Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/08/2020 - 31/07/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia (LAGGE) da Faculdade de Medicina de Pelotas (FAMED-UFPel) é um órgão com duração ilimitada, como sociedade civil, não religiosa, apolítica e sem fins lucrativos, fundada por acadêmicos. A liga tem sua sede na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas e busca conhecimentos a respeito da saúde da pessoa idosa.

Objetivo Geral

Sensibilizar os discentes do curso de Medicina e a população em geral sobre a do idoso, com orientação de profissionais da área de Geriatria e Gerontologia, além de mudar a percepção negativa sobre o processo de envelhecimento e sobre o idoso que prevalece dentre os alunos e professores do ensino superior brasileiro.

Justificativa

A parcela de idosos na população brasileira é de 14,6%, em 2040 os indivíduos com 60 anos ou mais de idade representarão mais de 27% dos brasileiros. Em termos absolutos, o número de habitantes nessa faixa etária beira os 30 milhões em 2020, chegando a ultrapassar a marca dos 55 milhões de indivíduos em menos de três décadas (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA). Diante deste cenário surge a questão: "o Brasil está preparado para o envelhecimento de sua população?"
Conforme a avaliação de Solange Kanso, pesquisadora da Diretoria de Estudos Sociais do IPEA, o Brasil ainda carece de mais políticas públicas que tenha por objetivo garantir a qualidade de vida da população idosa. A Liga acadêmica de Geriatria e Gerontologia surgiu para tentar sensibilizar os participantes, outros alunos e a população em geral sobre a importância que os idosos assumem a cada dia.

Metodologia

A metodologia ou eixo de ensino será composto por reuniões quinzenais, de 1 hora cada, tendo um intuito de discutir assuntos específicos e relacionados ao envelhecimento. Além disso a liga é moldada baseando-se nos princípios universitários do ensino, com aulas expositivo-dialogadas sobre o tema; extensão, com a realização de campanhas e projetos de prevenção, primaria, secundária e terciária à doenças que acometem idosos , bem como um estágio prático com idosos nas Unidades Básicas de Saúde, visando conciliar com a Pesquisa do perfil epidemiológico de patologias e modo de vida dos idosos na cidade de Pelotas.

Indicadores, Metas e Resultados

As principais metas são:
1. Despertar o interesse dos acadêmicos sobre o assunto da Geriatria e Gerontologia;
2. Munir os participantes da LAGGE com informações e conhecimentos sobre a saúde do idoso e do processo de envelhecimento.
3. Levar à população em geral e público-alvo (idosos) informações para um envelhecimento saudável e sobre o papel de cada pessoa nesse processo.
5. Promover palestras, jornadas e encontros com os demais acadêmicos da UFPel a fim de despertar o interesse nos cuidados ao idoso, entre outros.
6. Fazer da LAGGE uma organização referência na promoção à saúde do idoso, além de inspirar outros grupos a se preocuparem com a população com mais idade.

O indicador primário é o quantitativo de alunos interessados em participar do projeto e seu interesse posterior em formação complementar na área da Geriatria e Gerontologia. Os indicadores secundários são o número de aulas realizadas, eventos científicos, pesquisas desenvolvidas e volume da produção técnica.

O resultado final esperado diz respeito a aquisição de conhecimentos adicionais no campo da Geriatria e Gerontologia por parte dos envolvidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA LEMPEK TRINDADE DUTRA
CAROLINA GIANNA RIBEIRO
CLARA THOMAS ANDRADE
Danusa Ledur da Silva
ENZO MANHAES DE CARVALHO REIS SILVA
EVERTON JOSE FANTINEL2
FERNANDA LAMPERT
GABRIELLE DE SOUZA SANTOS DA SILVA
INGRID MIRIAM OLIVEIRA
KELLEN YEH
Katarina Bender Botessele
LAURA FREITAS OLIVEIRA
LUCAS ROSSETTO
PEDRO FELIPE BOHN RECKZIEGEL
PEDRO HENRIQUE EVANGELISTA MARTINEZ
Sophia Link Pascotto
Sylvia Katry Vieira Martins

Página gerada em 26/04/2024 08:48:00 (consulta levou 0.161963s)