Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica LACIP
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/08/2020 - 01/07/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica da UFPel - intitulada LACiP - é uma sociedade acadêmica, sem fins lucrativos; sem filiação religiosa, política ou partidária; criada em 11 de agosto de 2016. A Liga tem sua sede na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e é filiada ao Departamento de Cirurgia Geral e ao Colegiado de Curso de Medicina desta universidade.
Objetivo Geral
Aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos em cirurgia plástica
Justificativa
: As atividades contribuirão para a sedimentação do conhecimento de cirurgia com enfoque na cirurgia plástica dos envolvidos e proporcionará maior engajamento docente/discente, o que enriquecerá o currículo do graduando e sedimentará os aprendizados para a futura vida profissional dos estudantes. Além de poder aproveitar a capacidade produtiva de conhecimento que o ambulatório pode oferecer
Metodologia
A metodologia ou eixo de ensino será composto por reuniões semanais (4 por mês), de 1 hora cada, tendo um intuito de discutir assuntos específicos e relacionados a área de cirurgia plástica e atividades de bloco cirúrgico semanais (8 por mês), de aproximadamente 1h e 30min cada, tendo como objetivo inserir o aluno dentro da rotina cirúrgica e mostrar na prática as técnicas discutidas nas reuniões.
O primeiro encontro de cada mês deverá abordar um tema da cirurgia plástica, envolvendo propedêutica e patologia. Um membro da liga ficará responsável pela organização em cada mês, podendo convidar membros do conselho consultivo ou outras referências para enriquecerem a discussão, oportunizando a troca de experiências sobre o ensino de medicina e sua prática. E outra dupla ficará responsável por redigir um caso clínico e apresentar aos demais na terceira semana. Na última semana do mês discutiremos trabalhos práticos, tais como artigos, campanhas e projetos.
Dentro do bloco cirúrgico o aluno deverá acompanhar procedimentos realizados pelo cirurgião, de forma que consiga enxergar aquilo que foi discutido nos encontros semanais dentro da prática, assim otimizando o aprendizado. posterior organização de coleta de dados e criação de banco de dados e análises.
OBS: atividades práticas e presenciais só ocorrerão quando o calendário acadêmico retornar, enquanto durar a pandemia só atividades online serão realizadas
O primeiro encontro de cada mês deverá abordar um tema da cirurgia plástica, envolvendo propedêutica e patologia. Um membro da liga ficará responsável pela organização em cada mês, podendo convidar membros do conselho consultivo ou outras referências para enriquecerem a discussão, oportunizando a troca de experiências sobre o ensino de medicina e sua prática. E outra dupla ficará responsável por redigir um caso clínico e apresentar aos demais na terceira semana. Na última semana do mês discutiremos trabalhos práticos, tais como artigos, campanhas e projetos.
Dentro do bloco cirúrgico o aluno deverá acompanhar procedimentos realizados pelo cirurgião, de forma que consiga enxergar aquilo que foi discutido nos encontros semanais dentro da prática, assim otimizando o aprendizado. posterior organização de coleta de dados e criação de banco de dados e análises.
OBS: atividades práticas e presenciais só ocorrerão quando o calendário acadêmico retornar, enquanto durar a pandemia só atividades online serão realizadas
Indicadores, Metas e Resultados
O indicador de sucesso do projeto é o número de alunos interessados em participar, outra análise substancial será o número de acadêmicos que se interessarão nos cursos de especialização e de residência na área.
A principal meta é manter os alunos motivados e participativos a fim de poder contribuir com o conhecimento deles e com a Saúde Pública Brasileira.
São competências a serem alcançadas a construção participativa do conhecimento técnico cirúrgico a e a habilidade de criar estratégias para resolver problemas.
A principal meta é manter os alunos motivados e participativos a fim de poder contribuir com o conhecimento deles e com a Saúde Pública Brasileira.
São competências a serem alcançadas a construção participativa do conhecimento técnico cirúrgico a e a habilidade de criar estratégias para resolver problemas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRE LUIS BARTZ VOIGT | |||
ANNA BEATRIZ COSTA DE OLIVEIRA | |||
EDUARDO ZANATTA KAPP | |||
FERNANDA LAMPERT | |||
FERNANDO PASSOS DA ROCHA | 4 | ||
GABRIEL LUIZ HENKE | |||
GABRIELLA GONCALVES DIAS | |||
GEORGE FURTADO DE BORBA | |||
GIULIA COPETTI ENDRES | |||
GRACIELA VELARDE ALVAREZ DE OLIVEIRA | |||
GUERETH ALEXSANDERSON OLIVEIRA CARVALHO | |||
JENIFFER DOS REIS FERNANDES | |||
JORDANA GEREMIAS BRUST | |||
JULIANA LOPEZ CEOLIN | |||
Jamilla Alves Capanema | |||
João Vitor Cruz Lucas | |||
Katryn Roberto Bartz | |||
LUAN ALMEIDA STROKE | |||
LUCAS NEVES DE OLIVEIRA | |||
LUCIANO DE SIQUEIRA PIMENTEL | |||
LUIZA REI OLIVEIRA | |||
LUIZE COSTA SONCINI | |||
Laura Bisêlo Piton | |||
Lucas Enderle de Moura | |||
MURILO CANTERLE DE BRUM | |||
NICOLAS CONTER TAVARES | |||
PEDRO HENRIQUE EVANGELISTA MARTINEZ | |||
Pedro riet correa da Silveira | |||
Rafaela Kirsch Verza | |||
SABRINA OLIVEIRA DA COSTA | 1 | ||
Stefanie de Souza Andrade | |||
VALQUIRIA PORTO GARCEZ |