Nome do Projeto
FiBRA - Fisiopatologia e Biotécnicas da Reprodução Animal
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
27/07/2020 - 31/01/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Trabalho
Linha de Extensão
Saúde Animal
Resumo
Acompanhando a evolução dos sistemas de produção animal e as novas tendências nos meios de geração e divulgação de conhecimento científico, o projeto FiBRA foi desenvolvido para aumentar a visibilidade das ações desenvolvidas por docentes e acadêmicos que atuam em projetos relacionados a reprodução animal. Através de ações de extensão como visitas técnicas, reuniões com profissionais e produtores rurais, busca-se uma aproximação dos pesquisadores com a sociedade e com as empresas que atuam na área de sanidade e produção animal. Através das redes sociais, pretende-se divulgar os projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados a reprodução, na busca de novos parceiros e de potenciais colaboradores, acadêmicos de graduação e pós-graduação com interesse na área.

Objetivo Geral

O projeto FiBRA tem por objetivo a geração e divulgação de conhecimento científico e tecnológico envolvendo fisiopatologia e biotecnologia da reprodução animal.

Justificativa

A execução da presente proposta é justificada pela crescente demanda dos produtores rurais no que se refere a assistência técnica em biotécnicas da reprodução e em sanidade animal, com foco nas doenças reprodutivas. Há também a necessidade de uma aproximação dos professores, pesquisadores e acadêmicos envolvidos com o mercado de trabalho, ou seja, com outros profissionais, produtores rurais e empresas relacionadas ao agronegócio. Finalmente, com uma maior visibilidade das ações desenvolvidas, pretende-se aumentar o número de parceiros para realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Metodologia

O projeto utilizará a seguinte metodologia:
Reuniões com produtores rurais, técnicos e empresas para a identificação de demandas para pesquisa, ensino e extensão. Essas reuniões, enquanto durar a determinação de afastamento social devido a pandemia de COVID-19, serão realizadas por vídeo conferência.
Reuniões com produtores e visitas técnicas para recomendação de biotécnicas da reprodução. As visitas não ocorrerão enquanto durar a determinação de afastamento social devido a pandemia de COVID-19.
Visitas técnicas para prevenção e diminuição de perdas reprodutivas em propriedades rurais. As visitas não ocorrerão enquanto durar a determinação de afastamento social devido a pandemia de COVID-19.
Elaboração de material científico e tecnológico para divulgação em encontros e nas mídias sociais.
Realização de treinamentos envolvendo biotécnicas da reprodução e diagnóstico e/ou tratamento de transtornos reprodutivos. As atividades práticas não ocorrerão enquanto durar a determinação de afastamento social devido a pandemia de COVID-19.
Avaliação de sêmen para auxiliar os produtores previamente à estação reprodutiva.
Envolvimento de acadêmicos de graduação e pós-graduação em todas as atividades acima relacionadas. Esse envolvimento, enquanto durar a determinação de afastamento social devido a pandemia de COVID-19, será feito remotamente.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicador: participação de alunos de graduação e pós-graduação; Meta: envolver nas ações 50 alunos de graduação e pós-graduação ao longo da vigência do projeto; Espera-se que os alunos envolvidos sejam capacitados na busca e apresentação de dados científicos, elaboração de projetos e manuscritos e na execução de técnicas laboratoriais.
Indicador: envolvimento de produtores rurais; Meta: atender nas ações 10 propriedades rurais; Espera-se auxiliar os produtores na escolha de biotécnicas da reprodução e no diagnóstico, tratamento e prevenção de transtornos reprodutivos.
Indicador: realização de treinamentos para profissionais médicos-veterinários; Meta: realizar o treinamento de 30 médicos-veterinários em biotécnicas da reprodução, diagnóstico, tratamento e prevenção de transtornos reprodutivos.
Indicador: Visitas técnicas a propriedades rurais; Meta: visitar 30 propriedades rurais; Espera-se facilitar o acesso dos produtores às biotécnicas da reprodução e ferramentas para diagnóstico, prevenção e tratamento de transtornos reprodutivos.
Indicador: Elaboração de material técnico-científico para divulgação em meio digital; Meta: realizar 30 postagens referentes às biotécnicas e fisiopatologia da reprodução.
Indicador: realização de análises de sêmen; Meta: realizar 200 análises de sêmen; Espera-se auxiliar os profissionais da área na escolha do sêmen a ser utilizado nas biotécnicas da reprodução.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARNALDO DINIZ VIEIRA7
BERNARDO GARZIERA GASPERIN8
BIANCA DA SILVA AMARAL
CAMILA RIBEIRO CARVALHO DE BRITO
FABIANE PEREIRA DE MORAES
JOSÉ VICTOR CARDOSO BRAGA
JOSÉ VICTOR VIEIRA ISOLA
JÉSSICA LAZZARI
LUANA PESCKE SOARES
LUCAS LOURENÇO CASTIGLIONI GUIDONI
LUCAS MACEDO CHAVES
LUCIANO DA COSTA OLIVEIRA
MONIQUE MAZZAROLLO FRATA
OLENKA ROCHA PAIVA
RAFAEL GIANELLA MONDADORI4
THOMAZ LUCIA JUNIOR2
WAGNER MARQUES DE LIMA
ÁGATHA DECROIX CORDEIRO

Página gerada em 25/04/2024 14:29:34 (consulta levou 0.260610s)