Nome do Projeto
Avaliação do conhecimento sobre Eletrocardiograma entre alunos do curso de Medicina da UFPEL
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/10/2020 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O estudo visa coletar informações sobre o conhecimento dos alunos do 6º semestre de medicina sobre um dos principais exames médicos: o Eletrocardiograma. O conhecimento sobre eletrocardiograma é de suma importância na formação acadêmica de um médico pois ele fornece informações precisas sobre o funcionamento do coração, além de possibilitar diagnósticos de doenças e situações graves, como o infarto. A coleta dos dados se dará com a utilização de formulário eletrônico. Serão analisadas as respostas em dois momentos, pré e pós oferta da disciplina de Clínica Médica 1. Os conteúdos abordados terão todos os níveis de dificuldade. Com esse modo de coleta de dados, respeitamos o período atual e evitamos contato físico entre as pessoas.

Objetivo Geral

Avaliar o conhecimento dos alunos do 6º semestre do curso de medicina sobre fundamentos, análise e leitura do Eletrocardiograma.

Avaliar a qualidade do ensino no formato de ensino a distância na disciplina de Clínica Médica 1

Justificativa

A proposta desta pesquisa é manter os alunos ligados ao desenvolvimento de pesquisas científicas no meio acadêmico durante o momento em que vivemos, além de avaliar os conhecimentos dos mesmos em um dos exames mais solicitados dentre o meio médico, o Eletrocardiograma (ECG). Todo Médico deve ter o conhecimento sobre fundamentos, análise e leitura do ECG pois esse é de suma importância no dia-a-dia médico, visto que ele permite o diagnóstico de diversas patologias graves. Portanto, por meio desta pesquisa, será possível avaliar o aprendizado e o conhecimento adquirido na disciplina, além de mostrar ao aluno caso seja necessário implementar o estudo com novas formas de aprender, caso seu desempenho seja abaixo do esperado.

Metodologia

Será disponibilizado um link com um questionário com diversas perguntas e exemplos de exames de Eletrocardiograma (ECG), utilizando uma ferramenta de questionário Online, sem a necessidade de existir contato pessoal. As perguntas serão de diferentes áreas do conhecimento, com anatomia, fisiologia e patologia cardíaca, conhecimentos necessários para uma boa interpretação do ECG. Além delas, serão disponibilizados alguns exemplos de exames de pacientes reais, porém sem identificação.

Todos os alunos matriculados na disciplina serão convidados a participar, com a possibilidade de recusa.

Será disponibilizado o mesmo questionário no início e no fim da disciplina, com o intuito de comparar o conhecimento adquirido durante o exercício da disciplina.

As informações de ambos questionários serão tabuladas em Excel e comparadas para desenvolvimento de artigo científico.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores serão a quantidade de respostas corretas pré e pós realização da disciplina, isso mostrará a qualidade do ensino disponibilizado.

A meta desse estudo é obter informações que auxiliem na melhor formação médica dos alunos da UFPel, além de mostrar possíveis falhas no andamento dela.

É esperado que todos os alunos da discipline ampliem o conhecimento sobre Eletrocardiograma durante a disciplina, e também atinjam desempenho satisfatório para o andamento da formação médica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRÉ CONCEIÇÃO MENEGOTTO
CAROLINA AVILA VIANNA5
CAROLINA AVILA VIANNA2
FABIO DINIZ FIDELIS MOREIRA
LUAN LUCAS VALINS DA SILVEIRA
SABRINA OLIVEIRA DA COSTA1

Página gerada em 23/04/2024 21:31:31 (consulta levou 0.151160s)