Nome do Projeto
Site TRANSFERE: divulgando a Química
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/04/2018 - 31/08/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Mídias
Resumo
O projeto de extensão intitulado “Site TRANSFERE: divulgando a Química” está diretamente vinculado ao Projeto TRANSFERE (código 178) que, por sua vez, atua em escolas públicas de Pelotas/RS e na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desde 2013. Como o Projeto TRANSFERE vêm gerando vários produtos interessantes para serem divulgados no ambiente acadêmico, escolar e em diversos outros, surgiu, então o “Site TRANSFERE: divulgando a Química”, como uma maneira de atuar na extensão universitária visando públicos diversos, uma vez que o site tem abrangência diversificada e pode ser acessado mesmo de outras cidades, o que o torna um excelente disseminador de informações. O site vem sendo amplamente divulgado desde o seu surgimento, em 2015, em eventos na área de química e educação e nas oficinas temáticas realizadas pelo Projeto TRANSFERE nas escolas de ensino médio, como uma maneira de divulgação das atividades realizadas e que foram impulsionadas em 2013 pelo financiamento do CNPq/420134/2013-1. Assim, o site surgiu em 2015, no entanto agora há uma necessidade de aprimoramento e atualização constante do site, o que impulsionou a criação do presente projeto de extensão de uma maneira independente. O site TRANSFERE objetiva a divulgação e aprimoramento dos conhecimentos em química fazendo uso de ferramentas on-line. O público alvo caracteriza-se por qualquer pessoa que tenha o objetivo de fortalecimento de conceitos de química à nível de ensino médio através da associação entre teoria e prática, sejam alunos de ensino médio, professores de ensino médio e alunos de graduação em química entre outros. Assim, a partir da Resolução de 03 de março de 2016, que dispõe sobre o Regulamento da curricularização das atividades de extensão em cursos de Graduação na UFPel, o Site TRANSFERE, firma-se como mais um argumento no processo de ensino e de aprendizagem disponível às comunidades escolares e à universidade, onde constam informações importantes e de domínio público obtidas como resultado dos estudos realizados pelo Projeto TRANSFERE num fluxo contínuo de atividades de extensão. Há uma ampla campanha de divulgação do conteúdo do site em eventos científicos e nas escolas de ensino médio, com o intuito de atingir, através de ações de extensão, o maior número de interessados no tema. O site dispõe de informações relevantes sobre a química do cotidiano associada ao ensino médio, a partir de pesquisa e experimentação realizadas pelos alunos de ensino médio, de graduação e pós-graduação, além de outras informações. O Site TRANSFERE encontra-se em constante atualização e pode ser acessado em: http://projetotransfere.wix.com/projetotransfere

Objetivo Geral

Desenvolver, divulgar e apoiar estratégias à busca e aprendizagem de tecnologias de informação e de conhecimentos científicos que possibilitem às comunidades assistidas o aprendizado de temas de química.
Oportunizar o desenvolvimento de trabalhos de extensão dos graduandos dos cursos de Química, aplicando e aprimorando seus conhecimentos teóricos e práticos.
Desenvolver nos alunos da Universidade, bem como nos participantes das comunidades externas, o pensamento de caráter educativo, social, cultural e tecnológico que levem a ações que contribuam para disseminação de conhecimento.
Estimular o desenvolvimento social e o espírito crítico dos estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Química da UFPel, o que está de acordo com a missão de instituições de ensino superior pautadas na extensão, ensino e pesquisa.

Justificativa

Desde 1991, a UFPel vem propondo a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, buscando horizontes mais abertos e mais amplos, sobre o ensino superior da atualidade, norteado por discussões abertas o suficiente, para abarcar as dimensões da cidadania, da liberdade, da individualidade, da sociabilidade e do compromisso com as pessoas, grupos e segmentos sociais, delineando uma reestruturação pedagógica que possibilite à UFPel colocar-se como mediadora a serviço da construção e da constituição de um novo projeto social. (PPI, UFPel)

Com a Resolução de 03 de março de 2016, que dispõe sobre o Regulamento da curricularização das atividades de extensão em cursos de Graduação na UFPel, houve o aumento da necessidade de envolver os alunos de graduação em atividades de extensão, com o intuito de fornecer capacitação cidadã e, ao mesmo tempo, de atender às demandas das comunidades assistidas.

Desta forma, são considerados como princípios fundamentais da UFPel (PPI, UFPel) e dos cursos de Química da UFPel (PROJETO PEDAGÓGICO, QUÍMICA INDUSTRIAL, LICENCIATURA E BACHARELADO), dentro das mais modernas concepções sobre o processo de ensino e de aprendizagem, os seguintes direcionamentos:

a) o compromisso da universidade pública com os interesses coletivos;
b) a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão;
c) o entendimento do processo de ensino-aprendizagem como multidirecional e interativo;
d) o respeito às individualidades inerentes a cada aprendiz;
e) a importância da figura do professor como basilar na aplicação das novas tecnologias.

A universidade pública tem um compromisso com os interesses coletivos. A formação do profissional, papel da UFPel, visa um cidadão crítico, pensador, compromissado com a transformação da sociedade, no sentido de uma melhor qualidade de vida para o povo. Assim, quando se fala em construção do conhecimento, reforça-se a ideia da indissociabilidade entre aprendizagem, pesquisa e extensão. (PPI, UFPel)

O processo de ensino e de aprendizagem como multidirecional e interativo, vem sendo evidenciado pelos processos de modernização da educação através do desenvolvimento das atividades de uma forma multidirecional. (PPI, UFPel) O discente precisa desenvolver suas competências em três aspectos: ser (atitudes e valores), saber (conhecimento) e fazer (habilidades). Para isso, é necessário que, tanto na formação básica como na complementar, ocorra a integração do conhecimento e o desenvolvimento de propostas multi e interdisciplinares, dando um significado aos conhecimentos adquiridos. (PROJETO PEDAGÓGICO, QUÍMICA BACHARELADO, QUÍMICA LICENCIATURA, QUÍMICA INDUSTRIAL)

Em face da Missão da UFPel (PPI, UFPel), “Promover a formação integral e permanente do cidadão, construindo o conhecimento e a cultura, comprometidos com os valores da vida e com a construção e progresso da sociedade”, a formação extensionista dos seus alunos, através da inserção e participação ativa em projetos de extensão, contribui consideravelmente para a formação multidisciplinar de um profissional crítico, qualificado, consciente e cidadão, com competências e habilidades que lhes possibilite sua atuação como disseminação de conhecimento.

Com base e fazendo uso das determinações do PPI, Projetos Pedagógicos dos cursos de Química da UFPel e a Resolução de 03 de março de 2016, o “Site TRANSFERE: divulgando a Química” caracteriza-se pela associação entre extensão, ensino e pesquisa universitária e diferentes realidades humanas, através da interação direta entre universitários e comunidades, o que gerará impacto na formação técnico-científica, pessoal e social dos graduandos e pós-graduandos em química e de todos os membros das comunidades assistidas, principalmente alunos e professores do ensino médio. O público alvo direto poderá atuar como disseminador de conhecimento para o público alvo indireto, aumentando a abrangência de ação.

Metodologia

O Site TRANSFERE surgiu como uma possibilidade de compartilhamento dos resultados do Projeto TRANSFERE (código 178) nas mídias eletrônicas ou, melhor, na rede que pode ser entendia “como mais um ambiente capaz de instaurar situações dialogadas de ensino e aprendizagem” (GIORDAN; MELLO, 2000). Desde 2015, quando o Site TRANSFERE foi criado, sua manutenção e atualização vinha sendo feita pelos integrantes do Projeto TRANSFERE, ou seja, por alunos voluntários da escola, bolsistas de graduação e professores. Neste ano de 2018, busca-se a redistribuição de tarefas entre os projetos, por isso o Site TRANSFERE está sendo submetido como um projeto individual, no entanto manterá as características atuais de trabalho conjunto com o Projeto TRANSFERE e com projetos de ensino, visando a indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão
Avalia-se a divulgação de informações por meio de mídias eletrônicas como algo natural para a atualidade, assim a inserção da tecnologia no campo da educação pode promover e estimular o desenvolvimento de uma inteligência crítica, mais livre além de estimular a criatividade, como já reportado por MISKULIN (2003) independente dos diferentes níveis de saber dos indivíduos que compõem o grupo.
Desta maneira o “Site TRANSFERE: divulgando a Química” dá continuidade às suas atividades, mas desta vez de uma maneira independe ao Projeto TRANSFERE, na tentativa de dar mais agilidade à divulgação de materiais didáticos teóricos e práticos e de trabalhos com enfoque na química, além de adequar-se à atualidade na busca por informações, servindo como base de consulta para temas de Química, unindo conceitos teóricos, práticos e do cotidiano, uma vez que estudantes, professores e público alvo em geral, ao manter contato com essas ferramentas digitais recebem um incremento na relação de ensino e aprendizagem, uma vez que, segundo Cabral et al, 2008, não há mais como isolar a educação da presença da tecnologia, então será mais produtível fazer com que ambas se beneficiem uma com a outra, e que os professores saibam fazer uso da mesma de acordo com suas práticas docentes.

Referências Bibliográficas:

ALMEIDA, P. G. V. de; Química geral: práticas fundamentais;; Ed. UFV, 2001.

CABRAL, G.R; LEITE, L,S. Uso de sites educativos na prática docente. 6º ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Anais do Evento. Rio de Janeiro, 2008. Acessado em 12 de março de 2018. Disponível em: https://etic2008.files.wordpress.com/2008/11/ucpgiovanna.pdf.

FRANCISCO Jr, W. E.; FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula, Química Nova na Escola, N° 30, NOVEMBRO, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 46ª ed.; Editora Paz e Terra; Rio de Janeiro, 2013.

GIORDAN, M. e MELLO, I.C. de. Educação aberta na Web: serviços de atendimento aos estudantes. Química Nova na Escola, n. 12, p. 8-10, 2000.

GONÇALVES, F. P., MARQUES, C. A.; Contribuições pedagógicas e epistemológicas em textos de experimentação no ensino de química, Investigações em Ensino de Ciências - V11(2), pp. 219-238, 2006.

MATEUS, A. L.; Química na cabeça; Ed. UFMG, 2008.

MISKULIN; R. UNICAMP. As possibilidades didático-pedagógicas de ambientes computacionais na formação colaborativa de professores de matemáticas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação – Universidade Estadual de Campinas. Campinas: UNICAMP, 2003. Acessado em 27 set. 2017. Online. Disponível em:http://www.pucrs.br/famat/viali/tic_literatura/artigos/ava/Miskulin_Rosana.pdf

PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, (acesso em 17 de abril de 2017, http://wp.ufpel.edu.br/pdi/files/2015/08/PPI_16_09.pdf).

PROJETO PEDAGÓGICO QUÍMICA BACHARELADO, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, (acesso em 17 de abril de 2017, http://wp.ufpel.edu.br/bachareladoemquimica/files/2016/08/PPP-Bacharelado-em-Qu%C3%ADmica-vers%C3%A3o-2013.pdf).

PROJETO PEDAGÓGICO QUÍMICA LICENCIATURA, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, (acesso em 17 de abril de 2017, http://wp.ufpel.edu.br/licenciaturaquimica/files/2016/06/Projeto-curso-de-licenciatura-em-Qu%C3%ADmica-UFPel_2013.pdf).

PROJETO PEDAGÓGICO QUÍMICA INDUSTRIAL, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, (acesso em 17 de abril de 2017, http://wp.ufpel.edu.br/quimicaindustrial/files/2011/06/PROJETOPEDAGOGICO_QU%C3%8DMICA_INDUSTRIAL_2015-1.pdf).

SCHAUM, D.; Química geral; Ed. McGraw Hill, 1975.

Indicadores, Metas e Resultados

A meta do Site TRANSFERE é incentivar a qualificação dos alunos de ensino médio, de graduação e pós-graduação e comunidade em geral com vistas a uma formação diferenciada e interativa no que diz respeito ao uso de tecnologias de informação para o aprendizado em química. Ao mesmo tempo com o trabalho voluntário de alunos de diferentes níveis de formação, espera-se incentivar que estudantes do ensino médio sejam futuros graduandos em química, isto é, incentivar o estudo de cursos de química na Universidade e, ao mesmo tempo, incentivar a fixação de graduandos e pós-graduando nos cursos de Química da UFPel, evitando a evasão.

Também espera-se como resultado deste projeto a disseminação de informações a diferentes níveis de formação, num fluxo contínuo de divulgação e aprimoramento de informações teóricas e práticas envolvendo conteúdos de química a nível de ensino médio.

No ano de 2017 foi criado um QRcode para acesso rápido ao site, que por sua vez, vem sendo amplamente divulgado juntamente com o Site TRANSFERE.

Alguns temas de química já foram divulgados no site:

* Gases do cotidiano; http://docs.wixstatic.com/ugd/1c4549_9acf9fe77a5e4ed3bf0d6752ca4ba7de.pdf
* Banho de sal grosso e o estudo de soluções; http://docs.wixstatic.com/ugd/1c4549_6de8859a4a8f49c1b269ddf59b952c36.pdf
* Fogos de artifício e os elementos da Tabela Periódica; http://docs.wixstatic.com/ugd/1c4549_b2575c076a2341bab6393ff2b8bcbff5.pdf
* Elementos químicos nos medicamentos; http://docs.wixstatic.com/ugd/1c4549_fbeda3522478459ea63ce6586d4f56f5.pdf


Alguns trabalhos de química, apresentados e publicados em eventos nos anos de 2017 e 2016 foram divulgados no site, dando destaque ao primeiro trabalho descrito abaixo que foi apresentado no CEC-UFPel em 2017. Outros trabalhos apresentados entre 2015 e 2012 também constam no Site TRANSFERE.

* O Site do Projeto TRANSFERE como uma fonte acessível de informação teórica e prática sobre a química do cotidiano; http://docs.wixstatic.com/ugd/1c4549_3bce0d7932a245a68a3707957f112b5b.pdf

* Elementos da Tabela Periódica e Modelo de Bohr com base na abordagem dos Três Momentos Pedagógicos; http://docs.wixstatic.com/ugd/1c4549_3e545775d8c8424191334da645d0cb92.pdf
* Elementos Químicos nos Medicamentos – uma contribuição no processo de ensino e de aprendizagem; http://docs.wixstatic.com/ugd/1c4549_e59f1275a6794c09a5c48b777cd80f23.pdf
* Relatos e percepções sobre o processo de construção e implementação de oficinas em aulas de Química; http://docs.wixstatic.com/ugd/1c4549_8a1f6fef9fa140beb854bf208121e33d.pdf
* O Projeto TRANSFERE e o planejamento de oficinas de química para o ensino médio; http://docs.wixstatic.com/ugd/1c4549_0d7190b4bab342feb527c8c47897e81f.pdf
* O Projeto de extensão Transfere e a busca por novas práticas para serem desenvolvidas no Ensino Médio; http://docs.wixstatic.com/ugd/1c4549_85b7da23fea14ba59fc4359b96f6e9f8.pdf
* Projeto Transfere – reflexões sobre as práticas de ensino nas oficinas de Química com vistas a qualificar o ensino; http://docs.wixstatic.com/ugd/1c4549_8f683422f5fb4be4b4995e4ab7003aa2.pdf

Assim, em virtude do que já vem sendo realizado, a principal meta do presente projeto de extensão é a busca por melhorias e atualização constante do site, além da busca por recursos didáticos e tecnológicos acessíveis a vários grupos em formação que possam ser divulgados através do Site TRANSFERE, numa tentativa de constante qualificação dos grupos que trabalham no site e dos grupos que acessam o site. O uso de tecnologias de informação para o estudo de química tornam o aprendizado mais interessante, interativo e, por vezes, mais consolidado.
O Site TRANSFERE busca a disseminação de conteúdos de química produzidos através de metodologias diversificadas.
As ações do projeto serão avaliadas e auto-avaliadas constantemente por todos os membros do projeto, com o intuito de aprimoramento constante.
Não temos como determinar o número certo de pessoas que fazem uso das informações do site, no entanto nosso planejamento é fazer uma massiva campanha de divulgação do site em vários ambientes, seja por meio de folders, por meio de palestras, por meio de divulgação em escolas, entre outros e, ao mesmo tempo, fazer avaliações, por meio de questionários, para obter o feedback dos usuários do Site TRANSFERE.

Principais indicadores a serem avaliados referentes às ações de extensão deste projeto:

* Abrangência das atividades realizadas
* Interesse das comunidades pelos temas abordados
* Sistemática aplicada na emissão e divulgação das informações
* Material áudio-visual, panfletos e palestras produzidos para a divulgação do site
* Interação entre discentes de graduação, pós-graduação e outras comunidades
* Potencialidades do projeto
* Feedback dos usuários


A feedback dos usuários será obtido por meio de questionário, a exemplo das perguntas que seguem:

1) Você encontrou temas de seu interesse no site? Quais?
2) Sugira temas para serem incluídos no site.
3) Você teve dificuldades em acessar o site?
4) Como você ficou sabendo do site?
5) Quais foram os aprendizados adquiridos pelo site?
6) O que poderia ser melhorado no site?
7) Você acha que o site TRANSFERE trouxe benefícios para a realização das suas atividades? Quais?
8) Ao utilizar o site e estudar de maneira diferenciada alguns assuntos de química, você se sentiu estimulado a aperfeiçoar o estudo em química? Você estudaria química na Universidade e/ou trabalharia nesta área?
9) Você entendeu o tema estudado suficientemente para poder explica-lo a alguém, como para um amigo ou algum familiar?
10) Você divulgou o site a alguém? A quem?


As respostas obtidas ao questionário acima serão avaliadas para um aprimoramento nas ações de extensão.

Os graduandos e pós-graduandos que atuam diretamente no Site TRANSFERE, também, responderão a um questionário, a exemplo das perguntas que seguem:

1) De que maneira você atuou na divulgação do site?
2) Como foi a elaboração e concretização das tarefas de aprimoramento do site?
3) Onde você obteve informações para manter o site atualizado?
Como foi a receptividade na escola para a realização da oficina temática?
4) Quais foram os conhecimentos e habilidades adquiridos?
5) Que experiência você traz para sua vida acadêmica e profissional futura?
6) De que maneira você acha que o site contribuiu com o processo ensino e de aprendizagem dos usuários?
7) Sugira temas a serem abordados e divulgados no site.
8) Suas atividades no projeto contribuíram para o fortalecimento dos seus conhecimentos em química?

As respostas ao questionário acima, bem como algum relato da equipe do projeto ou dos usuários serão analisados e também serão divulgados em eventos científicos, caso cabível.

Ocorrerão reuniões semanais, entre os membros da equipe executora, para preparo das ações planejadas. Os alunos voluntários (graduandos, pós-graduandos e alunos de ensino médio), bem como os bolsistas, serão constantemente avaliados em relação à participação, empenho, interesse pelas atividades, sugestão de atividades e temas, e resultados obtidos nas tarefas atribuídas a eles.

Os resultados aos questionários acima serão discutidos com toda a equipe com o intuito de aprimorar o perfil extensionista de cada membro do Site TRANSFERE, para que as atividades do projeto possam ser aprimoradas.

Cada integrante do Projeto apresenta um plano de trabalho específico:

* Plano de trabalho do coordenador
* Plano de trabalho dos alunos colaboradores de graduação e pós-graduação
* Plano de trabalho dos alunos de ensino médio do Colégio
* Plano de trabalho dos bolsistas de graduação
* Plano de trabalho do professor colaborador do Colégio

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE JOANA ROLINA WOHLMUTH ALVES DOS SANTOS2
CAROLINA FOLLMER
CHARLENE BARBOSA DE PAULA
CLAUDIO MEDEIROS DO NASCIMENTO
ISADORA ATRIB GARCIA
JUAN LOPES BAARTZ
LEANDRO LAMPE
MARCELO COELHO DENIS
RODRIGO LEMOS HARTER
VITÓRIA SCHIAVON DA SILVA

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