Nome do Projeto
Práticas de Ensino Não Presenciais para a Engenharia Hídrica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
14/07/2020 - 14/07/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O desenvolvimento de material didático adequado que atenda as demandas impostas pelo Ensino a Distância (EAD) é urgente. Na atual realidade em que o ensino EAD se faz necessário, apenas com a construção de material adequado que será possível manter o ensino superior público gratuito com qualidade em âmbito nacional. Aspetos práticos e teóricos do EAD precisam ser estudados e traduzidos pelos professores, respeitando as características, necessidades e aplicações de cada área. No âmbito da UFPel, o curso de Engenharia Hídrica é reconhecido por seu histórico de boas práticas de ensino que devem ser mantidas e até mesmo aprimoradas durante a suspensão das aulas presenciais. Para isso é necessário que haja um esforço para a compreensão de novas modalidades de comunicação materializadas através materiais pedagógicos como vídeo aulas, apostilas de exercícios, questionários online, material iterativo, textos e outros. Os materiais produzidos podem não apenas atender as demandas urgentes dos próximos semestres, mas abrir uma janela de oportunidades para novas práticas enriquecedoras de ensino de forma permanente. Nesse sentido, esse projeto tem como objetivo promover o debate e a elaboração de materiais didáticos para práticas EAD pelos seus colaboradores. A base para a realização dos objetivos é a integração das experiências pedagógicas a ferramentas tecnológicas disponíveis para produção de novas abordagens de ensino
Objetivo Geral
O objetivo geral deste projeto é produzir materiais didáticos qualificados para o ensino EAD. Os objetivos específicos incluem suscitar o debate sobre novas práticas, conhece, acolher e traduzir conhecimentos pedagógicos já estabelecidos para o âmbito EAD. Integrar alunos de graduação e pós-graduação no debate para a construção de práticas pedagógicas. Identificar as melhores plataformas e canais para disponibilização dos materiais produzidos. Promover a difusão de conhecimento atual e necessário para a comunidade acadêmica de forma dinâmica e universal.