Nome do Projeto
Atenção ao Recém-Nascido
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
03/08/2020 - 31/07/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Regularmente, os alunos do quinto e sexto ano do Curso de Medicina passam três meses na área de Pediatria, com a maior concentração de suas atividades no Hospital Escola. Este projeto visa instrumentalizar os alunos com conhecimentos sobre as características dos pacientes neonatais, atenção ao recém-nascido em sala de partos e alojamento conjunto, semiologia neonatal e reanimação em sala de partos.

Objetivo Geral

Abordar os principais aspectos relacionados à saúde neonatal.
Introduzir o aluno na natureza e aplicação da semiologia neonatal, instrumentalizando em relação aos principais cuidados com o recém-nascido em sala de partos, no alojamento conjunto e adequado encaminhamento para puericultura, após a alta hospitalar.
Explicar e treinar os princípios da reanimação neonatal.

Justificativa

A mortalidade infantil tem sua maior concentração no período neonatal. Dentro deste, se observa que o maior número de óbitos ocorre na 1a semana de vida.
É fundamental que o médico em formação tenha conhecimentos básicos sobre a saúde do recém-nascido, como atendê-lo de forma humanizada e tecnicamente correta, visando promover sua saúde e reduzindo as chances de morbimortalidade neonatal, assim como suas sequelas.

Metodologia

Para atingir os objetivos estabelecidos, serão realizadas aulas expositivas, com utilização de datashow, e discussão de material científico.
Serão realizadas três aulas teóricas sobre: Introdução à neonatologia; Semiologia do recém-nascido; e Atenção em sala de partos.
Além de aulas práticas de técnica de reanimação neonatal para grupos de até 6 alunos, utilizando manequins e material adequado.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que os alunos adquiram noções básicas que um médico generalista necessita saber sobre o manejo do paciente neonatal. Este conhecimento poderá influenciar, positivamente, em condutas a serem tomadas na sua vida profissional contribuindo para a promoção da saúde na sua coletividade.
A meta é treinar todos os alunos que estejam matriculados no estágio em Pediatria.
Ao final do treinamento, todos deverão ser capazes de realizar o atendimento ao recém-nascido em sala de partos e a técnica de reanimação neonatal.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BETINA PESSÔA ALTOÉ
ELAINE PINTO ALBERNAZ1
MADELEINE ZAN

Página gerada em 25/04/2024 10:17:50 (consulta levou 0.235152s)