Nome do Projeto
Grupo virtual de estudos de Equações Diferenciais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
21/07/2020 - 10/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Esse é um projeto que surgiu dentro do contexto de isolamento social imposto pelo controle da pandemia do corona vírus. Embora o período de realização das atividades coincida em parte com o calendário complementar proposto pela Universidade a fim de restabelecer as atividades de ensino durante a pandemia, muitas disciplinas não foram ofertadas, é o caso da disciplina de Equações Diferenciais (código 15000348). Somado a isso alguns alunos não conseguiram matrícula em nenhuma das disciplinas ofertadas, seja devido ao número reduzido de vagas ou mesmo por terem restrição para a oferta, por exemplo,disciplinas com carga horária prática em suas caracterizações não puderam ser ofertadas. Sendo assim, o projeto de grupo de estudos pode contemplar esses alunos para que também possam participar de uma atividade de ensino que contabilize horas complementares, e que os ponha novamente com vínculo a atividades acadêmicas.

Objetivo Geral

Restabelecer o contato com os alunos da disciplina de Equações Diferenciais A (código 15000348) através de encontros virtuais mediados pela professora coordenadora, a fim de apresentar de maneira resumida e prática os tópicos mais importantes dessa disciplina, de modo que esses alunos já possam ir se preparando quando o calendário 2020/1 for retomado, e assim os mesmos possam cursar com mais familiaridade e possivelmente facilidade a disciplina.

Justificativa

Esse projeto se justifica devido a ruptura do semestre de 2020/1, os alunos foram bruscamente afastados de suas atividades de ensino. Visando que o aprendizado possa ser continuado, bem como a própria motivação para a possível retomada dos estudos seja mantida é considerado importante manter o vínculo com os alunos e promover junto a eles discussões da disciplina que o projeto contempla. Além disso, ambientá-los às metodologias de ensino remoto, permitindo-os experienciar momentos de encontros virtuais de estudo, bem como mediar atividades nas quais eles possam ter uma aprendizagem mais ativa, prática e dinâmica do que a comumente caracterizada no ensino presencial

Metodologia

Serão realizados 8 encontros virtuais mediados pela professora orientadora, com duração de uma hora e trinta minutos. Nesses encontros a professora organizará a apresentação dos principais tópicos da disciplina de Equações Diferenciais A de maneira resumida, prática e dinâmica, preferencialmente com a participação ativa dos alunos. Serão propostos exercícios para serem realizados nos encontros, e também outros que os alunos tenham que propor soluções individualmente, ou em pequenos grupos e apresentar em um próximo encontro. Durante o projeto pretende-se implementar metodologias ativas de aprendizagem, tais como, sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem entre pares ou times. Para o encontro de encerramento será elaborada uma atividade que faça uso da gamificação, metodologia ativa de aprendizagem em que os alunos serão desafiados a participar de um jogo competitivo envolvendo os conteúdos trabalhados durante os encontros.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao final da realização dos encontros será proposta uma auto-avaliação dos alunos participantes e, também, uma avaliação completa de todas as atividades. Se espera que os alunos possam se engajar satisfatoriamente as atividades e avaliem que o projeto os proporcionou muitos aprendizados não só da disciplina, mas também de uso de recursos virtuais para aprendizado. Espera-se também que os mesmos se sintam motivados e mais aptos a cursar Equações Diferenciais quando o calendário 2020/1 for restabelecido.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALBERTO JESKE HARTER
ELIZIANE MOTA BERGMANN
ERICK MARTINEZ ZANINI
GUILHERME OLIVEIRA DA SILVEIRA
ISABELLE DA SILVEIRA LOPES
JULIANO BUBOLZ DE OLIVEIRA
LETICIA TONETTO3
LUCAS DOS SANTOS PEREIRA
LUCAS MAYDANA MENDES
MAURICIO NUNES DE OLIVEIRA
MIGUEL BECK BERNO
PEDRO HENRIQUE DIEHL
RAFAEL TROMMER STOLARUCK
RAFAELA BEIERSDORF SEYFFERT
RAFAELA CRUZ FERREIRA
SCHEILA DIAS QUINTANA
TARICK MICAEL TIMM BLODORN
TATIANA MARTH BUBOLZ
VINICIUS NOLASCO
YASMIM FERREIRA PIRES

Página gerada em 19/04/2024 04:57:00 (consulta levou 0.174094s)