Nome do Projeto
Conservação em Pauta
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/07/2020 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
Conservação em Pauta é projeto de extensão on-line da Associação dos Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul (ACOR-RS) e da Rede de Museus da UFPel, que tem como objetivo divulgar os trabalhos de conservação e restauração na área do patrimônio cultural do Brasil, ele acontece dentro do ambiente virtual criando pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura o site "Tão Longe Tão Perto" que busca agregar atividades de extensão e cultura da região de Pelotas, do estado do Rio Grande do Sul e também atingindo outros estados do Brasil, através das parcerias estabelecidas com diversas instituições e profissionais ligados as mais diversas áreas do conhecimento.

Objetivo Geral

Apresentar palestras on-line sobre a conservação e restauração de bens culturais no Brasil durante a pandemia da COVID-19.

Justificativa

Neste momento, durante a pandemia da COVID-19, muitos profissionais da área da Patrimônio estão procurando alternativas para mostrar o seus trabalhos e projetos, as instituições que trabalham com a preservação da memória e do patrimônio estão desde março com as portas fechadas e tiveram que que enfrentar este período de isolamento se redescobrindo, procurando alternativas para divulgar os trabalhos realizados por estas instituições e por profissionais ligados a está temática. Muitos instituições tiveram que se reinventar, os projetos passaram por readequações para acontecerem em ambientes virtuais e nas redes sociais. Por isso a ACOR-RS buscou a Rede de Museus da UFPel para estabelecer esta parceria com este projeto de extensão que se chama "Conservação em Pauta", que pretende apresentar diversos profissionais, trabalhos e instituições envolvidas com a preservação do patrimônio material e imaterial brasileiro, como forma de fortalecer o diálogo com a sociedade e o público. Este projeto "Conservação em Pauta" proporcionará o dialogo entre diversos setores que compreendem o Patrimônio Cultural Brasileiro, que estão trabalhando ou que estão com seus projetos parados, mas de alguma maneira ou de outra, atuando para disponibilizar artigos, oficinas e palestras, e o mais importante fortalecer ações solidárias durante a pandemia da COVID-19.

Metodologia

Reuniões virtuais para estabelecer a parceria;
Cadastro do Projeto;
Organização de um cronograma mensal das atividades;
Convite aos palestras;
Adequação da arte do Projeto "Conservação em Pauta" ao Projeto do site "Tão Longe Tão Perto";
Criação da sala de conversa número 10 no projeto do site Tão longe tão perto;
Criação da sala Conservação em Pauta na Webconf da UFPel.
Divulgação;
Realização do Evento;
Certificação.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se atingir profissionais e estudantes da área da preservação, memória e patrimônio, como meta de público total de 100 pessoas.
Estabelecer o diálogo entre os profissionais, instituições e a sociedade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREA GONÇALVES DOS SANTOS
ANDREA LACERDA BACHETTINI3
BÁRBARA DOS SANTOS KURZ
LISIANE GASTAL PEREIRA
MARIANA GAELZER WERTHEIMER
RAQUEL FRANCA GARCIA AUGUSTIN
ROGER FELIPE ROCHA VILELA
SILVANA DE FATIMA BOJANOSKI3

Página gerada em 03/07/2022 06:33:35 (consulta levou 0.071170s)