Nome do Projeto
Apichatpong - o blog de crítica de cinema da UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/09/2020 - 30/11/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes integradas
Resumo
O projeto de extensão “Apichatpong – o blog de crítica de cinema da UFPel” nasce com a proposta de dar visibilidade à área de reflexão, através da produção textual dos alunos dos cursos de cinema da UFPel (Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação). Três eixos principais balizam o projeto: incentivo à escrita, visibilidade da produção teórico-crítica dos alunos e diálogo com os leitores do amplo universo da internet.

Objetivo Geral

Integrar as disciplinas de Crítica de Cinema, Cinema Contemporâneo, História do Cinema Documentário e Cinematografias Periféricas através da publicação de artigos (críticas de cinema) dos alunos destas disciplinas e, com isto, promover a visibilidade da produção teórica do curso. O projeto está em sintonia com as novas diretrizes do PPC dos cursos da UFPel, que preveem a conexão entre disciplinas e projetos de extensão.

Justificativa

Os alunos produzem anualmente uma quantidade expressiva de textos demandados por várias disciplinas. Estes textos “se perdem” ao terem como único objetivo a avaliação. Com um blog público, buscar-se incentivar os alunos a produzirem textos reflexivos que poderão ser lidos por todos. Será uma forma de dar visibilidade à produção teórica do curso, pois será buscada divulgação em redes sociais e outros meios que permitam que os textos sejam lidos amplamente. Como Universidade pública, trata-se de um retorno à comunidade quanto ao investimento que o Estado faz. O blog, cujos textos serão selecionados pela coordenação do projeto, terá critérios de qualidade no padrão Qualis de publicações, que envolve normas ABNT. A revisão será etapa obrigatória para qualquer texto a ser publicado. Será dada prioridade para artigos com abordagem acadêmica para incentivar os alunos a este tipo de escrita, como forma de preparação para o TTC teórico.
O título do projeto, que faz referência ao cinema de arte e periférico do cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul é provisório. O nome definitivo será discutido com os alunos participantes da extensão.

Metodologia

Nos planos de ensino das disciplinas Crítica de Cinema, Cinema Contemporâneo, História do Cinema Documentário e Cinematografias Periféricas, e outras que vierem a se integrar ao projeto, serão registradas as normas para que os textos produzidos para as disciplinas possam vir a ser publicados no blog. Os melhores textos serão escolhidos, passarão por revisão antes de publicados.
Com alguns alunos do curso de Cinema e Audiovisual, será criado um projeto visual para o blog. Para a divulgação, serão buscados mailings produzidos a partir de atividades no Cine UFPel, cujo público cinéfilo é, por princípio, um dos primeiros interessados. Campanhas de divulgação serão implementadas principalmente nas redes sociais, com destaque para Instagram, FaceBook e Twitter.
A interação com os leitores se dará por espaço específico no próprio blog e nas redes sociais citadas.

Indicadores, Metas e Resultados

A adesão dos alunos e o número de leitores que venham a interagir são indicadores de êxito do projeto. A meta principal é reunir os melhores textos produzidos para as disciplinas, editá-los e publicá-los uma vez por semestre. Havendo adesão e empenho dos alunos, poderão ser publicadas edições duas vezes por semestre, totalizando assim quatro edições por ano. Espera-se maior visibilidade da produção teórico-crítica dos alunos, como espelhamento da reflexão originada nas disciplinas teóricas elencadas no projeto.
Espera-se também um retorno dos leitores da internet, pois acredita-se que uma ferramenta de incentivo à sistematização da publicação possa estar nesta resposta dos leitores fora do universo acadêmico.


Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ENZO HOFMANN ELIAS
IVONETE MEDIANEIRA PINTO4
JULIANA DE SOUZA PORTO DE ANDRADE
ROBERTO RIBEIRO MIRANDA COTTA1
RUBENS FABRICIO ANZOLIN

Página gerada em 28/03/2024 08:50:16 (consulta levou 0.302391s)