Nome do Projeto
Protocolos de Atendimento Clínico à Animais Selvagens recebidos no NURFS/CETAS - UFPel
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
13/07/2020 - 09/07/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Devido à importância na obtenção do máximo de dados no atendimento primário ao animal recebido e visando a necessidade da padronização na execução do atendimento clínico-ambulatorial dos animais recebidos no Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre/Centro de Triagem de Animais Silvestres (NURFS/CETAS-UFPel) serão estabelecidos procedimentos operacionais padrão (POPs) para tal finalidade. Esse projeto tem como objetivo elaborar um roteiro para atendimento clínico de mamíferos, aves e répteis que chegam ao NURFS. Os protocolos irão abranger informações sobre: a) exame clínico; b) acesso venoso; c) contenção física; d) parâmetros fisiológicos; e) contenção química; f) terapêutica; g) instalações; h) nutrição; de aves, mamíferos e répteis de principal ocorrência no NURFS/CETAS-UFPel.

Objetivo Geral

Elaborar protocolos de atendimento clínico, facilitando o acesso à informações básicas de atenção e padronizar os procedimentos realizados em mamíferos, répteis e aves recebidos no NURFS/CETAS – UFPel.

Justificativa

Durante os mais de 20 anos de funcionamento do NURFS, já foram atendidos mais de 28 mil animais de uma ampla variedade de espécies de mamíferos, aves e répteis. Protocolos de atendimento são fundamentais na Medicina de Animais Silvestres em função da diversidade de espécies que compreendem a rotina clínica em um Centro de Triagem de Animais Silvestres. O acesso rápido ao material de apoio possibilita otimizar o atendimento, além de proporcionar maior aproveitamento de tempo no momento da triagem, visto que, por se tratarem de animais de vida livre, são mais suscetíveis a desenvolverem a síndrome do estresse devido fatores como manejo excessivo, deslocamento percorrido que antecedeu a chegada até o CETAS, trauma, dentre outros. Além disso, se percebeu a necessidade de reunir as diversas literaturas consultadas e mais acessadas, em um só documento de fácil acesso a nível ambulatorial. Outro fator relevante na elaboração deste documento, deve-se ao fato de que o atendimento clínico é realizado por diferentes pessoas, sua utilização servirá como um guia para que nenhuma etapa seja negligenciada durante o atendimento e o mesmo seja executado de forma padronizada por todos que compõe a equipe. A elaboração desse material busca auxiliar na formação do aluno na área específica, facilitando a aprendizagem téorico-prática.

Metodologia

Para elaboração dos protocolos de atendimento clínico do NURFS-CETAS/UFPel a equipe irá realizar encontros semanais com a finalidade de:
- Identificar as principais classes e espécies de animais que são atendidas;
- Pesquisar material bibliográfico atualizado a ser consultado;
- Elaborar a estrutura e sequência dos protocolos;
- Fotografar etapas críticas do atendimento para facilitar a sua compreensão;
- Apresentar e discutir os protocolos com todos os membros da equipe, através de reuniões semanais.

Indicadores, Metas e Resultados

Com a elaboração desses protocolos espera-se a padronização do atendimento, bem como facilitar acesso ao material de estudo das principais espécies de animais recebidas. Esse material também será utilizado pelos estagiários para que possam tirar dúvidas referentes às espécies atendidas. Espera-se estimular os discentes a pesquisar sobre a área de interesse, criando senso crítico sobre todas as etapas do atendimento clínico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA ANDERSSON PEREIRA STARK
BEATRIZ RIBEIRO TINOCO ESSINGER
CAROLINA SANTURIO SCHIAVON
EDUARDA ALÉXIA NUNES LOUZADA DIAS CAVALCANTI
FABÍOLA CARDOSO VIEIRA
IVES FEITOSA DUARTE
JENNY PAOLA HIDALGO MARTINEZ
MAYANA LIMA SÁ
PAULO MOTA BANDARRA2
RAQUELI TERESINHA FRANCA2
THASSIANE TARGINO DA SILVA
Ynara Passini

Página gerada em 18/04/2024 09:51:19 (consulta levou 0.173587s)