Nome do Projeto
Práticas de Extensão Universitária nos cursos de Química da UFPEL
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/01/2021 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
As universidades públicas brasileiras são instituições criadas para atender às necessidades do país, assumindo o ensino, a pesquisa e a extensão como dimensões acadêmicas fundamentais e indissociáveis na formação de recursos humanos qualificados. A extensão universitária visa desenvolver atividades de cidadania através de projetos de extensão com o objetivo claro de aproximar a comunidade universitária da sociedade. O Plano Nacional de Extensão Universitária (2001) aponta que “a extensão universitária é a atividade acadêmica capaz de imprimir um novo rumo à universidade brasileira e de contribuir significativamente para a mudança da sociedade”. A aproximação entre a comunidade universitária e o público-alvo deve aliar o conhecimento científico ao conhecimento popular para promover tanto a função social da universidade na comunidade quanto a formação de recursos humanos qualificados para atuar na sociedade. Neste contexto, o projeto Práticas de Extensão Universitária nos Cursos de Química da UFPEL apresenta ações de extensão que serão realizadas principalmente por discentes dos cursos de Química, sob orientação dos docentes, em disciplinas com carga horária prática EXT. As ações propostas neste projeto atendem comunidades de Pelotas e região na área de conhecimento dos Cursos de Química, o que permite também atender à curricularização da extensão nestes cursos.

Objetivo Geral

Aproximar os discentes dos cursos de Química das comunidades de Pelotas e região através da execução de ações de extensão universitária cadastradas neste projeto. O projeto também atende à curricularização da extensão na formação dos discentes dos cursos de Química Bacharelado, Industrial e Licenciatura.

Justificativa

As universidades públicas brasileiras têm uma função social importante na formação de recursos humanos qualificados para atuar de maneira crítica e responsável em diversos segmentos da sociedade. Portanto, uma aproximação entre universidade e sociedade é desejável para que o conhecimento gerado possa contribuir também para o desenvolvimento das comunidades na qual está inserida. Esta aproximação não deve ser compreendida como uma via de mão única, mas como uma troca de conhecimentos e experiências através de práticas extensionistas. Assim, as ações de extensão cadastradas neste projeto visam difundir conhecimentos acerca de temas pertinentes relacionados principalmente a educação ambiental e recursos renováveis, além de qualificar os discentes e ampliar a sua compreensão de como a Química pode ser empregada em benefício da comunidade no cotidiano.

Metodologia

As ações de extensão são realizadas nas comunidades de Pelotas e região por discentes dos cursos de Química Bacharelado, Química Industrial e Licenciatura em Química. Os discentes destes cursos se matriculam em disciplinas com carga horária prática EXT vinculadas às ações de extensão cadastradas neste projeto. A metodologia empregada em cada ação de extensão realizada nas disciplinas com carga horária prática EXT está devidamente descrita no item "Ações".
Os discentes atuam como agentes ativos nas ações de extensão, interagindo com o público-alvo sob a orientação do professor regente ou responsável pela disciplina. Cada ação de extensão apresenta uma carga horária equivalente a carga horária prática EXT das disciplinas vinculada a esta ação. Ao final, após aprovação do discente na disciplina, a carga horária prática EXT é curricularizada como parte da Formação em Extensão exigida nas diretrizes, se o aluno tiver atuação ativa no projeto. Caso seja ouvinte essa carga horária poderá ser considerada como atividade complementar. As disciplinas com carga horária prática EXT vinculadas a este projeto são:
- Fundamentos em Extensão Universitária (1T/1EXT);
- Química Verde (2T/1EXT);
- Tratamento de Águas e Resíduos Industriais (2T/1EXT);
- Química Ambiental (2T/2EXT);
- Biomassa e Bionergia (2T/1EXT);
- Aplicação do GHS em Laboratórios de Ensino e Pesquisa (1T/2EXT).

Indicadores, Metas e Resultados

Através da realização das ações de extensão universitária propostas neste projeto espera-se contribuir com as comunidades de Pelotas e região através da difusão de conhecimentos da área da Química que possam auxiliar as pessoas a vislumbrar novas oportunidades, realizar atividades do cotidiano com maior eficiência e segurança, e contribuir para o seu bem-estar. Espera-se também formar recursos humanos qualificados e comprometidos que sejam capazes de perceber as necessidades das comunidades e vislumbrar oportunidades em sua própria área de formação.
As atividades realizadas nas comunidades serão devidamente discutidas e avaliadas durante as aulas, trazendo para estas as experiências e ideias trocadas. Ao final do processo, é desejado que o discente possa utilizar a sua experiência como agente extensionista para curricularizar as atividades realizadas como Formação em Extensão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELA BIANCHINI2
MARIANA ANTUNES VIEIRA2

Página gerada em 28/03/2024 10:55:39 (consulta levou 0.162487s)