Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Pneumologia LAP
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/08/2020 - 01/07/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A pneumologia é uma especialidade médica extremamente rica em conteúdo, tanto técnico específico quanto conteúdo geral correlacionável com outras áreas da saúde. O plano de ensino da disciplina de Pneumologia, considerando sua carga horária, não abrange todos os aspectos de interesse acadêmico. As Ligas Acadêmicas são entidades constituídas fundamentalmente por um grupo de estudantes, que buscam aprofundar temas em uma determinada área, orientados por docentes, com atuação segundo o tripé da formação universitária: Ensino, Pesquisa e Extensão. Neste contexto, a Liga Acadêmica de Pneumologia da UFPel - (LAP) se torna a fonte de formação complementar dos conhecimentos na área. Ela tem o intuito de manter o foco no estudo médico continuado, promover a aquisição de novos conhecimentos e motivar o aprendizado na área, especialmente no momento de sua criação, em que vivenciamos uma pandemia viral causadora de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-COV2). Esse projeto é um modelo de ensino-aprendizagem, menos formal, mais flexível e mais inserido no contexto das necessidades apresentadas pelos estudantes e pela comunidade.

Objetivo Geral

Estimular os alunos do curso de graduação em Medicina a aprofundar os conhecimentos técnicos-científicos relacionados à Pneumologia.

Justificativa

As atividades contribuirão para a sedimentação do conhecimento de Pneumologia dos envolvidos, permitindo a aproximação dos discentes com a especialidade e fornecendo importantes ferramentas para a futura prática médica do graduando.

Metodologia

A metodologia principal baseia-se na aplicação de uma comunicação empática e ativa, com roteiros fluídos e integração entre informações e atividades que serão desenvolvidas.
As atividades são compostas por aulas, palestras, grupos de estudos, pesquisas, discussões de casos, seminários, atividades de extensão e campanhas para a comunidade.
Debates serão incitados para o enriquecimento geral e como forma de atrair o interesse pelo tema. Dessa maneira, se estimulará a busca ativa de conhecimentos e a adaptação das formas de comunicação entre os alunos.
O planejamento da dinâmica do trabalho é contínuo e adaptado às necessidades do momento.
Os alunos participantes serão selecionados através de um processo seletivo. Podem inscrever-se os alunos do curso de Medicina da Universidade (UFPel).
Teremos também equipes de direção formadas por alunos, onde estes vivenciarão além das atividades teórico-práticas, atividades administrativas.
Obs: Durante a suspensão do calendário acadêmico e pandemia serão realizadas somente atividades que possam ser feitas online.

Indicadores, Metas e Resultados

O indicador de sucesso do projeto é o número de alunos interessados em participar, além da realização de atas das reuniões, possibilitando a análise dos temas discutidos, da metodologia abordada e do sucesso das atividades.
Outra análise substancial será o número de acadêmicos que se interessarão nos cursos de especialização e de residência em pneumologia.
A principal meta é manter os alunos interessados na especialidade e participativos nas atividades elaboradas, a fim de contribuir com o conhecimento deles para a prática médica futura e, consequentemente, para a Saúde Pública Brasileira.
São competências a serem alcançadas a construção participativa do conhecimento técnico-científico em pneumologia e a habilidade de desenvolver estratégias interpessoais de ensino e comunicação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRÉ CONCEIÇÃO MENEGOTTO
ARTHUR SILVA DA SILVA
BEATRIZ FLORIAM FOLTRAN
CARLOS KADIS MINEIRO DE SOUZA
CAROLINA XAVIER LEMOS
DANIELLE REGINA PIMENTEL
FELIPE BARBOSA BUTZE
GERALDO USTARROZ DA SILVA TAVARES
GUILHERME HENRIQUE LELLIS MENDES
ISABELA OLIVEIRA DE MIRANDA
ISABELA SANTIAGO ROSA PIZANI
JOAO VICTOR WERMELINGER SERAFIM FEITOSA
JONAS FELIPE BONATO
JOÃO GUILHERME COUTO ALVES
JULIA RAUPP VILELA
JULIANA LOPEZ CEOLIN
JULIANA OLIVEIRA SCHAUN
KELLEN YEH
KETHRIN MAAHS KLEIN
LAURA DE AZEVEDO GRACIANO
LAURA FREITAS OLIVEIRA
LUAN SOARES DA SILVA
LUCAS ALVARES DE SOUZA
LUIZA REI OLIVEIRA
Laura Coimbra Borba
MARCELO VITORIA REINEHR
MARIA CAROLINE DANIEL FERRARI
MARIA EDUARDA MINERVINO ELIAS
MATHEUS ZAMBRANO HILZENDEGER
MIGUEL HENRIQUE MEES
MURILO SILVEIRA ECHEVERRIA
NICOLE LAZZARIN DE AVILA
PABLO ENRIQUE SANABRIA ROCHA
PAOLA NEUTZLING PIRES
PEDRO HENRIQUE EVANGELISTA MARTINEZ
RAYSSA BRUNA MARTINS
SABRINA OLIVEIRA DA COSTA1
SILVIA ELAINE CARDOZO MACEDO2
STEFANI GONCALVES DOMINGUES
THALES SCHWARZBACH
VITÓRIA FERRARESE ROCHA

Página gerada em 20/04/2024 07:04:58 (consulta levou 0.177669s)