Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Cardiologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
06/08/2020 - 06/08/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A LACardio atuará no ensino, pesquisa e extensão, tendo como finalidade o desenvolvimento, a promoção e a difusão de conhecimentos acerca da área de cardiologia, contribuindo para a formação acadêmica e profissional dos alunos a ela vinculados. As atividades da liga no período de 2020 serão no formato EAD online enquanto o calendário acadêmico está suspenso.

Objetivo Geral

Os objetivos da Liga Acadêmica de Cardiologia são

I – Promover atividades teórico-práticas as quais contemplem as necessidades de conhecimento acadêmico e profissional da área de cardiologia;
II – Estender à sociedade serviços advindos das atividades de ensino e de pesquisa da liga, articulando-os de forma a viabilizar a interação entre a universidade e a sociedade e resolver problemas de caráter médico-social;
III – Desenvolver atividades de divulgação técnica e científica por meio de cursos, projetos, palestras, seminários, simpósios, jornadas, oficinas, encontros ou congressos para estender esse conhecimento aos demais estudantes da área da saúde e outros interessados;
IV – Promover projetos de extensão, sob supervisão, que permitam ao membro da liga vivenciar a prática médica nos locais em que ela ocorre, de forma a complementar e aprofundar o conhecimento por meio da experiência.

Justificativa

A Liga Acadêmica de Cardiologia é importante para o engrandecimento teórico-prático dos alunos ligantes na área de Cardiologia. Ela fomenta a pesquisa e intensifica a procura dos alunos pelos conhecimentos. Além disso, é de interesse da Liga promover campanhas de conscientização sobre doenças cardiovasculares para a população no geral, o que aumenta a ligação entre a Universidade e a Sociedade.

Metodologia

A liga irá utilizar plataformas de ensino EAD durante o período em que as atividades presenciais estão suspensas.

As atividades da Liga serão conduzidas e supervisionadas por médicos com formação na área de cardiologia visando à aprendizagem acadêmica com respeito à conduta ética e a individualidade de cada paciente.

As atividades da LACardio compreendem:

I – Reuniões quinzenais em sala a confirmar;
II – Palestra com Professor(a) regente e/ou convidados;
III – Discussões de casos clínicos e artigos;
IV – Seminários a serem apresentados pelos membros da Liga, conforme previamente agendado.


As reuniões da Liga ocorrerão quinzenalmente com local e horário comunicados com antecedência aos membros tendo em vista o que for mais acessível ao maior número de membros.

É obrigatório 75% de frequência nas reuniões desde o mês de ingresso até o período de emissão do certificado para que a emissão do mesmo seja realizada.

A tolerância para atraso será de, no máximo, 15 (quinze) minutos. Depois desse período a lista de presença será recolhida pelo Diretor de Ensino e o atraso será computado como falta, a não ser que haja justificativa plausível.

Os membros da LACardio que faltarem mais de 3 (três) reuniões consecutivas serão automaticamente desligados, caso não haja justificativa plausível.

O membro que, por qualquer motivo, ausentar-se de uma reunião antes de seu término, deverá entrar em contato com outro membro para se inteirar do ocorrido.

Os temas tratados nas reuniões serão variados, desde discussão de artigos científicos, apresentação de casos clínicos, palestras com professores, organização dos eventos da Liga, como também a discussão sobre o seu acompanhamento na atividade prática junto da professora coordenadora, entre outros. Um cronograma semestral deverá ser apresentado pela Direção Executiva com todas as atividades previstas marcadas.

A Liga conta também com um diretor de pesquisa, que coordenará atividades de produção científica:

§ 1º. Todo o membro da liga deverá se inserir em atividades de pesquisa propostos pela Liga;

§ 2º. Os temas de pesquisa serão propostos pelos membros da Direção Executiva e os assuntos serão distribuídos em grupos. Cada grupo deverá cumprir os prazos estabelecidos, sob pena de advertência.

§ 3º. As atividades de pesquisa, por demandarem verbas, estarão restritas à levantamentos epidemiológicos, artigos de revisão e quaisquer outras ideias que possam ser subsidiadas pela liga ou pelos professores responsáveis.

§ 4º. Para receber o certificado de participação na Liga, os membros deverão apresentar, pelo menos, 1 (um) resumo em anal de evento ao longo de 1 (um) ano, prazo mínimo de permanência para recebimento de certificado.

Indicadores, Metas e Resultados

Temos como indicadores o número de publicações no semestre. Nossa meta é realizar uma publicação autoral por semestre por aluno. Esperamos que todos os alunos se engajem para obtenção dos melhores resultados científicos.

Além disso, realizaremos discussões todas as semanas e será produzido um relatório sobre os conhecimentos adquiridos pelos alunos. Posteriormente, esse relatório será transformado em estudo para avaliar o andamento da liga na promoção dos conhecimentos entre os Alunos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRÉ CONCEIÇÃO MENEGOTTO
CAROLINA AVILA VIANNA4
CAÍQUE BESSA RIBEIRO
DANIEL MIRANDA LOPES DE SOUZA
DANIEL RIOS PINTO RIBEIRO2
DOUGLAS VERGARA MALKOUN
EDUARDO GEHLING BERTOLDI2
FABIO DINIZ FIDELIS MOREIRA
FELIPE SFOLIA
GABRIEL DIAS DE OLIVEIRA
GABRIEL SOARES DE OLIVEIRA
GERALDO USTARROZ DA SILVA TAVARES
Hyngrid Santos Sousa
ISABELLA CATAFESTA TIMM
JONAS FELIPE BONATO
JULIANA MORAES LEAL
LUAN LUCAS VALINS DA SILVEIRA
MARINA PIRES ALMEIDA
MATHEUS SACCO GOMES
VALQUIRIA PORTO GARCEZ
WILLIAN MEDEIROS MORAES

Página gerada em 28/03/2024 15:20:43 (consulta levou 0.164279s)