veterinária – TEMV III
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 31/10/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O presente Projeto de Ensino tem como foco principal oportunizar espaços de aprendizagem e discussão sobre temáticas significativas vinculadas à Medicina Veterinária, que serão desenvolvidos de forma remota. O Projeto pretende contribuir com o processo continuado de formação dos/as estudantes da Turma Especial de Medicina Veterinária III, integrando professores de diferentes disciplinas e áreas do Curso. Estão previstas a abordagem de temas como Saneamento, Clínica Médica em Pequenos Animais, Clínica Cirúrgica, Reprodução Animal, Educação em COVID 19, Agroecologia, entre outros, que buscarão dialogar com as demandas e as experiências vivenciadas por nossos/as educandos/as em seus acampamentos e/ou assentamentos em seu tempo-comunidade. Tais temas serão tratados através de atividades síncronas e assíncronas, de forma a garantir o acesso de todos/as os/as discentes às discussões desenvolvidas.

Objetivo Geral

Oportunizar aos/às discentes da Turma Especial de Medicina Veterinária III momentos de reflexão e aprendizagem sobre temáticas significativas do campo da Medicina Veterinária através de propostas desenvolvidas de forma remota.

Justificativa

Tendo em vista a necessidade de oportunizar espaços de ensino e aprendizagem para os/as educandos/as da Turma Especial de Medicina Veterinária III e garantir uma formação qualificada na modalidade de ensino remoto, foram elaboradas uma série de propostas que se consubstanciaram neste Projeto de Ensino. Destaca-se que foi realizado um mapeamento das condições de acesso destes/as educandos/as, que revelou a ausência de sinal, internet e ferramentas/equipamentos adequados por parte significativa dos/as mesmos/as. Assim, se evidenciou a necessidade de criarmos propostas alternativas, que contemplassem atividades síncronas e assíncronas e, assim, pudessem ser acompanhadas pela maior parte da Turma. Neste sentido, foram realizadas reuniões com professores/as do Curso cujas áreas e disciplinas estão vinculadas ao semestre correspondente da Turma III, de forma que os temas e ações previstas dialogam com os conteúdos e com a etapa da referida Turma no Curso de Medicina Veterinária.

Metodologia

O Projeto será desenvolvido na modalidade de ensino remoto, que irão ocorrer através de uma plataforma virtual (ainda a ser definida), a partir da qual serão disponibilizados os textos e materiais de suporte. Estão previstos encontros virtuais periódicos, durante os quais os/as professores/as responsáveis pela abordagem de cada um dos temas selecionados irão fazer exposições, sanar dúvidas, realizar oficinas e/ou orientar os/as educandos no que se refere às leituras e às atividades práticas propostas. Estes encontros permitirão um acompanhamento mais cuidadoso desses/as educandos/as, mas não terão caráter obrigatório, de forma a não excluir os/as discentes que não possuem acesso à internet e outros equipamentos necessários para participar destas atividades. Os/as educandos irão desenvolver atividades específicas elaboradas pelos/as professores/as participantes, e ao final do Projeto irão entregar um Relatório detalhado acerca das atividades desenvolvidas.

Indicadores, Metas e Resultados

Este Projeto de Ensino será desenvolvido através de um conjunto de atividades remotas, que irão contribuir para a formação dos/as futuros/as médicos/as veterinários/as, bem como qualificar as discussões vinculadas aos temas abordados ao longo do Projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADILSON CAMPOS MATIAS
ALAN BRUNO FERREIRA
ALESSANDRA GASPAROTTO1
ALINE LEMES DE MATOS
ANTONIO GABRIEL SOARES
BERNARDTHY BELLARMINO WEBERY
BRENDA ROCHA SILVA
BRUNA JANAINA LEANDRO DOS SANTOS
BRUNO ALMEIDA SOUSA
CAROLAINE GARCIA DE MATTOS
CELSO HENCES
CLÁUDIO NASCIMENTO DA SILVA
CÁTIA FARIA GONÇALVES
DANIEL FERREIRA RIBEIRO
DANIELA ANDRADE SILVA
DANIELA APARECIDA MOREIRA
DANIELLE SILVA OLIVEIRA
DARA CAROLINA BALBINOT
DENISE MALINSKI FIORESI
DENISE SÁ SANTOS
DIEGO HENRIQUE DOS SANTOS DIAS
EDUARDO SANTIAGO VENTURA DE AGUIAR1
ELIAS RODRIGUES
ELISA CARVALHO DUMER
EVANDRO BEZERRO
EZEQUIEL GONÇALVES MOREIRA
FABRICIO DE VARGAS ARIGONY BRAGA1
FELIPE FERREIRA DA ROSA
FELIPE VEDOVATTO
GLEIZER POLIANA DA SILVA DOS SANTOS
HORTAGNAN SILVA CHAVES
JANISON DA SILVA SOUZA
JOSAINE CRISTINA DA SILVA RAPPETI1
JOSÉ ITAMAR DE ARRUDA BRIZOLLA
JÉRICON CHAVES ROMANO
KATARYNE DOS SANTOS SILVA
KELEN MARIA TEIXEIRA DO AMARAL
LETICIA PELLENZ
LILIANE MARTINS
LUANA CATARINA FERREIRA RIBEIRO
LUCIO ANDRE DE OLIVEIRA FERNANDES2
LUIZ FILIPE DAME SCHUCH1
MAICON DA SILVA SOARES
MARCIA DE OLIVEIRA NOBRE1
MARIANA CRISTINA HOEPPNER RONDELLI1
MARLON HAHN HENCES
MARTIELO IVAN GEHRCKE1
NATAN HERMES
NATIELE ISAURA DE ALMEIDA VEECK
NATÃ KALEBE DOS ANJOS MORAES
OLISVALDO MOISES MORAES
PAMELA CRISTINA ANDRIOLI MACHADO
PATRICK GUILHERME FERNANDES DE MORAES
PATRÍCIA GABRIELA DE ARAÚJO INGLÊS
PATRÍCIA MARTINS DA SILVA1
PAULO CÉSAR ANTUNES
ROSECLEIA SANTOS SOUZA
SERGIO JORGE2
VANESSA ALVES PIRES
VANESSA DA SILVEIRA PEREIRA
WELITON WILHAN DE QUADROS
WEMERSON DOS SANTOS BUFFON
WESLAYNE DE OLIVEIRA COELHO MOREIRA
WESLLE JOSÉ DA SILVA
ÉDILLY JOSÉ RODRIGUES BARBOSA

Página gerada em 18/04/2024 19:53:12 (consulta levou 0.274270s)