Nome do Projeto
(Des)autoria, design e arte
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
19/12/2020 - 17/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto de pesquisa “(Des)autoria, design e arte” aprofunda discussões conceituais cujos resultados são importantes para se pensar e projetar um design menos focado em prestação de serviços e mais ligado às possibilidades expressivas e autorais. A teoria, aqui, coexiste com uma prática que busca proporcionar a projetação de objetos gráficos autoiniciados. Inserida na grande área do Design que muitas vezes tem privilegiado apenas a objetividade e a neutralidade, a pesquisa “(Des)autoria, design e arte” busca repensar, de modo mais reflexivo, a já perene estrutura conceitual problema/solução e, ao mesmo tempo, pretende estimular a capacidade empreendedora dos seus participantes.
Objetivo Geral
Proporcionar conhecimento teórico e prático acerca de design autoral que possibilite a projetação de objetos autoiniciados;
Justificativa
Partimos do pressuposto de que a autoria (ou a neutralidade) é efeito intencional das relações de
alteridade estabelecidas entre designer e parceiros; porém, a intenção pela neutralidade tem sido
hegemônica neste planeta globalizado onde as leis de mercado frequentemente impedem quaisquer
possibilidades de autoexpressão. A partir dessa "sensação de verdade", e na contramão deste cenário, justificamos a necessidade de organizar um projeto de pesquisa que tente responder, etnão, o que surge como nossa principal questão de pesquisa "Como podemos estimular a projetação de objetos autoiniciados (isto é, projetos que prescindem de clientes) e, desta forma, valorizar o design de autor?"
alteridade estabelecidas entre designer e parceiros; porém, a intenção pela neutralidade tem sido
hegemônica neste planeta globalizado onde as leis de mercado frequentemente impedem quaisquer
possibilidades de autoexpressão. A partir dessa "sensação de verdade", e na contramão deste cenário, justificamos a necessidade de organizar um projeto de pesquisa que tente responder, etnão, o que surge como nossa principal questão de pesquisa "Como podemos estimular a projetação de objetos autoiniciados (isto é, projetos que prescindem de clientes) e, desta forma, valorizar o design de autor?"
Metodologia
Para tentar responder a principal questão de pesquisa construímos
uma estratégia teórico-metodológica para o entendimento do processo de design autoral bem como
para o posterior projeto/produção de objetos autorais autoiniciados. Deste modo, nosso método reúne
os pressupostos da sociologia compreensiva de Maffesoli (1988) e do anarquismo epistemológico de
Feyerabend (2007) com a pesquisa teórica sobre autoria em Barthes (2004) e Foucault (1992)
relacionada ao design, sobretudo em Poynor (2003), Rock (2002) e Heller (2008); o que permite o
cruzamento com o processo de design em Frascara (2006). Assim, nossa reflexão se organiza em
três grandes etapas:
1ª etapa: a) Organização das frentes de trabalho; b) Contextualização histórica sobre design autoral
através da literatura indicada e c) Metodologia Projetual: geração de alternativas para a criação de
objetos de autor a partir de metodologias de projeto a serem adaptadas caso a caso.
2ª etapa: a) Desenvolvimento projetual de uma das alternativas segundo as etapas projetuais e b)
Especificação e produção do objeto: tal meta será alcançada através de acompanhamento do
percurso poético (individual ou pequenos grupos similares) de cada projeto pelos professores
envolvidos.
3ª etapa: a) Avaliação dos objetos através do contato com o público via exposição e b) Descrição de
todo o processo em forma de artigo científico, através da metodologia da pesquisa científica que
inclui, em suas etapas, a própria metodologia de projeto. Ao final, reuniremos considerações acerca
desta experiência no que se refere ao alcance de nossos objetivos e às possíveis respostas aos
nossos questionamentos.
uma estratégia teórico-metodológica para o entendimento do processo de design autoral bem como
para o posterior projeto/produção de objetos autorais autoiniciados. Deste modo, nosso método reúne
os pressupostos da sociologia compreensiva de Maffesoli (1988) e do anarquismo epistemológico de
Feyerabend (2007) com a pesquisa teórica sobre autoria em Barthes (2004) e Foucault (1992)
relacionada ao design, sobretudo em Poynor (2003), Rock (2002) e Heller (2008); o que permite o
cruzamento com o processo de design em Frascara (2006). Assim, nossa reflexão se organiza em
três grandes etapas:
1ª etapa: a) Organização das frentes de trabalho; b) Contextualização histórica sobre design autoral
através da literatura indicada e c) Metodologia Projetual: geração de alternativas para a criação de
objetos de autor a partir de metodologias de projeto a serem adaptadas caso a caso.
2ª etapa: a) Desenvolvimento projetual de uma das alternativas segundo as etapas projetuais e b)
Especificação e produção do objeto: tal meta será alcançada através de acompanhamento do
percurso poético (individual ou pequenos grupos similares) de cada projeto pelos professores
envolvidos.
3ª etapa: a) Avaliação dos objetos através do contato com o público via exposição e b) Descrição de
todo o processo em forma de artigo científico, através da metodologia da pesquisa científica que
inclui, em suas etapas, a própria metodologia de projeto. Ao final, reuniremos considerações acerca
desta experiência no que se refere ao alcance de nossos objetivos e às possíveis respostas aos
nossos questionamentos.
Indicadores, Metas e Resultados
Todo projeto de pesquisa objetiva que seus resultados e/ou impactos sócio-econômicos, técnicocientíficos e ambientais sejam os mais positivos possíveis dentro da realidade a qual está inserido.
Em se tratando de design, estes impactos mostram-se ainda mais contundentes haja vista a extrema
necessidade que o planeta tem de produzir objetos mais econômicos, ambientais e socialmente
aceitáveis. E nós, pesquisadores da área, sabemos o quanto o design é uma importante alavanca
neste sentido. Juntar a esta percepção a possibilidade de objetos mais expressivos e de caráter mais
autoral e subjetivo aumenta a produção de signos qualificados em um mundo sedento de soluções
poéticas e criativas. De qualquer modo, assim organizamos tais expectativas de resultados:
1ª etapa: a) espera-se que o grupo de pesquisadores capacite seus conhecimentos teóricos sobre
design autoral e que b) após esta problematização consiga projetar alternativas para a produção de
objetos de design.
2ª etapa: a) estima-se que, superada a primeira etapa, o pesquisador desenvolva uma das
alternativas anteriormente geradas e que b) comece a especificação de seu percurso poético.
3ª etapa: a) pretende-se que os pesquisadores exponham seus produtos e, após o confronto com o
público, possam avaliar os resultados de seu trabalho, b) além disso, a coordenação também estima
que tal processo e resultados possam ser descritos em forma de artigo científico almejando futuras
publicações.
Em se tratando de design, estes impactos mostram-se ainda mais contundentes haja vista a extrema
necessidade que o planeta tem de produzir objetos mais econômicos, ambientais e socialmente
aceitáveis. E nós, pesquisadores da área, sabemos o quanto o design é uma importante alavanca
neste sentido. Juntar a esta percepção a possibilidade de objetos mais expressivos e de caráter mais
autoral e subjetivo aumenta a produção de signos qualificados em um mundo sedento de soluções
poéticas e criativas. De qualquer modo, assim organizamos tais expectativas de resultados:
1ª etapa: a) espera-se que o grupo de pesquisadores capacite seus conhecimentos teóricos sobre
design autoral e que b) após esta problematização consiga projetar alternativas para a produção de
objetos de design.
2ª etapa: a) estima-se que, superada a primeira etapa, o pesquisador desenvolva uma das
alternativas anteriormente geradas e que b) comece a especificação de seu percurso poético.
3ª etapa: a) pretende-se que os pesquisadores exponham seus produtos e, após o confronto com o
público, possam avaliar os resultados de seu trabalho, b) além disso, a coordenação também estima
que tal processo e resultados possam ser descritos em forma de artigo científico almejando futuras
publicações.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BIANCA MÖRSCHBÄCHER | |||
BIANCA MÖRSCHBÄCHER | |||
JULIA VARGAS ABREU | |||
LUCIA BERGAMASCHI COSTA WEYMAR | 4 | ||
NÁTHALY DE BARROS BORGES |