Nome do Projeto
Práticas de Ensino Não Presenciais para a Engenharia Hídrica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
14/07/2020 - 14/07/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O desenvolvimento de material didático adequado que atenda as demandas impostas pelo Ensino a Distância (EAD) é urgente. Na atual realidade em que o ensino EAD se faz necessário, apenas com a construção de material adequado que será possível manter o ensino superior público gratuito com qualidade em âmbito nacional. Aspetos práticos e teóricos do EAD precisam ser estudados e traduzidos pelos professores, respeitando as características, necessidades e aplicações de cada área. No âmbito da UFPel, o curso de Engenharia Hídrica é reconhecido por seu histórico de boas práticas de ensino que devem ser mantidas e até mesmo aprimoradas durante a suspensão das aulas presenciais. Para isso é necessário que haja um esforço para a compreensão de novas modalidades de comunicação materializadas através materiais pedagógicos como vídeo aulas, apostilas de exercícios, questionários online, material iterativo, textos e outros. Os materiais produzidos podem não apenas atender as demandas urgentes dos próximos semestres, mas abrir uma janela de oportunidades para novas práticas enriquecedoras de ensino de forma permanente. Nesse sentido, esse projeto tem como objetivo promover o debate e a elaboração de materiais didáticos para práticas EAD pelos seus colaboradores. A base para a realização dos objetivos é a integração das experiências pedagógicas a ferramentas tecnológicas disponíveis para produção de novas abordagens de ensino

Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto é produzir materiais didáticos qualificados para o ensino EAD. Os objetivos específicos incluem suscitar o debate sobre novas práticas, conhece, acolher e traduzir conhecimentos pedagógicos já estabelecidos para o âmbito EAD. Integrar alunos de graduação e pós-graduação no debate para a construção de práticas pedagógicas. Identificar as melhores plataformas e canais para disponibilização dos materiais produzidos. Promover a difusão de conhecimento atual e necessário para a comunidade acadêmica de forma dinâmica e universal.

Justificativa

O projeto se justifica pela implementação de semestre acadêmico alternativo totalmente EAD pela UFPel e pela possível permanência da modalidade, ainda que não de forma integral por tempo indeterminado, tendo em vista a crise sanitária instaurada mundialmente e no Brasil relativa ao COVID-19. Uma vez que a maioria dos professores teve acesso limitado às praticas pedagógicas de ensino EAD, é essencial promover o debate e a elaboração de materiais didáticos adequados através de projetos de ensino estruturados e registrados na comunidade acadêmica. O registro das ações e metodologias realizadas nesse projeto pode servir como base para outras comunidades acadêmicas, neste momento e posteriormente de forma permanente. Além disso, ao promover boas práticas pedagógicas e acesso ao material produzido o projeto se justifica como importante ferramenta para redução da evasão e conexão da comunidade acadêmica em um período historicamente ímpar.


Metodologia

A metodologia inclui levantamento de informações através do estudo e da troca de experiências prévias e conhecimentos de tecnologias para prática EAD.
O estudo de ferramentas para ensino online disponíveis gratuitamente na rede, desde ferramentas para auxílio em gravar e editar aulas, como para a utilização de lousas virtuais, como para a organização e disponibilização de material e elaboração de jogos e questionários, como: OBS Studio, Whiteboard, Moodle, Kahoot e outras que possam surgir do levantamento e análise das informações.
Uma vez estas principais ferramentas compreendidas, elas serão utilizadas e adaptadas para a elaboração efetiva, pelos membros do projeto, de vídeo aulas, apostilas, questionários, materiais iterativos e materiais de apoio diversos sobre as áreas do conhecimento pertinentes ao ensino para facilitar o aprendizado à distância.
O projeto prevê ainda uma etapa para estudo e reconhecimento das melhores plataformas ou canais para disponibilização de material, sendo que a escolha da plataforma para tal ficará a cargo dos desenvolvedores destes materiais.
O aprendizado deste projeto será compartilhado com demais professores interessados, assim como os produtos gerados: os materiais para auxílio ao ensino a distância serão utilizados pelos professores responsáveis em suas disciplinas no molde EAD e/ou híbrido e no futuro possivelmente como materiais suplementares a disciplinas presenciais.

Indicadores, Metas e Resultados

a) o desenvolvimento de material compilado com as principais tecnologias utilizadas para EAD estudadas, seus benefícios e desafios;
(b) formação de professores qualificados e mais a par de práticas de ensino na modalidade a distância e familiarizados com tecnologias facilitadoras para tal;
(c) desenvolvimento de materiais auxiliares para o ensino a distância para diversas disciplinas da engenharia hídrica, como por exemplo: geologia geral; estatística; mecânica dos fluidos; hidrogeologia; métodos estatísticos aplicados aos recursos hídricos; sistemas de abastecimento e tratamento de água; sistemas de tratamentos de efluentes; drenagem urbana; metodologia científica;
(d) disponibilização de material em plataformas adequadas para auxiliar no processo de aprendizado dos estudantes.
(e) após os estudos das tecnologias e a elaboração e aplicação dos materiais, será elaborado um material com os principais resultados alcançados em termos de alcance aos estudantes e de lições aprendidas com o processo.

Como principais indicadores deste projeto teremos a adesão e participação dos estudantes às ferramentas propostas e aos materiais produzidos nos semestres em que essas disciplinas forem ministradas de forma EAD ou híbrida, ou como material complementar. Para tal serão elaborados questionários de avaliação e entendimento dos estudantes quanto ao material desenvolvido e tecnologias utilizadas, e se estes auxiliaram no processo de aprendizado

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLAUSE FATIMA DE BRUM PIANA5
DANIELLE DE ALMEIDA BRESSIANI5
JULIANA PERTILLE DA SILVA4
MATHEUS SCHROEDER DOS SANTOS
PAULA JOSYANE DOS SANTOS FRANCISCO
TAYLOR CAVALHEIRO PALÁCIOS

Página gerada em 14/11/2024 23:16:50 (consulta levou 0.120092s)