Nome do Projeto
Apichatpong - o blog de crítica de cinema da UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/09/2020 - 30/11/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes integradas
Resumo
O projeto de extensão “Apichatpong – o blog de crítica de cinema da UFPel” nasce com a proposta de dar visibilidade à área de reflexão, através da produção textual dos alunos dos cursos de cinema da UFPel (Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação). Três eixos principais balizam o projeto: incentivo à escrita, visibilidade da produção teórico-crítica dos alunos e diálogo com os leitores do amplo universo da internet.
Objetivo Geral
Integrar as disciplinas de Crítica de Cinema, Cinema Contemporâneo, História do Cinema Documentário e Cinematografias Periféricas através da publicação de artigos (críticas de cinema) dos alunos destas disciplinas e, com isto, promover a visibilidade da produção teórica do curso. O projeto está em sintonia com as novas diretrizes do PPC dos cursos da UFPel, que preveem a conexão entre disciplinas e projetos de extensão.
Justificativa
Os alunos produzem anualmente uma quantidade expressiva de textos demandados por várias disciplinas. Estes textos “se perdem” ao terem como único objetivo a avaliação. Com um blog público, buscar-se incentivar os alunos a produzirem textos reflexivos que poderão ser lidos por todos. Será uma forma de dar visibilidade à produção teórica do curso, pois será buscada divulgação em redes sociais e outros meios que permitam que os textos sejam lidos amplamente. Como Universidade pública, trata-se de um retorno à comunidade quanto ao investimento que o Estado faz. O blog, cujos textos serão selecionados pela coordenação do projeto, terá critérios de qualidade no padrão Qualis de publicações, que envolve normas ABNT. A revisão será etapa obrigatória para qualquer texto a ser publicado. Será dada prioridade para artigos com abordagem acadêmica para incentivar os alunos a este tipo de escrita, como forma de preparação para o TTC teórico.
O título do projeto, que faz referência ao cinema de arte e periférico do cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul é provisório. O nome definitivo será discutido com os alunos participantes da extensão.
O título do projeto, que faz referência ao cinema de arte e periférico do cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul é provisório. O nome definitivo será discutido com os alunos participantes da extensão.
Metodologia
Nos planos de ensino das disciplinas Crítica de Cinema, Cinema Contemporâneo, História do Cinema Documentário e Cinematografias Periféricas, e outras que vierem a se integrar ao projeto, serão registradas as normas para que os textos produzidos para as disciplinas possam vir a ser publicados no blog. Os melhores textos serão escolhidos, passarão por revisão antes de publicados.
Com alguns alunos do curso de Cinema e Audiovisual, será criado um projeto visual para o blog. Para a divulgação, serão buscados mailings produzidos a partir de atividades no Cine UFPel, cujo público cinéfilo é, por princípio, um dos primeiros interessados. Campanhas de divulgação serão implementadas principalmente nas redes sociais, com destaque para Instagram, FaceBook e Twitter.
A interação com os leitores se dará por espaço específico no próprio blog e nas redes sociais citadas.
Com alguns alunos do curso de Cinema e Audiovisual, será criado um projeto visual para o blog. Para a divulgação, serão buscados mailings produzidos a partir de atividades no Cine UFPel, cujo público cinéfilo é, por princípio, um dos primeiros interessados. Campanhas de divulgação serão implementadas principalmente nas redes sociais, com destaque para Instagram, FaceBook e Twitter.
A interação com os leitores se dará por espaço específico no próprio blog e nas redes sociais citadas.
Indicadores, Metas e Resultados
A adesão dos alunos e o número de leitores que venham a interagir são indicadores de êxito do projeto. A meta principal é reunir os melhores textos produzidos para as disciplinas, editá-los e publicá-los uma vez por semestre. Havendo adesão e empenho dos alunos, poderão ser publicadas edições duas vezes por semestre, totalizando assim quatro edições por ano. Espera-se maior visibilidade da produção teórico-crítica dos alunos, como espelhamento da reflexão originada nas disciplinas teóricas elencadas no projeto.
Espera-se também um retorno dos leitores da internet, pois acredita-se que uma ferramenta de incentivo à sistematização da publicação possa estar nesta resposta dos leitores fora do universo acadêmico.
Espera-se também um retorno dos leitores da internet, pois acredita-se que uma ferramenta de incentivo à sistematização da publicação possa estar nesta resposta dos leitores fora do universo acadêmico.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ENZO HOFMANN ELIAS | |||
IVONETE MEDIANEIRA PINTO | 4 | ||
JULIANA DE SOUZA PORTO DE ANDRADE | |||
ROBERTO RIBEIRO MIRANDA COTTA | 1 | ||
RUBENS FABRICIO ANZOLIN |