Nome do Projeto
Oficina de Escrita Científica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/07/2020 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Além de conhecimento teórico, estudantes universitários também precisam aprender a comunicar suas ideias, de modo a contribuir para o avanço científico e para a divulgação do conhecimento, práticas essenciais no âmbito de uma universidade pública. Com base nisso, o principal objetivo desta oficina é ensinar as(os) alunos(as) participantes a escrever textos científicos. O módulo básico da oficina será constituído por leituras de textos teóricos e artigos científicos, aliadas a debates e atividades práticas de escrita. O módulo avançado terá um caráter mais prático, com ênfase em todas as etapas de produção e submissão de um artigo científico. Idealmente, o principal impacto desse projeto será a formação de profissionais mais competentes e capazes de contribuir para o desenvolvimento e para a divulgação da ciência psicológica.

Objetivo Geral

O principal objetivo desta oficina é ensinar as(os) alunos(as) participantes a escrever textos científicos.

Os objetivos específicos desta oficina são:
- Apresentar técnicas para a organização de textos científicos;
- Diferenciar os aspectos que devem constar em resumos, pôsteres e artigos científicos;
- Identificar os erros mais comuns na escrita científica;
- Conceituar o plágio e aprender a evita-lo;
- Apresentar as normas técnicas utilizadas pela Associação Americana de Psicologia (APA);
- Introduzir os principais aspectos relacionados ao processo editorial adotado por revistas científicas.

Justificativa

De maneira geral, os jovens que hoje chegam à universidade apresentam dificuldades para se comunicar através da escrita. No Curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas, especificamente, essa é uma realidade com a qual o corpo docente se depara frequentemente. Nesse contexto, o ensino da escrita científica adquire uma relevância ainda maior do que normalmente tem. Além de serem instruídos em relação à psicologia propriamente dita, as(os) alunas(os) também precisam aprender a comunicar suas ideias, de modo a contribuir para o avanço científico e para a divulgação do conhecimento, práticas essenciais no âmbito de uma universidade pública.

Metodologia

Esta oficina será constituída por leituras de textos teóricos e artigos científicos, aliadas a debates e atividades práticas de escrita.

Indicadores, Metas e Resultados

Após concluir a oficina, espera-se que as(os) alunas(os) participantes estejam aptas(os) a redigir textos científicos, tais como resumos, pôsteres e artigos. Além disso, devem estar preparadas(os) para evitar os erros mais comuns na escrita científica, para não incorrer em plágio, para utilizar corretamente as normas técnicas e também para submeter seus trabalhos a periódicos científicos. Idealmente, o principal impacto desse projeto será a formação de profissionais mais competentes e capazes de contribuir para o desenvolvimento e para a divulgação da ciência psicológica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AIRI MACIAS SACCO25

Página gerada em 28/06/2022 15:58:14 (consulta levou 0.071678s)