Nome do Projeto
Oficina de Escrita Científica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/07/2020 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Além de conhecimento teórico, estudantes universitários também precisam aprender a comunicar suas ideias, de modo a contribuir para o avanço científico e para a divulgação do conhecimento, práticas essenciais no âmbito de uma universidade pública. Com base nisso, o principal objetivo desta oficina é ensinar as(os) alunos(as) participantes a escrever textos científicos. O módulo básico da oficina será constituído por leituras de textos teóricos e artigos científicos, aliadas a debates e atividades práticas de escrita. O módulo avançado terá um caráter mais prático, com ênfase em todas as etapas de produção e submissão de um artigo científico. Idealmente, o principal impacto desse projeto será a formação de profissionais mais competentes e capazes de contribuir para o desenvolvimento e para a divulgação da ciência psicológica.

Objetivo Geral

O principal objetivo desta oficina é ensinar as(os) alunos(as) participantes a escrever textos científicos.

Os objetivos específicos desta oficina são:
- Apresentar técnicas para a organização de textos científicos;
- Diferenciar os aspectos que devem constar em resumos, pôsteres e artigos científicos;
- Identificar os erros mais comuns na escrita científica;
- Conceituar o plágio e aprender a evita-lo;
- Apresentar as normas técnicas utilizadas pela Associação Americana de Psicologia (APA);
- Introduzir os principais aspectos relacionados ao processo editorial adotado por revistas científicas.

Justificativa

De maneira geral, os jovens que hoje chegam à universidade apresentam dificuldades para se comunicar através da escrita. No Curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas, especificamente, essa é uma realidade com a qual o corpo docente se depara frequentemente. Nesse contexto, o ensino da escrita científica adquire uma relevância ainda maior do que normalmente tem. Além de serem instruídos em relação à psicologia propriamente dita, as(os) alunas(os) também precisam aprender a comunicar suas ideias, de modo a contribuir para o avanço científico e para a divulgação do conhecimento, práticas essenciais no âmbito de uma universidade pública.

Metodologia

Esta oficina será constituída por leituras de textos teóricos e artigos científicos, aliadas a debates e atividades práticas de escrita.

Indicadores, Metas e Resultados

Após concluir a oficina, espera-se que as(os) alunas(os) participantes estejam aptas(os) a redigir textos científicos, tais como resumos, pôsteres e artigos. Além disso, devem estar preparadas(os) para evitar os erros mais comuns na escrita científica, para não incorrer em plágio, para utilizar corretamente as normas técnicas e também para submeter seus trabalhos a periódicos científicos. Idealmente, o principal impacto desse projeto será a formação de profissionais mais competentes e capazes de contribuir para o desenvolvimento e para a divulgação da ciência psicológica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AIRI MACIAS SACCO25
DARA PEREIRA RODRIGUES
EVELLYN LOUISE LEAL NEITZKE
FERNANDA DA SILVA ROCHA
GABRIEL TIMM DE OLIVEIRA
JÉSSICA SCHUSTER PEREIRA
JÚLIA SUITA FAUTH
KIZZY LESSA COUTINHO VITORIA
LARISSA MENEZES LOPES QUINTANA
LISIA DE ALMEIDA LAWSON
LUISA LISLIE BOTH GRIEBLER
MARIA CAROLINA FARIAS DUARTE
MARIA SUSANA MUNIZ ZORZANELLO
OTÁVIO AFONSO BITENCOURT
PRISCILA SÁ BRITO DA SILVEIRA
TATIÉLE SCHNEIDER
THOMÁS DE OLIVEIRA NUNES
VITÓRIA PINHEIRO DE SOUZA
YANCA DE OLIVEIRA BARCELLOS

Página gerada em 15/11/2024 04:27:15 (consulta levou 0.090872s)