Nome do Projeto
A Gestão e a Tomada de Decisão na Unidade de Produção Familiar em Transição Agroecológica
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
03/08/2020 - 29/07/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
As unidades produtivas familiares desenvolvem atividades que se configuram como importantes fatores para o desenvolvimento da agricultura, assumindo-a como uma categoria social e econômica de grande expressão no cenário brasileiro. O processo de transição agroecológica por parte destes produtores é desafiador. O foco desta pesquisa está em compreender quais fatores têm influenciado a tomada de decisão desses sujeitos ao optar por determinada atividade agrícola e não dar seguimento ao sistema de cultivo convencional. Desta forma, o presente projeto de pesquisa pretende responder a seguinte questão: como acontece a gestão e a tomada de decisão nas unidades produtivas em transição agroecológica nas regiões Sul e Nordeste do Brasil?

Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto é identificar, comparar e analisar a gestão e a tomada de decisão das unidades produtivas em transição agroecológica em duas regiões do Brasil (Sul e Nordeste).

Justificativa

Pesquisar sobre a gestão e a tomada de decisão em unidades produtivas em transição agroecológica nas regiões Sul e Nordeste se configura aproximar dois contextos distintos, possibilitando o conhecimento dos tipos de agriculturas existentes. As contribuições dessa proposta vão além das fronteiras das regiões, pois permitem analisar os fatores que aproximam e as diferenças marcantes existentes. Esses podem ser fatores socioculturais, climáticos, de valores e crenças, econômicos e ambientais.

Metodologia

A pesquisa será dividida em três etapas. A etapa 1 diz respeito a preparação da pesquisa, estudo da problemática, revisão de literatura sobre a temática, formulação da problemática, definição e construção da metodologia. A etapa 2 engloba a formulação do roteiro de entrevista, a consulta a especialistas, a validação do roteiro e a aplicação do caso piloto nas duas regiões. Na etapa 3 irá ocorrer o desenvolvimento dos estudos de casos (entrevistas) em unidades produtivas familiares em transição agroecológica na região Sul do Brasil (Rio Grande do Sul); e o desenvolvimento dos estudos de casos (entrevistas) em unidades produtivas familiares em transição agroecológica na região Nordeste do Brasil (Paraíba), além da análise e discussão dos resultados dos estudos de casos nas duas regiões.

Indicadores, Metas e Resultados

Investigar, analisar e compreender a gestão e a tomada de decisão nas unidades de produção familiar em transição agroecológica nas regiões Sul e Nordeste têm como contribuição prática a possibilidade de fomentar políticas públicas que viabilizem a agricultura familiar e o processo de tomada de decisão nessas unidades. Como contribuição teórica, esta pesquisa pretende expandir o campo de estudos de tomada de decisão em unidades familiares de produção em transição agroecológica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRÉIA SANTOS DE LIMA
DANIELLE FURTADO DOS SANTOS
DAYANE CRISTINE DE OLIVEIRA LACERDA
MARIO CONILL GOMES2

Página gerada em 26/04/2024 07:08:13 (consulta levou 0.126521s)