Nome do Projeto
Adequação da Disciplina Representação Digital I da Modalidade de Ensino Presencial Para a Modalidade de Ensino Híbrido
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
20/07/2020 - 23/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Atualmente a disciplina de Representação Digital I, do curso de Arquitetura e Urbanismo, adota a modalidade de ensino presencial em duas turmas ofertadas a cada semestre. Nesta disciplina os conteúdos ministrados necessariamente introduzem os alunos em um contexto de uso de ferramentas digitais, que inicialmente tem com objetivo a representação gráfica para arquitetura, mas que viabiliza outras propostas de uso e aprendizagem de tecnologias digitais. Neste sentido, o contexto criado pela disciplina referida, viabiliza uma proposta para o uso da modalidade de ensino híbrido, que utiliza tecnologias digitais de comunicação e apresenta-se como uma metodologia de ensino que mescla aulas online e presenciais, intercalando conteúdos que se complementam. Esta metodologia de aprendizagem, também conhecida como blended learning, utiliza tecnologias digitais com o objetivo de promover uma reorganização do tempo e do espaço de aula. Esta modalidade de ensino também exige maior autonomia e engajamento dos estudantes, proporcionando um maior aproveitamento dos conteúdos. Desta forma, acredita-se que o oferecimento de disciplinas que adotem a modalidade de ensino híbrido em cursos de graduação presenciais contribui na preparação dos estudantes, tornando-os mais responsáveis e comprometidos com a própria aprendizagem e consequentemente melhor preparados para uma sociedade em permanente mudança. Sendo assim, o presente projeto pretende realizar todas as adequações necessárias à conversão dos conteúdos e planejamento de desenvolvimento de uma turma da disciplina Representação Digital I, do curso de Arquitetura e Urbanismo, da modalidade presencial para a modalidade de ensino híbrido.

Objetivo Geral

O objetivo principal do presente projeto é:
• Realizar a adequação de uma turma da disciplina Representação Digital I da modalidade presencial para a modalidade de ensino híbrido.
Para que o objetivo principal seja alcançado devem ser cumpridos os seguintes objetivos específicos:
• Propor um cronograma de atividades para todas as semanas regulares do semestre letivo, mesclando atividades online e presenciais;
• Desenvolver materiais didáticos específicos para cada atividade proposta em todas as semanas regulares do semestre letivo;
• Reformular os materiais didáticos já existentes com as correções necessárias para o seu uso na modalidade híbrida;
• Avaliar o planejamento proposto e os materiais didáticos desenvolvidos através da realização de testes de uso e desenvolvimento das atividades com alunos voluntários;
• Reformular os materiais e o cronograma proposto com base nas avaliações realizadas;
• Solicitar ao colegiado de curso o oferecimento de uma das turmas da disciplina Representação Digital I na modalidade de ensino híbrido.

Justificativa

A ocorrência do contexto atual de pandemia e necessário distanciamento entre as pessoas, demonstrou a necessária e talvez imprescindível revisão das metodologias de ensino totalmente presenciais e consequentes agrupamentos em salas de aula.
Neste sentido, a adoção de um modelo de ensino híbrido (Blended Learning) que mescle a disponibilização de conteúdo online com encontros presenciais, intercalando conteúdos que se complementam, apresenta-se como possibilidade para a adequação de disciplinas anteriormente planejadas para um ensino totalmente presencial.
Este modelo de ensino híbrido cria um formato de aula em que os alunos tem contato com os conteúdos através de uma plataforma online e após tiram dúvidas e debatem os conteúdos em encontros com o professor e os outros alunos, encontros que podem ser presenciais ou mesmo substituídos por encontros síncronos através do uso de tecnologias de comunicação.
Assim, este modelo de ensino abre um espaço dinâmico para o pensamento crítico, pois, os estudantes têm a oportunidade iniciar a aprendizagem pelo contato individual com o conteúdo, compreendendo os assuntos de maneira mais aprofundada e, após, esta aprendizagem individualizada. levar questões e curiosidades para os encontros com o professor e demais colegas.
Desta forma, o ritmo de aprendizagem é definido pelos próprios alunos, que contam com muito mais autonomia para gerenciar seus aprendizados e cumprir seus prazos. Portanto, um ensino e aprendizagem híbrido, baseado no uso de materiais didáticos adequados e com acompanhamento e orientações por parte do professor, pode significar uma vantagem no ritmo de aprendizagem, por não exigir uma padronização e sim permitir que cada aluno utilize o tempo que necessitar para a aprendizagem de cada conteúdo.
Neste sentido, o presente projeto pretende adequar para uma modalidade de ensino híbrido uma turma da disciplina Representação Digital I, do curso de Arquitetura e Urbanismo, atualmente é planejada e ministrada na modalidade de ensino presencial.

Metodologia

O projeto unificado proposto caracteriza-se como projeto com ênfase em ensino, pois, objetiva contribuir para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem em um curso de graduação, através do planejamento e da elaboração de materiais para utilização em práticas pedagógicas.
Quanto ao tipo de ação de ensino proposta pelo projeto, esta ação caracteriza-se como “Propriamente dita de ensino”, devido ao seu caráter pedagógico de busca de promoção da qualificação dos processos de ensino e aprendizagem em um curso de graduação.
Sendo assim, o seu desenvolvimento consistirá nas seguintes etapas: Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação.
A etapa de Planejamento consistirá na proposição de um cronograma mesclando atividades online e presenciais para todas as semanas regulares do semestre letivo, bem como nas definições iniciais dos tipos de materiais didáticos a serem utilizados.
Na etapa de Desenvolvimento serão reformulados os materiais didáticos existentes e criados novos materiais adequados a modalidade de ensino proposta.
A etapa de avaliação consistirá na aplicação de todos os materiais didáticos e, se necessário, na correção dos materiais que apresentarem problemas.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com a realização do presente projeto iniciar um processo de oferecimento de disciplinas na modalidade de ensino híbrido no contexto do curso presencial de Arquitetura e Urbanismo, bem como qualificar os alunos para uma modalidade de ensino que estimule a autonomia no seu processo de aprendizagem.
Desta forma, pretende-se com o presente projeto contribuir para o aprimoramento e qualidade dos processos de ensino e aprendizagem em um curso de graduação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELLE VILLELA DE LIMA
FELIPE ETCHEGARAY HEIDRICH10
HENRIQUE ENGERS HENNING
ISABELLA MENDES DAL RI
LUISA KLUG VIEIRA
NATALIA PEGLOW KAUL

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