Nome do Projeto
Temas significativos em Medicina Veterinária – TEMV IV
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 31/10/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O presente Projeto de Ensino tem como foco principal oportunizar espaços de aprendizagem e discussão sobre temáticas significativas vinculadas à Medicina Veterinária, que serão desenvolvidos de forma remota. O Projeto pretende contribuir com o processo continuado de formação dos/as estudantes da Turma Especial de Medicina Veterinária III, integrando professores de diferentes disciplinas e áreas do Curso. Estão previstas a abordagem de temas como Saneamento, Clínica Médica em Pequenos Animais, Clínica Cirúrgica, Reprodução Animal, Educação em COVID 19, Agroecologia, entre outros, que buscarão dialogar com as demandas e as experiências vivenciadas por nossos/as educandos/as em seus acampamentos e/ou assentamentos em seu tempo-comunidade. Tais temas serão tratados através de atividades síncronas e assíncronas, de forma a garantir o acesso de todos/as os/as discentes às discussões desenvolvidas.

Objetivo Geral

Oportunizar aos/às discentes da Turma Especial de Medicina Veterinária III momentos de reflexão e aprendizagem sobre temáticas significativas do campo da Medicina Veterinária através de propostas desenvolvidas de forma remota.

Justificativa

Tendo em vista a necessidade de oportunizar espaços de ensino e aprendizagem para os/as educandos/as da Turma Especial de Medicina Veterinária III e garantir uma formação qualificada na modalidade de ensino remoto, foram elaboradas uma série de propostas que se consubstanciaram neste Projeto de Ensino. Destaca-se que foi realizado um mapeamento das condições de acesso destes/as educandos/as, que revelou a ausência de sinal, internet e ferramentas/equipamentos adequados por parte significativa dos/as mesmos/as. Assim, se evidenciou a necessidade de criarmos propostas alternativas, que contemplassem atividades síncronas e assíncronas e, assim, pudessem ser acompanhadas pela maior parte da Turma. Neste sentido, foram realizadas reuniões com professores/as do Curso cujas áreas e disciplinas estão vinculadas ao semestre correspondente da Turma III, de forma que os temas e ações previstas dialogam com os conteúdos e com a etapa da referida Turma no Curso de Medicina Veterinária.

Metodologia

O Projeto será desenvolvido na modalidade de ensino remoto, que irão ocorrer através de uma plataforma virtual (ainda a ser definida), a partir da qual serão disponibilizados os textos e materiais de suporte. Estão previstos encontros virtuais periódicos, durante os quais os/as professores/as responsáveis pela abordagem de cada um dos temas selecionados irão fazer exposições, sanar dúvidas, realizar oficinas e/ou orientar os/as educandos no que se refere às leituras e às atividades práticas propostas. Estes encontros permitirão um acompanhamento mais cuidadoso desses/as educandos/as, mas não terão caráter obrigatório, de forma a não excluir os/as discentes que não possuem acesso à internet e outros equipamentos necessários para participar destas atividades. Os/as educandos irão desenvolver atividades específicas elaboradas pelos/as professores/as participantes, e ao final do Projeto irão entregar um Relatório detalhado acerca das atividades desenvolvidas.

Indicadores, Metas e Resultados

Este Projeto de Ensino será desenvolvido através de um conjunto de atividades remotas, que irão contribuir para a formação dos/as futuros/as médicos/as veterinários/as, bem como qualificar as discussões vinculadas aos temas abordados ao longo do Projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AGATA NATASHA SABINO SILVA
AGUIMAR DA SILVA LIMA FILHO
ALESSANDRA GASPAROTTO1
ALLAN MATHEUS GONCALVES DE SOUZA
ALVARO SETEMBRINO PINTO
AMANDA GABRIELE TORRES LIMA
AMANDA ZANG DOS SANTOS
ANDRÉ PEREIRA DA PAIXÃO
CARLOS AUGUSTO GUILHERME
CELSO HENCES
CHARLES SILVA MEDEIROS
CHRISTIAN CHIELE
CLEYTON RODRIGUES CHAVES
CRISLAINE GABRIELE FERREIRA DE SOUZA
CRISTIAN JUNIOR VOZNIAK
CRISTIANO MARQUES PEREIRA
CÁTIA FARIA GONÇALVES
DAVID DE PAULA AMERICO
DJONATAN FRANCISCO AMARAL
ELIZA SIMONE VIEGAS SALLIS1
EMANOEU VITOR TEIXEIRA BATISTA
EMERSON MENDES DE SOUZA
FERNANDA DE REZENDE PINTO1
FERNANDO DA SILVA BANDEIRA1
HANIEL MONTEIRO CARVALHO
HENRIQUE LIMA DE OLIVEIRA
IRES NASCIMENTO BARRETO DA SILVA
JAIME ROQUE MONTEIRO CARVALHO
JANCER MENDES
JESSYCA CRISTINA TEIXEIRA LIMA
JINAVILA DANDARA DE OLIVEIRA ROCHA
JOSIANE BONEL1
KANANDA PILATI
KETHELLYN DAYANY SILVA DE OLIVEIRA
LAURA CAROLINA CRISTOFOLI MULLER
LUCAS VERAS JACOB
LUCIO ANDRE DE OLIVEIRA FERNANDES2
LUIZ FILIPE DAME SCHUCH2
MAIZA PAIXAO SOUZA
MARCOS ANTONIO DOS SANTOS
MARGARIDA BUSS RAFFI1
MARIA CLARA GOMES BITTENCOURT SANTOS
MARIANE GABRIELA DE GODOY
MATEUS FIGUEREDO DA SILVA
MATHEUS SANTOS REIS
MAURELYS FERNANDES DA COSTA
NATIELE ISAURA DE ALMEIDA VEECK
PABLO HENRIQUE FERREIRA DA SILVA
PATRÍCIA MARTINS DA SILVA1
RAFAEL ALEXANDRE TESSARI FALER
RODRIGO SCHEPP SANTOS
ROGERIO LOIA DOS SANTOS
ROMILDO FERREIRA PESSOA
RONALDO FAGUNDES TASSO
ROSEMARY DIAS
SONIA MARA CHIQUELERO
TAINARA ONUCZAK CAZAROTTO
TEREZA CAXIAS DE OLIVEIRA
THAIS MARTINS ENGELMANN
VAGNER CAZAROTTO ONUCZAK
VANESSA OLIVEIRA BARROS
VINÍCIUS TUCHTENHAGEN GOLDAS
WALTEIR JUSTINO DA SILVA JUNIOR
WLLITON SARAIVA FERREIRA

Página gerada em 29/03/2024 08:59:18 (consulta levou 0.261287s)