Nome do Projeto
Coleção Cadernos de Bioquímica - das Biomoléculas ao Metabolismo
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/02/2021 - 31/01/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
O aumento do conhecimento nas diversas áreas das Ciências Biológicas, em especial da Bioquímica e da Biologia Molecular, tem causado um dilema para os professores envolvidos com o ensino nestas áreas: enquanto o conhecimento aumenta, é impossível aumentar a carga horária das disciplinas na mesma proporção. O ensino e a aprendizagem das disciplinas de Bioquímica são desafiadores pela própria natureza desse conhecimento - elas possuem uma terminologia ampla e específica (nomes, fórmulas e estruturas químicas), exigem um alto grau de abstração e um conhecimento básico de Química. Esta é uma área complexa na qual os alunos trazem, em geral, uma série de conceitos incompletos ou equivocados. Para suplantar as dificuldades é essencial que o aluno disponha de material de apoio para seu estudo, o qual não deve se resumir às anotações feitas em sala de aula. É sabido, entretanto, que a maioria dos estudantes não tem o hábito de lançar mão de livros para o estudo nas diferentes disciplinas. A justificativa costuma ser a complexidade que os mesmos apresentam, com conteúdos que em muito extrapolam os vistos em aula, além de, em alguns casos, estarem organizados de forma diferente, dificultando o acompanhamento. Por outro lado não há, nas bibliotecas, exemplares suficientes para todos. Com o advento da pandemia no ano de 2020 houve, também, a necessidade de incorporação de novas tecnologias e abordagens relacionadas ao ensino remoto. Muitas delas, com certeza, continuarão a ser utilizadas quando as atividades presenciais retornarem à sua normalidade. O projeto Coleção Cadernos de Bioquímica – Conhecendo as Biomoléculas e Seu Metabolismo - visa à confecção de material de apoio, na forma de livros, para estudantes que têm Bioquímica em sua grade curricular, principalmente como componente curricular básico. Cada livro abordará um assunto do conteúdo programático desenvolvido nas diferentes disciplinas da área de Bioquímica ministradas tanto na UFPel como em outras universidades (por exemplo: Química de Carboidratos, Química de Aminoácidos e Proteínas, Metabolismo de Carboidratos e assim por diante), direcionado ao conhecimento que se espera que o aluno obtenha ao término das mesmas, tornando o material atrativo. Aliada à elaboração do material escrito também serão feitas videoaulas para cada assunto. Espera-se, assim, que os discentes tenham um melhor suporte para o acompanhamento da disciplina e que possa haver uma maior participação e envolvimento dos mesmos no processo de aprendizagem.

Objetivo Geral

Proporcionar aos estudantes o acesso a um material de linguagem acessível, cujo enfoque é direcionado aos conhecimentos que se espera que o aluno adquira ao longo da disciplina, contribuindo, dessa forma, a um melhor aproveitamento da mesma.

Justificativa

É de conhecimento geral que a ampla maioria dos estudantes não utilizam o livro como material permanente de estudo, seja por acharem sua linguagem inacessível, por não haver exemplares suficientes nas bibliotecas ou mesmo devido ao custo elevado que os mesmos possuem, não sendo possível adquirir um livro para cada disciplina cursada. Dessa forma, seu estudo se resume às anotações feitas em aula as quais são, muitas vezes, insuficientes e não representam, por completo, os assuntos abordados. Através da confecção de material de apoio na forma de livros e videoaulas, com todo embasamento teórico necessário ao entendimento dos assuntos abordados em aula e, também, com a possibilidade do aluno interagir com os conteúdos através da resolução de questões no próprio material, o projeto Coleção Cadernos de Bioquímica – Conhecendo as Biomoléculas e Seu Metabolismo pretende suprir uma necessidade verificada ao longo do tempo e, mais agudamente, nos últimos anos: que os alunos disponham de um material com linguagem acessível, que contemple os conteúdos abordados em aula e que permita que eles interajam de forma mais intensa com as disciplinas, aumentando seu interesse e aproveitamento.

Metodologia

Serão elaborados livros e videoaulas para cada assunto trabalhado nas disciplinas. Os conteúdos serão direcionados àqueles abordados em aula, mas conterão, também, aspectos mais amplos relacionados a cada um, como a aplicabilidade dos conceitos estudados em diferentes áreas.
Ao longo do tempo, os conteúdos de cada assunto deverão ser revisados e atualizados.

Indicadores, Metas e Resultados

Um maior interesse e participação dos discentes em decorrência da utilização dos materiais da Coleção Cadernos de Bioquímica – Conhecendo as Biomoléculas e Seu Metabolismo, facilitando o entendimento dos conteúdos. Espera-se assim que, ao final, os alunos alcancem a aprovação, mesmo aqueles que apresentam maiores dificuldades nessa área.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA LUCIA SOARES CHAVES2
DENISE DOS SANTOS COLARES DE OLIVEIRA4
LUCIANO DO AMARANTE2
MARCOS DANIEL ROCHA DE OLIVEIRA

Página gerada em 26/04/2024 07:58:14 (consulta levou 0.144852s)