Nome do Projeto
Ciclones explosivos na América do Sul
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
18/07/2020 - 12/10/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O objetivo deste trabalho é estudar casos de ciclogêneses explosivas no sul do oceano Atlântico, tendo em conta que estes fenômenos são potencialmente perigosos por causa dos ventos fortes, precipitação intensa e redução da visibilidade decorrentes do aumento muito rápido do gradiente horizontal de pressão. Espera-se que os resultados deste trabalho, proporcionando um incremento dos conhecimentos sobre estes fenômenos, venham contribuir para a previsão dos mesmos. Para tal, serão utilizados os dados de reanálise do MERRA-2, bem como imagens do satélite GOES-13, no Canal 3 do Vapor d’água. Serão detectados os casos de ocorrência de ciclogêneses explosivas, ou seja, aqueles casos em que ocorreu uma taxa de aprofundamento da pressão central de pelo menos um Bergeron (queda de 1hPa/h durante 24 horas), para o período compreendido entre os anos de 2005 e 2009, e classificados segundo a intensidade pelo critério de Sanders. Será verificado se em todos os casos ocorre anomalia da tropopausa dinâmica com intrusão de ar seco com altos valores de vorticidade potencial da estratosfera na região de formação do ciclone, bem como a importância da interação entre os escoamentos das correntes de jato e as implicações de ordem baroclínica visando aumentar o conhecimento sobre estes fenômenos e melhorar suas previsões mitigando os riscos advindos destes eventos.

Objetivo Geral

Os objetivos deste projeto compreendem a busca de padrões do desenvolvimento de ciclones explosivos.
Como objetivos específicos destacam-se: - Detecção de ciclones explosivos; - Classificação quanto à
intensidade e sazonalidade; - Estudo de sua relação com dobras da tropopausa; - Estudo de sua relação
com perturbações do escoamento das correntes de jato.

Justificativa

Ciclogênese explosiva é um fenômeno de difícil previsão pela rapidez com que ocorre o aprofundamento da pressão a superfície e pela falta de dados meteorológicos sobre o oceano. Assim, é importante a realização de estudos que possam melhorar a sua previsão e mitigar os riscos e as perdas decorrentes da passagem destes ciclones.

Metodologia

Para detectar os casos de ciclogênese explosiva serão utilizados os dados de reanálise com resolução de 0.66° de longitude e 0.5° de latitude do Modern Era Retrospective-Analysis for Research and Applications (MERRA-2) desenvolvido no Goddard Space Flight Center da National Aeronautics and Space Administration - GSFC/NASA, os quais serão visualizados através dos scripts que estamos desenvolvendo para o software GRADS. Os casos detectados pela inspeção visual direta destes campos serão classificados segundo a intensidade segundo o critério de Sanders (1986) e irão integrar o conjunto em construção para uma climatologia deste fenômeno. Alguns casos particulares serão selecionados para uma análise sinótica e dinâmica detalhada baseada em aspectos interessantes dos mesmos que possam melhorar o conhecimento de padrões ou particularidades dos mesmos.

Indicadores, Metas e Resultados

Proporcionar o melhoramento das previsões e contribuir para a implementação de modelos com a finalidade de prevenir e mitigar os prejuízos causados por este tipo de fenômeno.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE BECKER NUNES1
ELIANA VELEDA KLERING
EMANOELA DE BORTOLLI
LUCAS D'AVILA MARTEN
LUCAS DA COSTA BERNA
VILSON DIAS DE AVILA9

Página gerada em 05/12/2022 12:35:18 (consulta levou 0.070974s)