Nome do Projeto
Avaliação de desempenho multidimensional: uma aplicação nos produtores de oliveiras do extremo sul gaúcho
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
03/08/2020 - 28/11/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto pretende desenvolver uma avaliação multidimensional de olivicultores da região sul do Rio Grande do Sul. Desta forma, serão identificados indicadores de desempenho que não só possam caracterizá-los como também avaliar seu desempenho e gerar um painel de performance capaz de estabelecer uma forma de comparação.

Objetivo Geral

Realizar um estudo multidimensional sobre o desempenho dos produtores de oliveiras do extremo sul gaúcho.

Justificativa

A presente pesquisa se justifica porque possui uma proposta inovadora e visa gerar conhecimentos científicos que enriqueçam a temática na área das Ciências Sociais Agrárias visto que existem poucos trabalhos sobre o cultivo das oliveiras no Brasil. Ressalta-se que conforme Guimarães et al. (2019), no período de 2007 a 2016 foram encontrados apenas 55 artigos abordando os temas contabilidade e custos em agronegócios nos periódicos conceituados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
A relevância da pesquisa reside no fato que os dados levantados e indicadores a serem propostos poderão também ser utilizados para outras regiões do país, tornando os resultados existentes possíveis de serem cientificamente comparados.

Metodologia

O estudo será desenvolvido dentro do escopo dos métodos multicriteriais. Uma fase inicial de Inteligência, será conduzida para identificar os diferentes stakeholders. Nesta fase também será conduzido um estudo de tipificação dos produtores da região de estudo e a partir de desta tipificação, da revisão de literatura e da consulta a especialistas da região na produção de oliveiras serão selecionados os indicadores de avaliação dos produtores. A fase seguinte, cada indicador será transformado em um critério de avaliação e um procedimento de agregação será definido. A última fase consistirá na avaliação e comparação do desempenho dos produtores.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se conseguir estabelecer uma diferenciação do desempenho dos olivicultores entendendo o papel de cada aspecto na performance deles. Além disso, o modelo multicriterial será base para a elaboração de o protótipo de um sistema de suporte à tomada de decisão pelos olivicultores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE SOARES PEREIRA1
LUCIANA NUNES FERREIRA
MARIO CONILL GOMES2

Página gerada em 20/04/2024 11:55:57 (consulta levou 0.152448s)