Nome do Projeto
(Des)autoria, design e arte
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
19/12/2020 - 17/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto de pesquisa “(Des)autoria, design e arte” aprofunda discussões conceituais cujos resultados são importantes para se pensar e projetar um design menos focado em prestação de serviços e mais ligado às possibilidades expressivas e autorais. A teoria, aqui, coexiste com uma prática que busca proporcionar a projetação de objetos gráficos autoiniciados. Inserida na grande área do Design que muitas vezes tem privilegiado apenas a objetividade e a neutralidade, a pesquisa “(Des)autoria, design e arte” busca repensar, de modo mais reflexivo, a já perene estrutura conceitual problema/solução e, ao mesmo tempo, pretende estimular a capacidade empreendedora dos seus participantes.

Objetivo Geral

Proporcionar conhecimento teórico e prático acerca de design autoral que possibilite a projetação de objetos autoiniciados;

Justificativa

Partimos do pressuposto de que a autoria (ou a neutralidade) é efeito intencional das relações de
alteridade estabelecidas entre designer e parceiros; porém, a intenção pela neutralidade tem sido
hegemônica neste planeta globalizado onde as leis de mercado frequentemente impedem quaisquer
possibilidades de autoexpressão. A partir dessa "sensação de verdade", e na contramão deste cenário, justificamos a necessidade de organizar um projeto de pesquisa que tente responder, etnão, o que surge como nossa principal questão de pesquisa "Como podemos estimular a projetação de objetos autoiniciados (isto é, projetos que prescindem de clientes) e, desta forma, valorizar o design de autor?"

Metodologia

Para tentar responder a principal questão de pesquisa construímos
uma estratégia teórico-metodológica para o entendimento do processo de design autoral bem como
para o posterior projeto/produção de objetos autorais autoiniciados. Deste modo, nosso método reúne
os pressupostos da sociologia compreensiva de Maffesoli (1988) e do anarquismo epistemológico de
Feyerabend (2007) com a pesquisa teórica sobre autoria em Barthes (2004) e Foucault (1992)
relacionada ao design, sobretudo em Poynor (2003), Rock (2002) e Heller (2008); o que permite o
cruzamento com o processo de design em Frascara (2006). Assim, nossa reflexão se organiza em
três grandes etapas:
1ª etapa: a) Organização das frentes de trabalho; b) Contextualização histórica sobre design autoral
através da literatura indicada e c) Metodologia Projetual: geração de alternativas para a criação de
objetos de autor a partir de metodologias de projeto a serem adaptadas caso a caso.
2ª etapa: a) Desenvolvimento projetual de uma das alternativas segundo as etapas projetuais e b)
Especificação e produção do objeto: tal meta será alcançada através de acompanhamento do
percurso poético (individual ou pequenos grupos similares) de cada projeto pelos professores
envolvidos.
3ª etapa: a) Avaliação dos objetos através do contato com o público via exposição e b) Descrição de
todo o processo em forma de artigo científico, através da metodologia da pesquisa científica que
inclui, em suas etapas, a própria metodologia de projeto. Ao final, reuniremos considerações acerca
desta experiência no que se refere ao alcance de nossos objetivos e às possíveis respostas aos
nossos questionamentos.

Indicadores, Metas e Resultados

Todo projeto de pesquisa objetiva que seus resultados e/ou impactos sócio-econômicos, técnicocientíficos e ambientais sejam os mais positivos possíveis dentro da realidade a qual está inserido.
Em se tratando de design, estes impactos mostram-se ainda mais contundentes haja vista a extrema
necessidade que o planeta tem de produzir objetos mais econômicos, ambientais e socialmente
aceitáveis. E nós, pesquisadores da área, sabemos o quanto o design é uma importante alavanca
neste sentido. Juntar a esta percepção a possibilidade de objetos mais expressivos e de caráter mais
autoral e subjetivo aumenta a produção de signos qualificados em um mundo sedento de soluções
poéticas e criativas. De qualquer modo, assim organizamos tais expectativas de resultados:
1ª etapa: a) espera-se que o grupo de pesquisadores capacite seus conhecimentos teóricos sobre
design autoral e que b) após esta problematização consiga projetar alternativas para a produção de
objetos de design.
2ª etapa: a) estima-se que, superada a primeira etapa, o pesquisador desenvolva uma das
alternativas anteriormente geradas e que b) comece a especificação de seu percurso poético.
3ª etapa: a) pretende-se que os pesquisadores exponham seus produtos e, após o confronto com o
público, possam avaliar os resultados de seu trabalho, b) além disso, a coordenação também estima
que tal processo e resultados possam ser descritos em forma de artigo científico almejando futuras
publicações.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BIANCA MÖRSCHBÄCHER
BIANCA MÖRSCHBÄCHER
JULIA VARGAS ABREU
LUCIA BERGAMASCHI COSTA WEYMAR4
NÁTHALY DE BARROS BORGES

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