Nome do Projeto
Congresso Acadêmico On-line de Ginecologia e Obstetrícia e o Acesso e à Educação
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
15/08/2020 - 31/01/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O trabalho versa sobre a acessibilidade de estudantes a eventos científicos como congressos acadêmicos na área da medicina, sendo os discentes foco do estudo. A educação, desde o ensino primário até o superior, é um direito garantido a toda população assegurada na Constituição Federal de 1988, entretanto sabe-se que esse acesso não é difere da teoria no Brasil, sendo um dos principais obstáculos as questões socioeconômicas como mostra o estudo NUPES em 2000. Essas barreiras persistem mesmo aos alunos de baixa renda que consegue adentrar numa Universidade, ainda que exista o Programa de Assistência Estudantil, o qual deve ser defendido nas instituições públicas, pois é um grande e necessário suporte a essa população. Hoje, o Brasil tem 355 cursos de medicina credenciados pelo Ministério da Educação, esse que é uma graduação, não somente de difícil acesso, como também do desenvolvimento do curso pelos alunos com renda familiar baixa.Nessa perspectiva, as graduações são amparadas por um Projeto Pedagógico de Curso e nele há uma parte que orienta os alunos a atividades complementares para enriquecer a formação do graduando agregando mais conhecimento, entre essas práticas está a participação em congresso, simpósios, eventos que são certificados e contará pontos em processos de seleção para residência médica, especificamente, como para pós-graduação. No entanto, pelo custeio de participar desses eventos, impossibilita muitos alunos de poderem estar presentes eventos acadêmicos. Com a mudança que o mundo sofreu desde a instalação da pandemia pelo COVID, muitos congressos passaram a ser realizado de forma on-line o que tornou o acesso mais barato, bem como ampliou as oportunidades aos alunos de estar inserido num local onde ocorre troca de conhecimento científico. O estudo será abordado de forma descritivo explorador com enfoque quantitativo, um questionário será enviado, por meio do Google Docs, aos ouvintes do I Congresso On-line de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas que ocorrerá dia 22 e 23 de Agosto, tendo como público-alvo do evento profissionais da área da saúde, acadêmicos, estudantes não-acadêmicos e o público em geral. Esses participantes responderão perguntas para avaliar o perfil epidemiológico, a acessibilidade e a produtividade do evento. Espera-se conhecer as características dos participantes do referido evento, a fim de quantificar a abrangência de um congresso de forma on-line, com o intuito de sugerir estratégias para que a nossa instituição possa ofertar meios para melhorar o acesso de discentes a maior aquisição de conhecimento acadêmico.

Objetivo Geral

Determinar se os eventos que passaram a ser on-line e, consequentemente, mais baratos, aumentaram as chances de alunos, principalmente àqueles matriculados em instituições públicas, de participar desse tipo de eventos, tendo como objetivo geral saber se a percepção dos alunos foi de maior acesso a eventos científicos on-line com o advento dessa nova realidade.

Justificativa

Muitos estudantes não têm condições econômicas de participar de um congresso nacional presencial, porque envolve gastos com ingresso, passagens, deslocamento local, hospedagem e alimentação. Somando essas despesas o custo poderia exceder em muito o valor recebido do auxílio moradia dos beneficiários ou mesmo implicar em mais custos para as famílias desses estudantes.
Portanto, o evento on-line pretende levar conhecimento para toda comunidade com custo reduzido e pretende-se avaliar se isso foi possível.

Metodologia

O estudo será descritivo explorador, com abordagem quantitativa.
Um questionário eletrônico, será enviado aos participantes logo após o término das palestras do I Congresso On-line da LAGO-UFPel.
O público-alvo serão os profissionais da área da saúde, acadêmicos e público no geral.
Será encaminhando um formulário do Google forms com questões de campo aberto, de múltipla escolha, além de respostas simples.
Os resultados encontrados serão convertidos em planilha do Excel para que as análises quantitativas sejam feitas diante da totalidade de dados referentes às variáveis abordados nesse estudo, a fim de que possamos discorres sobre elas, além de poder fazer associações e categorizá-las em tabelas presentes na parte dos resultados.

Indicadores, Metas e Resultados

Quantificar o acesso de estudantes, sobretudo os de baixa renda que frequentam o ensino superior, a eventos de caráter científico e de grande relevância à formação dos mesmos.
Espera-se conhecer algumas das caraterísticas dos participantes do evento científico, além de identificar se os eventos científicos on-line viabilizaram a participação de discentes, também quantificar a abrangência e a produtividade de um congresso que acontecerá na modalidade on-line.
Sugerir estratégias e ideias para que a nossa instituição possa oferecer possibilidades para a melhorar o acesso de discentes a eventos científicos relevantes.
Poderemos ainda relatar as modificações que foram necessárias nas formas de aprender, objetivando aumentar a acessibilidade na difusão dos conhecimentos

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE MESSIAS MENDES FILHO
BIANCA BRASIL ALMEIDA FERNANDES
CELENE MARIA LONGO DA SILVA5
ELLEN CRISTINA DUPSK
FELIPE MENDES DELPINO
SABRINA OLIVEIRA DA COSTA2
THALES MOURA DE ASSIS

Página gerada em 20/04/2024 09:09:43 (consulta levou 0.169398s)