Nome do Projeto
INTENÇÃO DE COMPRA DE COMPONENTE REMANUFATURADO: um estudo experimental no contexto organizacional
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
05/10/2020 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar como o conhecimento de aspectos sociais do componente remanufaturado, a pressão dos stakeholders, a orientação sustentável, e a importância estratégia do componente afetam a percepção de gestores da área de suprimentos sobre o valor e o risco associado com a aquisição de componentes remanufaturados, e como essa percepção afeta a intenção de compra de componentes remanufaturados desses gestores. Para isso, se realizará um experimento no contexto de compras organizacionais, no qual serão utilizadas vinhetas para simular uma situação de fornecimento de componentes. Após a apresentação das vinhetas os gestores responderão a um questionário sobre a intenção em adquirir componentes remanufaturados. Os dados serão analisados de forma quantitativa. Como resultado espera-se que o conhecimento dos aspectos sociais, a pressão dos stakeholders, a orientação sustentável, e a importância estratégia do componente afetem a percepção de gestores da área de suprimentos sobre valor e risco associada com a aquisição de componentes remanufaturados, bem como, a intenção de compra. Os achados serão úteis para o alinhamento de práticas de implementação de ações sustentáveis na cadeia de suprimentos, em especial, a dimensão social.

Objetivo Geral

Analisar como o conhecimento de aspectos sociais do componente remanufaturado, a pressão dos stakeholders, a orientação sustentável, e a importância estratégia do componente afetam a percepção de gestores da área de suprimentos sobre valor e risco associada com a aquisição de componentes remanufaturados, e como essa percepção afeta a intenção de compra de componentes remanufaturados desses gestores;

Justificativa

Este estudo leva em conta a intenção de compra, no entanto em uma situação de aquisição organizacional, na qual o item (componente) remanufaturado é utilizado em um produto final da organização. Ademais, este estudo abrange a dimensão social da sustentabilidade, que está crescendo em termos de foco de pesquisa, mas ainda é menos estudada comparando as dimensões econômica e ambiental. Nesse sentido, o problema de pesquisa proposto é: Como o conhecimento de aspectos sociais do componente remanufaturado, a pressão dos stakeholders, a orientação sustentável, e a importância estratégia do componente afetam a percepção de gestores da área de suprimentos sobre valor e risco associada com a aquisição de componentes remanufaturados, e como essa percepção afeta a intenção de compra de componentes remanufaturados desses gestores?
Para responder ao problema de pesquisa, será desenvolvido um estudo com desenho experimental fatorial , aplicado com gestores com familiaridade com a área de cadeia de suprimentos. Esta proposta de pesquisa baseou-se na revisão de literatura da área de operações, estudos produzidos pelo proponente, mas especialmente, em indicações de estudos futuros. Por exemplo, múltipla perspectiva da gestão da cadeia de suprimentos sustentável, envolvendo a remanufatura, características organizacionais e impacto social (De Giovanni, 2012) e uso de variáveis contextuais (Magon et al., 2018), necessidade desenvolvimento teórico na cadeia de suprimentos socialmente responsável (Tang, 2018) Nesse sentido, esta pesquisa contribui para o avanço do conhecimento ao analisar o papel da dimensão social da sustentabilidade, da influência dos stakeholders e da influência da orientação sustentável na percepção de gestores da área de suprimentos.
Novos estudos devem abordar aspectos sociais da cadeia de suprimentos sustentável, especialmente em países em desenvolvimento (Hong, Zhang & Ding, 2018, Tang, 2018). Dessa forma, esta pesquisa contribui, analisando o contexto descrito anteriormente, pela percepção gestores da área de suprimentos brasileiros e norte americanos, possibilitando a comparação entre esses dois contextos.
Diferentes tipos de produto e contexto devem ser utilizados para estudar a intenção de compra de remanufaturados (Wang & Hazen, 2016). Nesse sentido, esta pesquisa contribui, sendo aplicada no contexto organizacional de manufatura, analisando a influência na intenção de compra de componente remanufaturado de gestores da área de suprimentos.
Aspectos de regulação devem ser estudados no que tangem as práticas de logística reversa (Lai, Wu & Wong, 2013; Younis, Sundarakani & Vel, 2016), investigação de como as pressões externas afetam as práticas sustentáveis (Mani & Gunasekaran, 2018), além das pressões externas, pressões internas também deve ser abordadas (Adebanjo, Teh & Ahmed, 2016). Esses direcionamentos de pesquisa serão abarcados na medida em que esta proposta contempla tanto a análise da influência dos stakeholders, bem como, da orientação estratégica sustentável da organização.
Uma efetiva abordagem da sustentabilidade deve também incluir a dimensão social (Markley & Davis, 2007), estudos no nível da cadeia de suprimentos devem abordar o foco social (Mura et al., 2018), partindo dos tradicionais critérios de desempenho, para abarcar critérios ambientais e sociais, especialmente o efeito da dimensão social (Magon et al., 2018). Nesse sentido, esta proposta contribui ao analisar a influência do conhecimento da contribuição social do componente remanufaturado na percepção de valor e risco, bem como, na intenção de aquisição de componente remanufaturado de gestores da área de suprimentos.
Por fim, mais estudos abordando uma reação proativa da implementação de práticas sustentáveis deve ser analisada no que tange a função de aquisição (Dabhilkar, Bengtsson & Lakemond, 2016; Mani & Gunasekaran, 2018). Nesse sentido, este estudo experimental estará contribuindo, ao analisar a influência da orientação estratégia da organização em um contexto de aquisição organizacional.

Metodologia

Esta proposta de pesquisa será desenvolvida por meio de um estudo com desenho experimental fatorial, seguindo a lógica de estudos anteriores no contexto de itens remanufaturados (e.g. Hora & Klassen, 2013; Wang & Hazen, 2016; Bittar, 2018). Desta forma, ao invés de aplicar diretamente o método survey, esta proposta visa controlar 3 variáveis a saber (conhecimento do desempenho social do componente remanufaturado; orientação sustentável organizacional; e, importância estratégica do componente).
Assim, um desenho experimental 2 x 2 será empregado, com abordagem entre sujeitos (between) e com sujeitos (within).

O contexto focal será a aquisição de componente remanufaturado na montagem de um novo produto. Os participantes serão gestores com familiaridade na área de cadeia de suprimentos. A amostra será coletada, principalmente, pelo uso de suporte informatizado, sendo o questionário, com a manipulação aleatória, utilizando plataformas de coleta de dados e redes sociais.
Após a coleta de dados para testar as hipóteses da pesquisa, será empregado um modelo estrutural de mensuração ou análise de regressão múltipla, tendo as variáveis controladas modeladas como dicotômicas. Todos os testes de verificações de ajuste do experimento serão empregados e analisados.

Indicadores, Metas e Resultados

Este projeto de pesquisa tem como foco gerar metas e contribuições tanto para o ambiente acadêmico quanto para o ambiente empírico. Diante disso, têm-se como meta acadêmica a publicação desta pesquisa no formato de artigos científicos, tendo como principais objetivos a divulgação do trabalho e o avanço no estado da arte. Desta forma, almeja-se que esta pesquisa gere publicações em periódicos nacionais e internacionais com alto fator de impacto. Versões preliminares desta pesquisa poderão ser apresentadas em eventos nacionais e internacionais, com o objetivo de divulgar a pesquisa e qualificar as futuras publicações em periódico.
Como contribuição prática/gerencial os achados desta pesquisa poderão elucidar direcionamentos que serão úteis para maior adoção da remanufatura no contexto organizacional. Por exemplo, o papel das pressões externas (consumidores, legislação,..) como indutora da remanufatura. Assim, governantes e a própria comunidades podes se utilizar destes achadas para estimular ações que vise pressionar as organizações rumo a implementação da remanufatura, ou, incorporarem no processo de compra organizacional item remanufaturados. Por outro lado, a importância de políticas organizacionais internas pode emergir com um direcionador central dessa prática. Ainda no contexto empresarial esta pesquisa resultará no desenvolvimento de um hotsite que terá como propósito disseminar os resultados da pesquisa, além de workshops direcionados a gestores da área de compras e de cadeia de suprimentos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGEL ALVES HILIAN
JOSEFER DE LIMA SOUZA
ROSANA DA ROSA PORTELLA TONDOLO2
VILMAR ANTONIO GONCALVES TONDOLO4
Vanessa Boettge da Silva

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