Nome do Projeto
NUPEEC Talking
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
27/07/2020 - 26/07/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
A Era da Informação modificou a vida em sociedade, promovendo avanços desde a busca por informações até o modo de viver. O streaming é o ápice do que se tem hoje, no que diz respeito à inovação tecnológica cultural e já possui adesão em nível global.Há alguns anos, houve a popularização do acesso à internet móvel e aos smartphones, o que promoveu o crescimento das redes sociais e serviços de streaming.Plataformas de streaming são cada vez mais populares demonstrando um grande potencial de conexão entre as atividades da universidade (pesquisas/ensino) com a sociedade, sendo assim é preciso atentar para a mudança de hábitos culturais devido à preferência populacional por estas novas plataformas. Ao encontro dessas mudanças globais, o projeto NUPEEC Talkingfoi desenvolvido totalmente voltado às mídias sociais, mais especificamente, às plataformas de áudio digital,com o intuito de realizar uma mesa-redonda com egressos da equipe NUPEEC, especialistas e professores para debater temáticas relacionadas à bovinocultura leiteira e de corte. Periodicamente, as entrevistas serão agendadas com os convidados, neste momento, serão definidos os temas abordados, e, então, as entrevistas serão gravadas conforme a disponibilidade dos participantes. Em todas as gravações, teremos a presença de um moderador, o qual conduzirá a conversa e intervirá nos momentos necessários, além de ser responsável pela redação do roteiro. Além disso, teremos a presença de um segundo moderador, o qual será responsável por acompanhar o roteiro redigido pelo primeiro moderador e, em momentos oportunos, fará perguntas pertinentes à pauta definida. O entrevistado terá de 35 a 45 minutos para discorrer sobre suas experiências e conhecimentos a respeito do tema, respondendo às perguntas previamente definidas, bem como os questionamentos que surgirem no decorrer da conversa.Após a entrevista, a gravação será editada por colaboradores do projeto em consonância com os moderadores. Ao final da edição, o áudio estará pronto para ser publicado em formato de podcast, através da plataforma de streaming Spotify®. As publicações serão quinzenais e os episódios serão divulgados nas mídias sociais do grupo semanalmente.

Objetivo Geral

Divulgar as linhas e os resultados de pesquisasrealizadas pelo grupo e seus integrantes através da apresentação de tópicos relacionados às nossas atividades de pesquisa e de ensino, bem como pessoas que são ou foram ligadas à equipe ou mesmo pessoas parceiras ligadas à pecuária de corte ou leite, buscando assim a conexão entre a universidade e a sociedade através da disseminação destas informações.

Justificativa

Com a popularização de serviços de streaming e um aumento na acessibilidade das pessoas a estas plataformas digitais, percebemos uma oportunidade de expandir a forma de divulgação das nossas linhas de pesquisa e de experiências de profissionais à campo. Portanto, desenvolvemos uma proposta de trazer conteúdo técnico-científico de forma simples e de fácil acesso, por meio de entrevistas com profissionais atuantes no agronegócio e pesquisadores. Com base nisso, será possível alcançar mais pessoas dos diferentes segmentos da sociedade envolvidos em pecuária e difundir ainda mais as pesquisas desenvolvidas na Universidade.

Metodologia

As entrevistas serão agendadas com os convidados, neste momento, serão determinados os temas abordados, e, então, as entrevistas serão gravadas conforme a disponibilidade dos participantes. Em todas as gravações, teremos a presença de um moderador, o qual conduzirá a conversa e intervirá nos momentos necessários, além de ser responsável pela redação do roteiro. Além disso, teremos a presença de um segundo moderador, o qual será responsável por acompanhar o roteiro redigido pelo primeiro moderador e, em momentos oportunos, fará perguntas pertinentes à pauta definida. O entrevistado terá de 35 a 45 minutos para discorrer sobre suas experiências e conhecimentos a respeito do tema, respondendo às perguntas previamente definidas, bem como os questionamentos que surgirem no decorrer da conversa. Após a entrevista, a gravação será editada por colaboradores do projeto em consonância com os moderadores. Ao final da edição, o áudio estará pronto para ser publicado em formato de podcast, através da plataforma de streaming Spotify®. Os episódios serão publicados quinzenalmente e serão divulgados nas mídias sociais do grupo semanalmente.

Indicadores, Metas e Resultados

Com o desenvolvimento deste projeto acreditamos que possamos difundir as linhas de pesquisa do grupo, bem como as experiências e conhecimentos de profissionais atuantes no agronegócio, em escala nacional ou até mesmo internacional. Além disso, a divulgação dos episódios nas nossas mídias sociais será um termômetro da aceitação do público a essa nova forma de levar a pesquisa, ensino e extensão. Isso porque realizaremos enquetes semanais a respeito dos assuntos que são/serão tratados nos episódios a fim de obter feedbacks dos ouvintes. Dessa forma, será possível alcançar mais pessoas e difundir ainda mais as pesquisas desenvolvidas na Universidade, além da divulgação do grupo.
Ainda, busca-se em dois anos a formação de discentes da graduação e pós-graduação através do desenvolvimento das habilidades de transferência da informação técnico-científica através de diferentes abordagens de ensino e de extensão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA SILVA DOS SANTOS
CASSIO CASSAL BRAUNER5
MARIA CAROLINA NARVAL DE ARAUJO
PEDRO HENRIQUE COSTA KRÜGER

Página gerada em 26/04/2024 14:05:36 (consulta levou 0.138732s)