Nome do Projeto
Liga Academica de Oncologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/08/2020 - 01/07/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
As Ligas Acadêmicas são entidades formadas por grupos de alunos de diferentes anos da graduação sob a supervisão de profissionais e professores vinculados a Instituição de Ensino Superior ou Hospitais de Ensino. Participam de forma efetiva na educação médica, promovendo conhecimento e atuação em áreas específicas não contempladas pelos currículos tradicionais, permitindo aproximação do estudante com as especialidades. Os princípios básicos que regem estas entidades são atividades de pesquisa, ensino e assistência. As atividades de pesquisa, ensino e extensão serão o eixo norteador das atividades propostas pelas Ligas, sendo que a pesquisa se dará conforme o andamento e a densidade das discussões e o volume de assistência realizada.

Objetivo Geral

Estimular os alunos do curso de graduação em Medicina a aprofundar os conhecimentos técnico-científicos relacionados à oncologia.
Discussão de casos clínicos e temas básicos relacionados à oncologia;
Realização de campanha para conscientização e prevenção primária, secundária ou terciária de determinados tipos de câncer;
Desenvolver cursos, jornadas e congressos para difundir o conhecimento sobre a oncologia;
Criação de artigos científicos e outros conteúdos de cunho técnico bem como a participação de eventos científicos para apresentações sobre o tema

Justificativa

As atividades contribuirão para a sedimentação do conhecimento de Oncologia dos envolvidos e proporcionará maior engajamento discente, o que enriquecerá o currículo do graduando e sedimentará os aprendizados para a futura vida profissional dos estudantes

Metodologia

A Liga Acadêmica de Oncologia (LAO) contará com 20 membros no total e com os seguintes cargos: presidente, vice-presidente, tesoureiro, secretário, diretor de pesquisa, diretor de extensão, diretor de ensino e diretor de marketing. Quaisquer alunos, devidamente matriculados nas universidades de Medicina da cidade de Pelotas, poderão participar do processo seletivo da LAO. O edital da seleção deverá ser divulgado com uma antecedência de duas semanas ao processo seletivo, contendo as seguintes informações: tipo de seleção, conteúdo da prova escrita, local/data/hora de realização do processo, número de vagas disponíveis e resumo de atividades da Liga.
Estarão automaticamente desligados como membros efetivos da Liga os acadêmicos que concluírem o 12º semestre do curso de Medicina.
Serão excluídos como membros efetivos da Liga, sem direito a receber o certificado, os acadêmicos que não cumprirem os 75% de presença das atividades programadas ou que não participarem pelo menos um ano das atividades prevista como membros efetivos. A LAO constitui seu papel educativo através de encontros semanais com abordagens sobre temas relevantes da oncologia. Nesses encontros ocorrerão aulas com profissionais que tenham conhecimento da área dispostos a divulgar o seu conhecimento ou apresentação de seminários de temas pré-determinados por membros da liga. Em relação à extensão será realizada anualmente uma campanha de conscientização e prevenção primária e secundária do câncer de pele nos municípios de Arroio do Padre e Morro Redondo com a supervisão da Dra. Gertrudes Neugebauer. Além disso, será realizada, anualmente, em Pelotas, a Campanha de Prevenção Secundária ao Câncer de Mama no setor da saúde que mais for preciso. Outras campanhas poderão ser propostas por qualquer membro da liga e executada desde que aprovada pela maioria simples dos membros efetivos. As atividades de pesquisa serão extensivamente estimuladas, sendo por meio de resumos, relatos de caso, artigos científicos, divulgando sempre que possível em jornadas, semanas acadêmicas, congressos e semelhantes. Para tal, os ligantes lançarão mão de dados colhidos com consentimento dos voluntários que participarão das campanhas que a liga realiza.

Indicadores, Metas e Resultados

O indicador de sucesso do projeto é o número de alunos interessados em participar e artigos publicados pela liga.
Outra análise substancial será o número de acadêmicos que se interessarão nos cursos de especialização e de residência em oncologia.
A principal meta é manter os alunos motivados e participativos a fim de poder contribuir com o conhecimento deles e com a Saúde Pública Brasileira.
São competências a serem alcançadas a construção participativa do conhecimento técnico em oncologia e a habilidade de criar estratégias para desenvolver o processo de aprendizagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALANA CAROLINA ANDRADE DALLA COSTA
CINTIA RODRIGUEZ BARROS
Carlos Eduardo Pouey da Cunha
DANIEL ANGELO BERNIN
DANIELA DE OLIVEIRA NAVA
ISADORA SPIERING
JOAO VITOR KRAVZUK GOMEZ
JORDANA GEREMIAS BRUST
JULIA PEREIRA LARA
LUIZE COSTA SONCINI
MARIA EDUARDA STEINMETZ KACZEN
MARIA GERTRUDES FERNANDES PEREIRA NEUGEBAUER2
MARIANA REIS CARAM
MIKAELLE TAINÁ BERTOLI
PABLO RIBEIRO MIRANDA BARBOSA
PATRÍCIA PEREIRA CARDOSO
RAYANE GONCALVES DE OLIVEIRA
SILVIA SAUERESSIG4
VICTORIA ANDRE DE MAGALHAES
VINICIUS MAIA SILVA

Página gerada em 26/04/2024 21:13:09 (consulta levou 0.172662s)