Nome do Projeto
Think Tanks, empreendedorismo e educação
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
15/07/2020 - 12/08/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Interessa aqui compreender como os think tanks pró-mercado se constituem para influenciar o conteúdo da política educacional brasileira, de forma a reduzir o papel do Estado e limitar a gestão democrática da educação. Pressupõe-se que essa influência ocorra pela difusão de ideias em todos os tipos de meios de comunicação, especialmente, nas redes sociais; pela formação de quadros para a ocupação de funções públicas; pela articulação com grupos empresariais para a propagação dos valores do mercado na educação.
Na área educacional é preciso entender como operam essas organizações e qual tipo de influência pretendem exercer sobre o sistema educacional, já que todos os problemas enfrentados na educação brasileira, decorrentes das históricas escolhas políticas na área, tornam esse campo, um terreno fértil para a ação de agentes externos e um espaço promissor para propor ações atreladas a interesses privados.
Objetivo Geral
Compreender como os think tanks pró-mercado se constituem para influenciar o conteúdo da política educacional brasileira, de forma a reduzir o papel do Estado e limitar a gestão democrática da educação. Compreender como o tema "empreendedorismo" foi analisado na produção acadêmica no país.
Justificativa
Quando tratamos do direito à educação não estamos falando apenas de uma possibilidade de acesso e permanência nas instituições de ensino, mas da possiblidade concreta de uma formação que permita uma profunda compreensão da complexa realidade. Estamos falando de processos que transformam pessoas, na medida em que reconhecem o espaço e o lugar que ocupam sociedade e que também percebem que as condições injustas e desiguais de existência de grande parcela da humanidade são resultados de processos históricos e de escolhas políticas.
Não há dúvida de que o expressivo interesse de uma quantidade tão grande de instituições, na definição de uma agenda para a educação, decorre de um entendimento muito claro da relevância que os processos de formação exercem na constituição dos sujeitos e das possiblidades transformadoras que possuem.
Especificamente na educação, se trata de legitimar no interior das instituições educacionais os interesses do capital. Não é apenas a rentabilidade que está em jogo, mas a formação de consciências, cuja escola tem um papel central.
Não há dúvida de que o expressivo interesse de uma quantidade tão grande de instituições, na definição de uma agenda para a educação, decorre de um entendimento muito claro da relevância que os processos de formação exercem na constituição dos sujeitos e das possiblidades transformadoras que possuem.
Especificamente na educação, se trata de legitimar no interior das instituições educacionais os interesses do capital. Não é apenas a rentabilidade que está em jogo, mas a formação de consciências, cuja escola tem um papel central.
Metodologia
Serão utilizadas as seguintes estratégias metodológicas:
- estudo de revisão sistemática (para verificar o que já foi produzido sobre o tema)
- estudo documental (materiais sobre o empreendedorismo e think tanks pró-mercado)
- estudo de revisão sistemática (para verificar o que já foi produzido sobre o tema)
- estudo documental (materiais sobre o empreendedorismo e think tanks pró-mercado)
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se no decorrer e ao final do estudo alcançar um amplo mapeamento e uma ampla análise sobre a relação entre empreendedorismo e educação e think tanks pró-mercado e educação no país.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CESAR DE LIMA DE MELO | |||
DÉBORA AVENDANO DE VASCONCELLOS SINOTI | |||
GIANE SILVA DA SILVA | |||
PEDRO ÁTILA MOREIRA SIMÕES | |||
SAMANTHA DE SOUZA GUTERRES | |||
VALDELAINE DA ROSA MENDES | 4 |