Nome do Projeto
ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM HISTÓRIA DA ARTE
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
13/09/2020 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Uma parcela dos alunos que ingressam nos cursos de Artes Visuais do CA/UFPEL (Centro de Artes/UFPEL), tanto na modalidade licenciatura quanto no bacharelado apresenta dificuldades nas disciplinas que requerem aquisição de conhecimento principalmente por meio da leitura e interpretação de textos, e que possuem avaliações em que o aluno tem que se expressar por meio da escrita (e por meio dela articular os conhecimentos adquiridos). Os professores destas disciplinas convivem com estas dificuldades dos alunos, que são em grande número reprovados, e em muitos casos abandonam o curso por não conseguirem superar as suas dificuldades. Este projeto de ensino se propõe a proporcionar apoio a estes alunos, na área da História da Arte, por meio da elaboração e implementação dispositivos de aprendizagem que possam impactar positivamente o processo de ensino-aprendizagem.
Objetivo Geral
Este projeto de ensino objetiva contribuir para o aprimoramento e qualificação do processo de ensino-aprendizagem das disciplinas de História da Arte nos cursos do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas CA/UFPEL por meio da produção de material educativo.
Justificativa
Este projeto de ensino se justifica pela necessidade de proporcionar apoio aos alunos de História da Arte - principalmente aos que apresentam dificuldades no aprendizado da disciplina -, por meio do estudo e posterior elaboração e implementação de dispositivos de aprendizagem que possam impactar positivamente o processo de ensino-aprendizagem (usando, por exemplo, as novas tecnologias de informação e comunicação (TICs)). Serão atendidas diretamente por volta de duas centenas de alunos apenas nas disciplinas de História da Arte I, II e III do curso de Artes Visuais Licenciatura, e indiretamente todos os alunos do CA assim como a comunidade em geral.
Metodologia
Trabalho contínuo e simultâneo em todos os níveis de desenvolvimento do projeto, quais sejam estudos, discussão, reflexão, preparação de material didático, confecção de materiais de ensino-aprendizagem.
Indicadores, Metas e Resultados
Desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas que impactem positivamente o desempenho acadêmico nas disciplinas de História da Arte dos cursos do Centro de Artes da UFPel
Qualificação do processo de ensino-aprendizagem, com aumento do interesse dos alunos, diminuição da reprovação, retenção e evasão nestas disciplinas.
Qualificação do processo de ensino-aprendizagem, com aumento do interesse dos alunos, diminuição da reprovação, retenção e evasão nestas disciplinas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CLARICE REGO MAGALHAES | 8 | ||
GUILHERME OTAVIO MARTINELLI FRAGOSO | |||
JOAO VICTOR CRUZ FERREIRA | |||
LIVEA LUZEIRO DO CARMO | |||
MAIRIN JORDANE RUTZ | |||
RICARDO PERUFO MELLO | 8 |