Nome do Projeto
Liga Acadêmica De Mastologia LAMAST
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/08/2020 - 01/07/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A mastologia é uma especialidade médica extremamente rica em conteúdo, tanto técnico específico quanto conteúdo geral correlacionável com outras áreas da saúde. O plano de ensino da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia, considerando sua carga horária, não abrange todos os aspectos de interesse acadêmico.
As Ligas Acadêmicas são entidades constituídas fundamentalmente por um grupo de estudantes, que buscam aprofundar temas em uma determinada área, orientados por docente, com atuação segundo o tripé da formação universitária: Ensino, Pesquisa e Extensão.
Neste contexto, a Liga Acadêmica de Mastologia da UFPel (LAMAST) se torna a fonte de formação complementar dos conhecimentos em mastologia. Ela tem o intuito de manter o foco no estudo médico continuado, promover a aquisição de novos conhecimentos e motivar o aprendizado na área. Esse projeto é um modelo de ensino-aprendizagem, menos formal, mais flexível e mais inserido no contexto das necessidades trazidas pelos estudantes.
Objetivo Geral
Aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos em mastologia
Justificativa
As atividades contribuirão para a sedimentação do conhecimento de mastologia dos envolvidos e proporcionará maior engajamento docente/discente, o que enriquecerá o currículo do graduando e sedimentará os aprendizados para a futura vida profissional dos estudantes. Além de poder aproveitar a capacidade produtiva de conhecimento que o ambulatório pode oferecer.
Metodologia
A metodologia principal baseia-se na aplicação de uma comunicação empática, com roteiros fluídos, integração entre informações e atividades que serão desenvolvidas.
O cronograma consta com aulas expositivas, campanhas de atendimento, cursos, pesquisas, aulas com profissionais convidados e treinamento prático.
Debates serão incitados para o enriquecimento geral e como forma de atrair o interesse pelo tema. Dessa maneira, se estimulará a busca ativa de conhecimentos e a adaptação das formas de comunicação com os colegas.
O planejamento da dinâmica do trabalho é contínuo e adaptado as necessidades do momento.
Os alunos participantes serão selecionados através de um processo seletivo. Podem inscrever-se os alunos cursando a partir do terceiro semestre da Universidade (UFPel).
Teremos também equipes de coordenação formadas por alunos, onde estes vivenciarão além das atividades teórico-práticas, atividades administrativas.
OBS: Enquanto durar a pandemia e suspensão do calendário acadêmico só serão feitas atividades online através de plataformas adequadas para tal.
O cronograma consta com aulas expositivas, campanhas de atendimento, cursos, pesquisas, aulas com profissionais convidados e treinamento prático.
Debates serão incitados para o enriquecimento geral e como forma de atrair o interesse pelo tema. Dessa maneira, se estimulará a busca ativa de conhecimentos e a adaptação das formas de comunicação com os colegas.
O planejamento da dinâmica do trabalho é contínuo e adaptado as necessidades do momento.
Os alunos participantes serão selecionados através de um processo seletivo. Podem inscrever-se os alunos cursando a partir do terceiro semestre da Universidade (UFPel).
Teremos também equipes de coordenação formadas por alunos, onde estes vivenciarão além das atividades teórico-práticas, atividades administrativas.
OBS: Enquanto durar a pandemia e suspensão do calendário acadêmico só serão feitas atividades online através de plataformas adequadas para tal.
Indicadores, Metas e Resultados
O indicador de sucesso do projeto é o número de alunos interessados em participar, além da avaliação do final do projeto com uma enquete de satisfação.
Outra análise substancial será o número de acadêmicos que se interessarão nos cursos de especialização e de residência em mastologia.
A principal meta é manter os alunos motivados e participativos a fim de poder contribuir com o conhecimento deles e com a Saúde Pública Brasileira.
São competências a serem alcançadas a construção participativa do conhecimento técnico em mastologia e a habilidade de criar estratégias para desenvolver o processo de aprendizagem.
Outra análise substancial será o número de acadêmicos que se interessarão nos cursos de especialização e de residência em mastologia.
A principal meta é manter os alunos motivados e participativos a fim de poder contribuir com o conhecimento deles e com a Saúde Pública Brasileira.
São competências a serem alcançadas a construção participativa do conhecimento técnico em mastologia e a habilidade de criar estratégias para desenvolver o processo de aprendizagem.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRE LUIS BARTZ VOIGT | |||
BEATRIZ FLORIAM FOLTRAN | |||
BETTINA DE MARCO ANSELMO | |||
BIANCA RODRIGUES SZCZESNY | |||
CAROLINA IGANCI HEIDEN | |||
Ellen Quanz | |||
GABRIEL SANTANA PEREIRA DE OLIVEIRA | |||
LARISSA ANNE DE SOUZA | |||
LAURA DE AZEVEDO GRACIANO | |||
LORENA PAULA SCHUFER | |||
LUÍS HENRIQUE OLIVEIRA DE MOURA | |||
MARCELO VITORIA REINEHR | |||
MARIANA REIS CARAM | |||
MARINA FORTES BARIN SIBINEL | |||
MILENE DOMINGUES AROCHA | |||
NATHALIA GLAESER PAUL | |||
Nathália Flores do Nascimento | |||
OTÁVIO MARTINS CRUZ | |||
PEDRO HENRIQUE EVANGELISTA MARTINEZ | |||
SABRINA OLIVEIRA DA COSTA | 1 | ||
THIAGO GONZALEZ BARBOSA E SILVA | 4 | ||
VALENTINA SIQUEIRA RODRIGUES |