Nome do Projeto
Adequação da Disciplina Representação Digital I da Modalidade de Ensino Presencial Para a Modalidade de Ensino Híbrido
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
20/07/2020 - 23/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Atualmente a disciplina de Representação Digital I, do curso de Arquitetura e Urbanismo, adota a modalidade de ensino presencial em duas turmas ofertadas a cada semestre. Nesta disciplina os conteúdos ministrados necessariamente introduzem os alunos em um contexto de uso de ferramentas digitais, que inicialmente tem com objetivo a representação gráfica para arquitetura, mas que viabiliza outras propostas de uso e aprendizagem de tecnologias digitais.
Neste sentido, o contexto criado pela disciplina referida, viabiliza uma proposta para o uso da modalidade de ensino híbrido, que utiliza tecnologias digitais de comunicação e apresenta-se como uma metodologia de ensino que mescla aulas online e presenciais, intercalando conteúdos que se complementam.
Esta metodologia de aprendizagem, também conhecida como blended learning, utiliza tecnologias digitais com o objetivo de promover uma reorganização do tempo e do espaço de aula. Esta modalidade de ensino também exige maior autonomia e engajamento dos estudantes, proporcionando um maior aproveitamento dos conteúdos.
Desta forma, acredita-se que o oferecimento de disciplinas que adotem a modalidade de ensino híbrido em cursos de graduação presenciais contribui na preparação dos estudantes, tornando-os mais responsáveis e comprometidos com a própria aprendizagem e consequentemente melhor preparados para uma sociedade em permanente mudança.
Sendo assim, o presente projeto pretende realizar todas as adequações necessárias à conversão dos conteúdos e planejamento de desenvolvimento de uma turma da disciplina Representação Digital I, do curso de Arquitetura e Urbanismo, da modalidade presencial para a modalidade de ensino híbrido.
Objetivo Geral
O objetivo principal do presente projeto é:
• Realizar a adequação de uma turma da disciplina Representação Digital I da modalidade presencial para a modalidade de ensino híbrido.
Para que o objetivo principal seja alcançado devem ser cumpridos os seguintes objetivos específicos:
• Propor um cronograma de atividades para todas as semanas regulares do semestre letivo, mesclando atividades online e presenciais;
• Desenvolver materiais didáticos específicos para cada atividade proposta em todas as semanas regulares do semestre letivo;
• Reformular os materiais didáticos já existentes com as correções necessárias para o seu uso na modalidade híbrida;
• Avaliar o planejamento proposto e os materiais didáticos desenvolvidos através da realização de testes de uso e desenvolvimento das atividades com alunos voluntários;
• Reformular os materiais e o cronograma proposto com base nas avaliações realizadas;
• Solicitar ao colegiado de curso o oferecimento de uma das turmas da disciplina Representação Digital I na modalidade de ensino híbrido.
• Realizar a adequação de uma turma da disciplina Representação Digital I da modalidade presencial para a modalidade de ensino híbrido.
Para que o objetivo principal seja alcançado devem ser cumpridos os seguintes objetivos específicos:
• Propor um cronograma de atividades para todas as semanas regulares do semestre letivo, mesclando atividades online e presenciais;
• Desenvolver materiais didáticos específicos para cada atividade proposta em todas as semanas regulares do semestre letivo;
• Reformular os materiais didáticos já existentes com as correções necessárias para o seu uso na modalidade híbrida;
• Avaliar o planejamento proposto e os materiais didáticos desenvolvidos através da realização de testes de uso e desenvolvimento das atividades com alunos voluntários;
• Reformular os materiais e o cronograma proposto com base nas avaliações realizadas;
• Solicitar ao colegiado de curso o oferecimento de uma das turmas da disciplina Representação Digital I na modalidade de ensino híbrido.