Nome do Projeto
Desenvolvimento de inovações tecnológicas e cultivares das plantas cultivadas com potencial de produção de sementes de alto vigor
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
17/08/2020 - 31/07/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A busca por inovações tecnologias e cultivares que visam melhorias no rendimento, superação de estresses ambientais e com elevado valor nutricional vem crescendo nos últimos anos. Aliado, a busca por sementes de elevada qualidade fisiológica, é fundamental para o aumento da produção agrícola. O presente projeto tem o objetivo de desenvolver cultivares de espécies de plantas cultivadas com elevado potencial fisiológico. O projeto será executado em colaboração entre a Universidade Federal de Pelotas e Facultad De Ingeniería Agronómica De La Universidad Nacional Del Este. Serão avaliados buscas de novas tecnologias, a obtenção de genótipos melhorados, o posicionamento estratégico destas cultivares em distintas regiões e sob técnicas de manejo para altos rendimentos, inferindo sobre causas e as melhores práticas agronômicas que refletem na qualidade das sementes de elevado vigor. Conjuntamente, será efetuada a avaliação da qualidade fisiológica e a composição bioquímica de sementes e seus reflexos no crescimento das plantas, na morfologia, fenologia e potencial de produção de sementes de alta performance, visando à identificação de genótipos promissores para utilização em cada ambiente de cultivo.
Objetivo Geral
Estudar novas tecnologias e desenvolver cultivares das plantas cultivadas em diferentes microambientes e seus manejos fitotécnicos, agregando informações referentes ao posicionamento de cultivares, ao desenvolvimento de cultivares, ao crescimento e rendimento de sementes de alta qualidade, com vista na obtenção e indicação dos melhores genótipos para cada ambiente de cultivo, visando à diversificação dos sistemas de produção.