Nome do Projeto
O que cantamos para os bebês dormirem? Um estudo sobre canções de ninar
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
09/08/2020 - 09/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto tem como objetivo investigar as músicas de ninar (embalar) cantada,s e/o escutadas pelos pais /cuidadores aos seus bebês e crianças pequenas. Através desses dados poderemos saber quais os repertórios utilizados, canções, letras e código musical envolve essas famílias. Quais as maneiras de interação musical (musicalidade comunicativa) ocorrem atualmente entre as famílias (pais, crianças) participantes do projeto de musicalização infantil da UFPEL e que influências essas ações podem trazer na formação e desenvolvimento musical infantil.
Objetivo Geral
Objetivo Geral: Investigar quais as canções de ninar são cantadas/utilizadas pelos pais/ cuidadores dos bebês participantes do Projeto de Extensão Musicalização para Bebês da UFPEL. Objetivos específicos: Identificar e selecionar quais as canções são cantadas/utilizadas para os bebês o dormirem; Analisar essas canções e seus contextos musicais, sociais, culturais e identitários, Analisar os processos envolvidos na realização das atividades de ninar os bebê
Justificativa
Quem convive com crianças - e mais especificamente com crianças entre os zero e os quatro anos de idade - sabe quão receptivas elas são aos sons, a uma canção, ao movimento. Não há dúvida de que o comportamento musical se manifesta muito precocemente e que muito cedo as crianças mostram apreender elementos do código musical que as envolve. E, sem dúvida, das primeiras aprendizagens a ter lugar está a música. As canções de ninar trazem também o tema da interação (musicalidade interativa) entre mãe e bebês nos primeiros meses de vida, a interação familiar e a socialização. Trata-se, é claro, de uma aprendizagem informal, sensorial, a que inevitavelmente todos os seres humanos são expostos e que pode ser proporcionada em maior ou menor grau conforme a riqueza da cultura musical do meio envolvente. Alguns autores que analisaram os comportamentos de bebês durante a audição de canções de embalar destacam que muitas vezes há segurança e conforto que pode transmitir uma canção de embalar que isso pode ser importante para a regulação de diferentes estados emocionais (TREHUB et al., 1993, TRAINOR, 1996, ROCK et al., 1999). Assim essa pesquisa se justifica a medida que busca investigar o que os pais/ cuidadores participantes dos projetos de musicalização infantil da UFPEL cantam para seus bebês, quais as músicas, qual repertório compõe esse momento tão singular e ainda quem participa desse momento, pais, mães, cuidadores e que influencias musicais podem ocorrer.
Metodologia
Será uma pesquisa e abordagem qualitativa, mas que irá trazer tbm dados quantitativos e será realizada através de questionários enviados ao pais e/ ou cuidadores através do google forms. Como estamos em meio a uma pandemia (COVID19) não teremos acesso nem aos pais nem as crianças. Serão solicitadas aos pais possíveis gravações desses momentos, para que tenhamos a visualização desses momentos musicais para posterior análise das canções. Os questionários e vídeos ou áudios serão autorizados pelos pais via documentos e termos de consentimento (todos online). Os dados serão analisados a partir de autores de referência no tema sobre interação, musicalidade comunicativa, desenvolvimento musical e educação musical.
Indicadores, Metas e Resultados
Essa investigação poderá fornecer subsídios importante sobre o que ouvem os bebês e crianças pequenas. Não há dúvida de que o comportamento musical se manifesta muito precocemente e que muito cedo as crianças mostram apreender elementos do código musical que as envolve. E, sem dúvida, das primeiras aprendizagens a ter lugar está a música. Trata-se, é claro, de uma aprendizagem informal, sensorial, a que de alguma forma todos os seres humanos são expostos e que pode ser proporcionada em maior ou menor grau conforme a riqueza da cultura musical do meio envolvente. Salientamos a necessidade de se perceber como se processa o desenvolvimento musical das crianças nos primeiros anos da escola, e como a investigação nesta área pode contribuir para alargar o conhecimento sobre o papel da música nas escolas, e sobre as respostas das crianças em presença da música formal ou não formal.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAMILA BARBOZA CASTRO | |||
DANILO SILVA LIMA | |||
DESIRÉE SALLES DA COSTA GONÇALVES | |||
DIOCELENA DOS SANTOS MIRANDA | |||
FRANCISCO CARLOS DE SOUZA BAZ JÚNIOR | |||
GABRIELA CINTRA DOS SANTOS | |||
JÉSICA NAPARO MIRAPALHETE | |||
KETLYN YEH LAN CHEN | |||
KEWIN YAMANI MARTINS SCHUSTER | |||
Mileny Jouglard Gomes | |||
RAFAEL VERAS ZORZOLLI | |||
REGIANA BLANK WILLE | 4 | ||
ROSALIA GARCIA HERNANDEZ |