Nome do Projeto
Ambiente Online Para Formação Continuada em Representação Digital
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
20/07/2020 - 23/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Atualmente os alunos, do curso de Arquitetura e Urbanismo, tem contato com os conteúdos atualizados de representação digital apenas durante o período em que estão matriculados nas disciplinas regulares do curso.
Entretanto, os conteúdos ministrados sobre o uso de ferramentas digitais na criação de representações gráficas para arquitetura são constantemente utilizados, gerando a necessidade de constante atualização por parte dos alunos.
Desta forma, torna-se importante a oferta de um ambiente online com conteúdos atualizados para uma formação continuada dos alunos que já cursaram as disciplinas regulares do curso, mas que ainda se encontram em processo de formação acadêmica.
Em outras palavras, o ambiente online para formação continuada em representação digital criará um espaço de capacitação contínua, em que os alunos que já cursaram as disciplinas regulares terão acesso as atualizações dos conteúdos destas disciplinas.
Neste sentido, acredita-se que o oferecimento deste tipo de ambiente online contribui na preparação dos estudantes, pois assegura uma atualização constate, no que diz respeito aos conteúdos de representação digital, durante a formação acadêmica. Além disto por ser um espaço não vinculado a atividades obrigatórias demandará dos estudantes mais autonomia e responsabilidade pela própria aprendizagem, tornando-os mais independentes e preparados para uma sociedade em constante mudança.
Sendo assim, o presente projeto pretende desenvolver um conjunto de atividades que criem um ambiente online para formação continuada em representação digital para alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Objetivo Geral
O objetivo principal do presente projeto é:
• Criar um ambiente online para formação continuada em representação digital para alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Para que o objetivo principal seja alcançado devem ser cumpridos os seguintes objetivos específicos:
• Definir um ambiente online para a disponibilização dos conteúdos de formação continuada;
• Propor uma organização dos conteúdos compatível com a formação proposta pelas disciplinas regulares do curso de Arquitetura e Urbanismo;
• Definir canais de comunicação para informar aos alunos de cada atualização nos conteúdos;
• Definir canais de comunicação para permitir que os alunos tirem suas dúvidas sobre conteúdos novos ou para viabilizar a troca de informação entre todos os participantes;
• Reformular os materiais didáticos já existentes com as correções necessárias para a adequação do seu uso fora do contexto de uma disciplina regular;
• Avaliar o uso dos materiais didáticos reformulados;
• Realizar as correções necessárias dos materiais didáticos após as suas avaliações.
• Criar um ambiente online para formação continuada em representação digital para alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Para que o objetivo principal seja alcançado devem ser cumpridos os seguintes objetivos específicos:
• Definir um ambiente online para a disponibilização dos conteúdos de formação continuada;
• Propor uma organização dos conteúdos compatível com a formação proposta pelas disciplinas regulares do curso de Arquitetura e Urbanismo;
• Definir canais de comunicação para informar aos alunos de cada atualização nos conteúdos;
• Definir canais de comunicação para permitir que os alunos tirem suas dúvidas sobre conteúdos novos ou para viabilizar a troca de informação entre todos os participantes;
• Reformular os materiais didáticos já existentes com as correções necessárias para a adequação do seu uso fora do contexto de uma disciplina regular;
• Avaliar o uso dos materiais didáticos reformulados;
• Realizar as correções necessárias dos materiais didáticos após as suas avaliações.
Justificativa
No contexto atual de formação em representação digital os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo tem contato com os conteúdos atualizados apenas durante o período em que estão matriculados nas disciplinas regulares do curso. Entretanto, tais conteúdos são constantemente utilizados, o que pode significar uma desatualização dos estudantes ainda em processo de formação acadêmica.
Assim, entende-se como fundamental uma formação continuada através da oferta de um ambiente online com conteúdos atualizados voltado para os alunos que já cursaram as disciplinas regulares do curso.
Desta forma, acredita-se que o oferecimento deste tipo de ambiente online contribuirá na preparação dos estudantes, tornando-os mais independentes e responsáveis pela própria aprendizagem.
Neste sentido, o presente projeto propõe a criação de um ambiente online de formação continuada em representação digital para solucionar a ocorrência de desatualização nos conhecimentos de alunos ainda em processo de formação acadêmica.
Assim, entende-se como fundamental uma formação continuada através da oferta de um ambiente online com conteúdos atualizados voltado para os alunos que já cursaram as disciplinas regulares do curso.
Desta forma, acredita-se que o oferecimento deste tipo de ambiente online contribuirá na preparação dos estudantes, tornando-os mais independentes e responsáveis pela própria aprendizagem.
Neste sentido, o presente projeto propõe a criação de um ambiente online de formação continuada em representação digital para solucionar a ocorrência de desatualização nos conhecimentos de alunos ainda em processo de formação acadêmica.
Metodologia
O projeto unificado proposto caracteriza-se como projeto com ênfase em ensino, pois, objetiva contribuir para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem em um curso de graduação, através do planejamento e da elaboração de materiais para utilização em práticas pedagógicas.
Quanto ao tipo de ação de ensino proposta pelo projeto, esta ação caracteriza-se como “Propriamente dita de ensino”, devido ao seu caráter pedagógico de busca de promoção da qualificação dos processos de ensino e aprendizagem em um curso de graduação.
Sendo assim, o seu desenvolvimento consistirá nas seguintes etapas: Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação.
A etapa de Planejamento consistirá nas definições iniciais do tipo de ambiente a ser utilizado para disponibilização dos conteúdos e na definição dos canis de comunicação a serem utilizados para permitir que os alunos tirem suas dúvidas sobre conteúdos novos ou para viabilizar a troca de informação entre todos os participantes.
Na etapa de Desenvolvimento serão reformulados os materiais didáticos existentes com as correções necessárias para a adequação do seu uso fora do contexto de uma disciplina regular.
A etapa de avaliação consistirá na aplicação de todos os materiais didáticos e, se necessário, refazer os materiais que apresentarem problemas.
Quanto ao tipo de ação de ensino proposta pelo projeto, esta ação caracteriza-se como “Propriamente dita de ensino”, devido ao seu caráter pedagógico de busca de promoção da qualificação dos processos de ensino e aprendizagem em um curso de graduação.
Sendo assim, o seu desenvolvimento consistirá nas seguintes etapas: Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação.
A etapa de Planejamento consistirá nas definições iniciais do tipo de ambiente a ser utilizado para disponibilização dos conteúdos e na definição dos canis de comunicação a serem utilizados para permitir que os alunos tirem suas dúvidas sobre conteúdos novos ou para viabilizar a troca de informação entre todos os participantes.
Na etapa de Desenvolvimento serão reformulados os materiais didáticos existentes com as correções necessárias para a adequação do seu uso fora do contexto de uma disciplina regular.
A etapa de avaliação consistirá na aplicação de todos os materiais didáticos e, se necessário, refazer os materiais que apresentarem problemas.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se com a realização do presente projeto iniciar um processo de formação continuada em representação digital no contexto do curso de Arquitetura e Urbanismo, bem como qualificar os alunos para uma aprendizagem que estimule a sua independência e responsabilidade pelo seu processo de formação.
Desta forma, pretende-se com o presente projeto contribuir para o aprimoramento e qualidade dos processos de ensino e aprendizagem em um curso de graduação.
Desta forma, pretende-se com o presente projeto contribuir para o aprimoramento e qualidade dos processos de ensino e aprendizagem em um curso de graduação.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRUNNA PEREIRA DE OLIVEIRA | |||
FELIPE ETCHEGARAY HEIDRICH | 6 | ||
JULIA SOLDERA RIBEIRO | |||
LINEKER FERREIRA FRANCO | |||
RAFAELA ETGES |